[News] Curta brasileiro "AMARELA" concorre à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes

 

Crédito: Divulgação


Abril de 2024 -- O curta-metragem “Amarela”, escrito e dirigido pelo nipo-brasileiro André Hayato Saito, produzido por Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad // MyMama Entertainment, está concorrendo à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes. O filme foi selecionado entre mais de 4420 obras inscritas e disputa o prêmio máximo do festival com outras dez produções.


"Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês. A busca por uma identidade que habita o entrelugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou. "AMARELA" é uma ferida aberta não só do povo Nipo-Brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo", comenta Saito. Outro fato celebrado pelo autor é o de ter composto uma equipe e elenco majoritariamente amarelos, acontecimento raro no audiovisual brasileiro.

 


Sinopse:

São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, Erika Oguihara (Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.

 


"Me lembro quando Saito chegou para mim em 2019 com um material que rodou todo no Japão com sua família e me disse, quero fazer algo com isso, cinema, mas apesar das inúmeras falas e trocas com eles não falo japonês e não tenho ideia do que está ali. Ali naquele momento, nos unimos nas linhas invisíveis de sua criação autoral e descobrimos juntos uma voz linda, sensível, potente e muito necessária. Tem uma frase do Ailton Krenak que reforça para mim a importância da voz do Saito: 'Por isso que os nossos velhos dizem: Você não pode se esquecer de onde você é e nem de onde você veio. Isso não é importante só para o indivíduo, é importante para o coletivo, para uma comunidade humana saber quem ela é, saber para onde ela está indo" - Mayra Faour Auad, Produtora e Fundadora MyMama Entertainment.



“Amarela” é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama com o Saito que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. Tal busca identitária teve início com o curta-metragem “Kokoro to Kokoro”, que abordou os laços de amizade entre sua avó paterna e sua melhor amiga japonesa.

 


O filme foi eleito melhor documentário de curta-metragem no Roma Short Film Festival, sendo exibido também em importantes festivais como o 40º Festival Internacional do Uruguay, o 24º Festival Internacional do Rio de Janeiro, o Tokyo International Film Festival (onde ganhou Menção Honrosa), o Hollywood Brazilian Film Festival e a Mostra Internacional de Cinema Atlântico.

 


A trilogia seguiu com “Vento Dourado”, obra que tem como personagem principal sua avó materna, Haruko Hirata, que aos 94 anos se encontra no limiar do existir. O cineasta explora a relação entre as gerações em um ensaio sobre a morte e a convivência íntima da matriarca com sua filha Sumiko, sua cuidadora por 18 anos. O curta fez sua estreia em abril deste ano no histórico 46º Festival Internacional de Cinema de Moscou e terá sua estréia européia no 31º Sheffield DocFest, que acontece em junho de 2024.

 


“Amarela”, produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, projeto que sintetiza a trilogia e está em processo de captação. Todos os filmes são produzidos pela MyMama Entertainment.

 


As outras obras que disputam o prêmio são: “Volcelest” (França), de Éric Briche; “Ootide” (Lituânia), de Razumaitė Eglė; “Sanki Yoxsan” (Azerbaijão), de Azer Guliev; “Les Belles Cicatrices” (França), de Raphaël Jouzeau; “Rrugës” (Kosovo), de Samir Karahoda; “Across the Waters” (China), de Viv Li; “Perfectly a Strangeness” (Canadá), de Alison McAlpine; “Tea” (EUA), de Blake Rice”; “The Man Who Could Not Remain Silent” (Croacia), de Nebojša Slijepčević e “Mau Por Um Momento” (Portugal), de Daniel Soares.

 


A Palma de Ouro de Curta-Metragem será entregue pelo Júri presidido pela atriz belga Lubna Azabal, no sábado, 25 de maio, durante a cerimônia de encerramento do 77º Festival de Cannes.


 


Ficha Técnica:


Uma Produção: MyMama Entertainment


Dirigido por: André Hayato Saito


Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan


Construção de Personagens: Éri Sarmet


Produzido por: Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad


Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan


Produção Executiva: João da Terra


Produção Associada: Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago


 


Direção de Arte: Luana Kawamura Demange


Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine


Montagem: Caroline Leone


Produção de Elenco: Gy Ogata


Figurino: Yuri Kobayashi


Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo


 


Direção de Produção: Toti Higashi


Coordenação Executiva: Luísa Durães


Preparação de Elenco: Marina Medeiros


Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Takao Yabu.


