[News]Doença virou piada? Rede de fast-food lançou campanha polêmica que dividiu a opinião dos internautas

 Doença virou piada? Rede de fast-food lançou campanha polêmica que dividiu a opinião dos internautas


Confira o que rolou durante e pós-ação de marketing do Burger King e saiba tudo sobre a condição capilar que afeta 80% dos homens e 50% das mulheres.


Foto: Reprodução/Instagram

Com mais uma nova campanha de marketing inusitada, a rede de fast food Burger King, lançou no final do mês de março uma ação específica a um grupo de pessoas: O calvo!

A divulgação foi anunciada no dia 25, tendo seu início dois dias depois e encerrado no dia 31 de março. A lanchonete distribuiu de forma gratuita os sanduíches “Whopper” em seus estabelecimentos por todo o Brasil. O cliente de calvície nível III, ou o “Calvo Drive-Thru”, deveria passar obrigatoriamente pelo drive-thru dos restaurantes participantes e provar ao atendente a sua calvície para resgatar o sanduíche gratuitamente, que era limitado a uma unidade por CPF.

O comercial fez lotar carros nos estabelecimentos da rede por todo Brasil, além de fazer as redes sociais serem tomadas por comentários e vídeos de diversos tipos de influenciadores, famosos, políticos e internautas. “Uma surpresa positiva e um impacto maior do que esperávamos”, disse a diretora de comunicação do Burger King, Mayra Dietzold em entrevista exclusiva à Istoé Dinheiro. A rede somou, no total, cerca de 22 mil menções em relação à campanha durante os quatro dias de ativação, segundo a revista.

As clínicas de transplante capilar, por exemplo, aproveitaram a oportunidade e lançaram comentários divertidos na publicação do anúncio do fast-food, com o intuito de “fisgar” os calvos: “Nossos pacientes não vão poder participar”, comentou uma das clínicas, de forma irônica. “Nós também amamos os calvos”, declara outra clínica, em tom de humor.

Também não faltou criatividade às pessoas nos comentários, um dos internautas disse: “Diga NÃO à calvofobia. Até quando Brasil?”. Outra pessoa expressou: “Infelizmente só tenho calvície aeroporto de mosquito, heliporto não tenho”. Além da repercussão do assunto, foram feitos também, vários vídeos divertidos na internet: pais usaram seus próprios “bebês calvos” para resgatar o sanduíche, cabelos foram raspados ao meio para quem não era calvo, e até as mulheres calvas resolveram entrar na brincadeira para ganhar seu Whopper, mesmo a propaganda apresentando somente homens. 

Confira o vídeo da campanha do Burger King:


https://www.instagram.com/p/C48kvReukyh/ 

Muitos calvos levaram na “esportiva” e foram resgatar seus lanches, fazendo vídeos com a família e amigos, porém, outros não acharam legal o anúncio e se manifestaram nas redes sociais na própria publicação do Burger King: “Que propaganda ridícula!”, comentou um internauta. “Não basta ser careca, tem que ser humilhado”, desabafou outro indivíduo.

Não houveram somente elogios e críticas à divulgação por parte dos internautas, mas também petições à equipe de marketing da rede, segundo a condição da própria pessoa. “Quando vai ter um desses para as mulheres?”, perguntou alguém. “Faz isso para quem é baixinho”, pediu outro usuário da internet. 

O fato é, que essa campanha dos calvos, no final das contas, dividiu totalmente a internet e rendeu muito ao Burger King pela repercussão! Além de trazer engajamento e mais visibilidade à rede de fast-food através da ação de marketing, o restaurante possivelmente ganhou novos clientes pela criatividade e pela qualidade de seus produtos que foi ao paladar gratuitamente das pessoas.  

Em média, segundo a rede, foram oferecidos cerca de 625 lanches gratuitos por dia em cada uma das lojas participantes, resultando na distribuição de mais de 500 mil sanduíches grátis em 220 lojas do Burger King durante os dias da ação. “A campanha rendeu um aumento de 7% nas vendas totais das lojas participantes na última semana de março, em comparação com a semana anterior”, afirmou Dietzold à Istoé Dinheiro.

Mas, não podemos esquecer que a alopecia (calvície) realmente é uma condição capilar séria que, se não tratada desde a fase inicial, pode se agravar para um quadro mais severo. 

“A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, é uma condição que leva à perda gradual e progressiva dos cabelos,  afinamento dos fios, rarefação capilar em áreas específicas, principalmente nas têmporas, coroa e topo da cabeça. Se não tratada, a calvície pode chegar ao seu último grau na escala de Norwood-Hamilton (métrica que utilizamos para entender a condição por “estadiamentos”). Nesse estágio, há perda completa dos cabelos. Na ausência de tratamento para a condição, pode haver um impacto maior também, na perda de proteção do couro cabeludo - que é uma extensão da nossa pele. Os raios UV, quando em contato direto, podem causar queimaduras, envelhecimento precoce e, em alguns casos, câncer de pele. ”, detalha o doutor José Carlos Maruoka, especialista capilar, tricologista e médico cirurgião da Pineapple Hair Brasil. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença atinge pessoas de ambos os sexos, afetando 80% dos homens e 50% das mulheres. “A calvície pode afetar a todos, tanto por questões genéticas quanto por estilo de vida. Isso ocorre, como em qualquer condição, pela relação entre o organismo e o meio que ela está, por onde ela tem acesso, como, e o que consome.”, comenta o profissional.

De acordo com a especialista capilar, nutricionista e sócia da Pineapple Hair Brasil, Regina Carralero, não existe uma “cura” para a alopecia, como muitos dizem e “vendem” isso, que são os tratamentos para a calvície. Na verdade, existem diversas opções de cuidados para retardar a progressão da queda de cabelo, estimular o crescimento dos fios e melhorar a qualidade dos cabelos existentes:

- Dieta: Uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas é essencial para a saúde geral, sendo base também para cuidados com o cabelo. Certifique-se de consumir alimentos ricos em ferro, vitamina D, vitamina B12, biotina e zinco.

- Controle do estresse: Pratique atividades relaxantes a fim de reduzir o estresse. Como sabemos, nem sempre é possível mudar a rotina, mas, precisamos nos atentar aos sinais que nosso corpo dá e buscar caminhos para equilibrar trabalho, vida pessoal e afins.

- Cuidados com o couro cabeludo: tenha mais atenção aos produtos utilizados nos cabelos, excesso de química e também de fontes de calor.

- ⁠Medicações: Alguns suplementos podem ajudar a retardar a progressão da calvície e estimular o crescimento dos fios. Consulte sempre um médico antes de qualquer decisão de utilização medicamentosa.

- Transplante Capilar: o transplante capilar é uma opção de tratamento para casos mais severos de calvície. O procedimento consiste na remoção de folículos pilosos de áreas densas do couro cabeludo e implantação nas áreas calvas.

O doutor e sua equipe médica da clínica, finaliza ao deixar a sua opinião sobre a campanha do Burger King: “Não julgamos ser uma propaganda ofensiva ou mal intencionada, achamos ter sido uma estratégia de marketing inteligente, uma vez que isso acomete boa parte dos homens. Já na visão médica, foi um avanço para o público masculino abordar sobre a alopecia que os acometeu abertamente e ter sido impulsionados e encorajados a buscar uma solução ou ajuda. Porque, atualmente, só fica calvo quem quer! Pois, existem hoje muitas opções de tratamentos.”

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