[News]Feira das Yabás no CCBB - Reconstruindo territórios e pertencimentos

 Feira das Yabás no CCBB - Reconstruindo territórios e pertencimentos 


 

 

Após o sucesso da sua estreia no Centro do Rio em 2023, a ‘’Feira das Yabás no CCBB’’ retorna à Praça da Pira para mais um dia de samba e gastronomia afrocarioca.  

 

A Feira das Yabás no CCBB será marcada pela tradicional roda de samba do seu criador, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e as comidas das tias representando a gastronomia dos quintais suburbanos. Pratos como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira, macarrão com carne assada costumam fazer parte do menu disponível.  

 

A Feira levará suas tradições e costumes ao território do Centro do Rio, tão representativo da cultura negra no Rio de Janeiro. O intuito é mostrar um outro lado da cultura diaspórica brasileira, celebrando a riqueza ancestral. 

 

Dessa forma, a Feira das Yabás saúda a exposição “Hiromi Nagakura até à Amazônia com Ailton Krenak".  Nos cultos afrodescendentes, o caboclo é saudado como o dono da terra e pode estar associado à figura do indígena. Então é hora de celebrar! Música, bate-papo, gente boa e alegria darão o tom da festa!  

 

A animação começa com O DJ Café. Após a a apresentação dele, haverá roda de conversa com a presença da atriz Isabel Fillardis e da jornalista Bia Aparecida que abordarão o tema ‘’Meio Ambiente e Reciclagem Urbana’’. A temática também faz referência à exposição de Nagakura ao refletir sobre como nos relacionamos com o território, mas, dessa vez, dentro do perímetro urbano da cidade.  

 

As atrações musicais são puxadas pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda. A sequência de apresentações conta com o grupo de samba Galocantô e os músicos Pedro Miranda e Kiko Horta. 

 

E ainda tem mais! Cliente Banco do Brasil tem 10% de desconto nas barracas do evento se usar o cartão Ourocard. 

 

O evento é gratuito e sem necessidade de ingressos. Para saber mais, consulte o site bb.com.br/cultura 

 

 

SERVIÇO  

 

FEIRA DAS YABÁS NO CCBB – RECONSTRUINDO TERRITÓRIOS E PERTENCIMENTO  

Entrada gratuita, não necessita de ingresso.  

Praça da Pira - 16 de março - 12h  

 

12h, DJ Café 

13h, Roda de Conversa com a atriz Isabel Filardis e a jornalista Bia Aparecida 

14h, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Banda no começo, intervalos e encerramento das atrações convidadas 

15h, Galocantô  

16h, Pedro Miranda  

17h, Kiko Horta  

18h30, Encerramento. 

 

EXPOSIÇÃO  

Entrada gratuita. 

HIROMI NAGAKURA ATÉ A AMAZÔNIA COM AILTON KRENAK  

Até 27 de maio   

  

Produzida pelo Instituto Tomie Ohtake (SP), a exposição oferece ao público um recorte de culturas indígenas amazônicas, com imagens produzidas pelo premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. O material foi registrado na década de 1990 em cinco viagens feitas à Amazônia, durante visitas a áreas Yanomami, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e Ashaninka, sempre guiado pelo líder Ailton Krenak, curador da exposição. Os dois primeiros dias de exposição contarão com rodas de conversa que terão a presença de Krenak, Nagakura e de lideranças indígenas.   

  

Curadoria: Ailton Krenak   

Classificação indicativa: livre 

 

 

Sobre o CCBB RJ   

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.  

  

  

Centro Cultural Banco do Brasil     

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)    

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br     

Ingressos:    

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.     

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .    

Funcionamento:     

De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças). 

Nenhum comentário