 


Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo


Caracterização: Mima Mizukami


Produtora de Objetos: Vanessa Utimura


1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas


Desenho de Som: Guile Martins


Cor: Clandestino


Pós Produção: Junior Spinella


 


Produção Associada: Fernando Camargo


Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone


Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai


 


Som Direto: Samuka Braga


Chefe de Elétrica: Russo Arildo


Chefe de Maquinária: Ademir Silva


Produtora de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira


Produtora de Arte: Renata Thina


Ass de Produção: Lira Kim


2º Ass de Direção: Subúrbia


Produtor de Figuração: Nalin Junior


Coreógrafo de Luta: Dani Hu


Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya


 


1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi


2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano


Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira


Foto Still: Alex Takaki


Ass de Figurino: Giovanna Naomi


Ass de Objetos: Akemi Shimada


Cabeleireiro: Victor Marques


Ass de Arte: Isabella Nakano


Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi


Platô: Vitinho


Contra Regra: Marcelo Miranda


1º Ass de Elétrica: Zequinha


2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau


1º Ass de Maquinária: Alan Alberto

2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante


Video Assist: Iasha Salerno


Logger: Daniel Pereira


Camareira: Karina Santos


Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary


Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru


Catering: Casa Catering Jeff


Seguranças: Santana e Fulvio


Porteiro: Sandro

Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes

Doblo de Figurino: James e Tony


Pick Up de Produção: Denis Diniz


Motorista de Produção: Beto Fernandes


Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza


Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro

Estrutura de Produção: Casa do Produtor


Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35

Equipamentos de Luz: Locall

Trilhos: Dlight

Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box

Apoio: Viação Grajaú (ônibus)


 


 


MyMama Entertainment


Produção Executiva: Andrea Lanzoni


Coordenação Executiva: Eduarda Galvão


Assistente de coordenação executiva: Vicky Mazzia


Direção de Produção: Latino Melo


Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri


Finalização: Raphael Tarso


Assistente de Finalização: Vitor Torres


CFO: Clayton Ricardo


Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta


Assistente de Financeiro: Rose Cardoso


Assistente Administrativa: Edilania Leite


Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno


Assessoria Contábil: FPJ


Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite


 


 


Clandestino


Colorista: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo


Coordenação de Pós Produção: Gabriel Alvim


Conform: Lira Kim


Quality Control: Bruno Trindade


Edição Online: Luiza Freire


Atendimento: Elciane Magda


Financeiro: Silvia Dotta


Adminstrativo: Gabrielle Dotta


Mídias Sociais: Carla Ribeiro


Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro


 


Apoio:


Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm


 


Agradecimentos:


ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Cesar Nery, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.


 


 


 


Sobre a MyMama Entertainment


Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com "HACK THE CITY" e "NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO", a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora audiovisual que mantém o seu foco em filmes e séries de alta qualidade autoral e amplo interesse do público. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.


 


Entre suas últimas produções estão os longas-metragens "MEDUSA", dirigido por Anita Rocha da Silveira, SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES - CANNES 2021; "FOGARÉU", dirigido por Flávia Neves, em co-produção com a produtora francesa Nathalie Mesuret - Blue Monday, e a produtora brasileira Vânia Catani - Bananeira, PREMIADO na BERLINALE 2022 - PANORAMA - Prêmio do Público; "LOS DE ABAJO", uma coprodução Bolívia/Brasil/Argentina/Colombia, dirigida por Alejandro Quiroga, que estreou no MAR DEL PLATA 2022 e teve sua PREMIÈRE LATINA no Festival INTERNACIONAL DO RIO, e "ODILON, RÉU DE SI MESMO", uma produção original da HBO MAX. Produziu também a série "The Beat Diaspora", para o YOUTUBE ORIGINALS, em coprodução com KONDZILLA.


 


O próximo filme a ser lançado em 2024, "Vitória", é do renomado diretor Andrucha Waddington em co-produção com a produtora Conspiração e Globoplay, estrelado pela nomeada ao Oscar Fernanda Montenegro ("Central do Brasil" de Walter Salles e "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão" de Karim Ainouz) e o filme "Amarela", do diretor André Hayato Saito, com estreia na mostra COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM DO 77º FESTIVAL DE CANNES.


 


Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema,


como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, entre outros.





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