[News] Perda de gordura e cabelo: Saiba como tratar ou evitar queda pós-bariátrica que atingiu Jojo Todynho
Perda de gordura e cabelo: Saiba como tratar ou evitar queda pós-bariátrica que atingiu Jojo Todynho
A queda pós-bariátrica chama-se eflúgio telógeno agudo e tem diversas causas, afetando 30% a 50% dos pacientes.
Jojo Todynho antes e depois da cirurgia bariátrica - Foto: Reprodução/Instagram
No dia 26 deste mês, Jojo Todynho surpreendeu a todos postando as atualizações de seu corpo nos stories do seu instagram, ao perder mais de 40 quilos, exibindo seu mais novo shape após rotinas de treino intensivas e dietas regradas, desde sua cirurgia bariátrica realizada em agosto de 2023.
A dona do hit “Que Tiro Foi Esse” pesava 140 quilos antes da cirurgia, antes de passar pela operação, Jojo precisou perder cerca de 20 quilos através de muitos exercícios físicos e com reeducação alimentar, seguindo exigências médicas. Jojo decidiu fazer o procedimento pelo desejo de ser mãe e após participar da “Dança dos Famosos”.
Em janeiro deste ano, empolgada com seu novo peso - tendo perdido mais de 40 quilos - a campeã da “A Fazenda 12” não se arrepende de ter feito a cirurgia, mesmo apesar de críticas, e esbanja sua beleza e seu novo estilo de vida nas redes sociais, sempre atualizando seus fãs em cada processo desde a operação até o emagrecimento, onde precisou conquistá-lo com muita disciplina, esforço e suor.
"Olha, hoje eu completo cinco meses de bariátrica, acabei de fazer minha pesagem, 100 [kg] tá, bebê? Esqueça tudo, daqui a pouco a mamãe está nos dois dígitos.” comemora a empresária em seus stories do Instagram. "Estou ótima, coração só batendo de amor. Gracyanne, vou chegar no seu patamar. Que felicidade", manda recado à modelo e celebra conquista.
Foto: Reprodução/Instagram
Toda essa felicidade e novo visual da apresentadora fez nascer uma nova Jojo Todynho, mais deslumbrante e realizada. Porém, não foi assim constantemente no processo da cirurgia bariátrica. A cantora passou por diversas dificuldades, sacrifícios e desafios.
Dentre os malefícios que a mais incomodou, foi a perda de cabelo. Ela relata que seu cabelo quebrou e caiu depois da cirurgia. “Para você que já fez a bariátrica ou vai fazer a bariátrica, é muito importante tomar os ferros e fazer a reposição das vitaminas porque o cabelo realmente cai e quebra”, alertou a cantora.
Foto: Reprodução/Instagram.
Mas por que isso acontece?
“A queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é comum, afetando 30% a 50% dos pacientes.”, comenta Regina Carralero, especialista capilar e sócia da Pineapple Hair Brasil.
Segundo a profissional, essa queda, chamada de eflúvio telógeno agudo, é multicausal, podendo ter como causas:
- Cirurgia: o estresse da cirurgia pode influenciar o ciclo capilar;
- Dieta restritiva: a ingestão reduzida de calorias e nutrientes pode levar à deficiência de vitaminas e minerais importantes para a saúde dos fios;
- Perda rápida de peso: a perda abrupta de peso pode levar ao desequilíbrio hormonal e afetar o ciclo capilar;
- Outras causas: deficiências nutricionais preexistentes, alterações hormonais, uso de medicamentos, estresse e doenças pré-existentes.
Até quando o cabelo irá cair?
De acordo com a médica, essa queda é caracterizada pelo aumento da quantidade de fios que caem diariamente, geralmente começando entre 3 e 6 meses após a cirurgia e podendo durar até 12 meses.
Segundo ela, o momento do início da queda de cabelo pode indicar diferentes causas:
- Queda entre 3 e 6 meses: geralmente relacionada à restrição calórica e perda rápida de peso.
- Queda após 6 meses: pode indicar deficiência de nutrientes, como ferro, zinco ou vitaminas.
“Em ambos os casos, é importante consultar um médico ou nutricionista para identificar a causa e buscar tratamento adequado.”, recomenda a nutricionista.
O cabelo voltará a crescer normalmente depois deste período?
“Na maioria dos casos, o cabelo volta a crescer normalmente após a resolução da causa da queda. No entanto, em alguns casos, como o de Jojo Todynho, por exemplo, o cabelo pode crescer com danos, como fios mais finos, quebradiços ou com menos volume.”, diz Regina Carralero.
Jojo Todynho está fazendo um tratamento para queda de cabelo com Minoxidil. Qual o tratamento mais adequado para este tipo de queda capilar pós-bariátrica?
Segundo a especialista, o minoxidil é um medicamento eficaz no tratamento da queda de cabelo, mas não é a única opção. “O tratamento mais adequado depende da causa da queda e das características individuais do paciente.”, complementa a médica capilar.
“O que recomendamos sempre é uma consulta médica para identificar a causa da queda e individualizar o tratamento. Alguns cuidados podemos ressaltar, como a suplementação, por exemplo, ela pode ser indicada para corrigir deficiências nutricionais. O cuidado com os cabelos é primordial também, sempre evitando produtos mais agressivos, penteando com cuidado os cabelos e evitando o uso excessivo de ferramentas de calor. Já o minoxidil pode ser eficaz em alguns casos, mas deve ser usado com acompanhamento médico.”, explica a especialista.
Como prevenir a queda de cabelo antes da realização da cirurgia bariátrica?
Para prevenir a queda, segundo a médica, deve-se:
- Manter uma alimentação saudável e balanceada;
- Corrigir deficiências nutricionais;
- Controlar o estresse;
- Utilizar produtos capilares adequados de acordo com o médico ou tricologista.
Nenhum comentário