[News]#TRENDS E NOVIDADES - UNIVERSAL MUSIC BRASIL - 19 ABRIL 2024

 #TRENDS E NOVIDADES

UNIVERSAL MUSIC BRASIL





19 ABRIL 2024


Final do BBB 24, demonstração de carinho à família, reconhecimento da tristeza e compartilhamento de sentimentos nostálgicos. São diversas as inspirações para as trends que estão em alta atualmente nas redes sociais. Para dar vida a esses movimentos na web, aparecem músicas de gêneros também distintos, com cada faixa se encaixando perfeitamente à proposta do conteúdo publicado. Do sertanejo ao rock, das canções mais recentes às mais antigas, tem sucessos musicais para todos os gostos! Confira abaixo quais são os títulos:




●     Pássaro de Fogo” — Paula Fernandes



A edição deste ano do Big Brother Brasil, transmitido pela TV Globo, foi um fenômeno, com direito a shows de Duda Beat e Leo Santana para agitar a casa, empolgando também os telespectadores. Enquanto isso, as cenas dos participantes exibidas com trilha sonora acompanharam esse sucesso musical, despertando o interesse do público para determinadas faixas, como foi o caso de “Pássaro de Fogo”, da cantora Paula Fernandes. A canção, que integra o álbum homônimo da artista, lançado em 2009, marcou o romance de Matteus e Isabelle, que ficaram no reality em segundo e em terceiro lugares, respectivamente. Com isso, postagens referentes aos beijos do casal inundaram a web e as redes sociais, levando a um crescimento de 42% no consumo digital da faixa no Spotify neste mês. Confira a repercussão: https://twitter.com/tvglobo/status/1780654977733493192 / https://www.instagram.com/reel/C5pNIRdMK1-/?igsh=MXBxaXV4Z3Fmb2lxbw== / https://www.instagram.com/reel/C5jBkPog9L6/?igsh=MTNncjF4MTVhc2Q4MA== .


Ouça “Pássaro de Fogo”, de Paula Fernandes, na playlist Só As Trends Brasil, do UMusicPlayhttps://umusicplay.lnk.to/soastrendsbr .




●     “Poema” — Ney Matogrosso



A faixa “Poema”, um clássico da MPB interpretado por Ney Matogrosso, é um hino atemporal de demonstração de afeto que atravessa gerações. No Spotify, esta é a música gravada pelo artista com maior quantidade de reproduções. Até o momento, foram contabilizados 46 milhões de plays na plataforma.


Neste mês, a média de postagens diárias no Instagram atingiu um pico de 1.9 mil criações. Enquanto isso, no Spotify, foram registradas 49.8 mil reproduções diárias, o que representou um crescimento de 46% desde que a trend começou a repercutir.


Fui visitar a casa da minha avó, tudo estava igual, só que ela não estava lá” — é com esta vibe nostálgica que os usuários das redes sociais destacam, ao som de “Poema”, o típico e familiar aconchego da casa dos avós, que tem tudo a ver com a história por trás de sua composição. Confira alguns exemplos de postagens: https://www.instagram.com/reel/C5i6lbjLiOC/?igsh=MXAzbWw3cHU5d21yaw== / https://www.instagram.com/reel/C5eTxuqPXUK/?igsh=MWp0bHRoNnh3Z2xxZw== .


Escrita por Cazuza na década de 1970, quando o cantor tinha apenas 17 anos, “Poema” nasceu, literalmente, como seu nome diz: uma declaração de amor poética que o jovem músico fez para a sua avó, Maria José, que viveu por mais de 100 anos. Diante de sua decisão de manter o querido presente guardado a sete chaves, os cativantes versos de Cazuza apenas foram descobertos depois que ela faleceu, em 1997. À época, o artista, que se tornou um ícone do rock e da MPB, também já havia morrido. O texto, encontrado numa pequena caixa pela mãe dele, Lucinha Araújo, emocionou os membros da família e amigos. Ficou, então, firmado que Frejat seria o responsável por compor a melodia para aquelas belas palavras e, assim, surgiu a canção “Poema”. Para interpretá-la, foi escolhida a marcante voz de Ney Matogrosso que, em 1999, a incluiu em seu álbum “Olhos de Farol”. 


Ouça “Poema”, de Ney Matogrosso, na playlist Clássicos da MPB, do UMusicPlayhttps://umusicplay.lnk.to/classicosdampb .




●     “Quase um Segundo” — Os Paralamas do Sucesso



O hit “Quase Um Segundo”, da icônica banda Os Paralamas do Sucesso, explodiu em número de reproduções no Spotify nos últimos dias. Foi registrado na plataforma um impressionante crescimento de 534% em seu consumo digital! É possível que os fãs tenham se empolgado com a realização de um show em São Paulo, no último fim de semana, para a gravação de um DVD repleto de clássicos. A faixa, lançada em 1988 no álbum “Bora-Bora”, inspira também diversas postagens nas redes sociais. Confira alguns exemplos: https://www.instagram.com/reel/C4p77srAvcg/?igsh=MWtldjhvOTBrY3o5eA== / https://www.instagram.com/reel/C5FVNicNI5M/?igsh=a2RibDBwYTIxcXd2 . 


Ouça “Quase Um Segundo”, de Os Paralamas do Sucesso, na playlist Rock BR É Universal, do UMusicPlayhttps://umusicplay.lnk.to/rockbr .




●     “i love you” — Billie Eilish



A música tem a capacidade de aflorar os bons sentimentos nas melhores fases da vida, mas também consegue despertar e oferecer conforto quando momentos difíceis exigem um alívio. É nesta vibe que surgem postagens sonorizadas com o hit “i love you”, que faz parte do álbum “WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?”, da cantora Billie Eilish. No Instagram, houve um pico de quase 3 mil criações diárias neste mês, enquanto a taxa de crescimento no consumo digital no Spotify alcançou 19% no mesmo período. Com base na canção, surgiu a trend que destaca a frase: “Todo mundo tem seu fabricante de lágrimas”, em que os internautas compartilham suas decepções e preocupações. Veja:  https://www.instagram.com/reel/C5jz0XHN1fV/?igsh=czBxOGh2d205OGQ5 / https://www.instagram.com/reel/C5kN30et24V/?igsh=MW5pcmZtbTV4NWJwaQ== .


Outra expressão bastante usada nas publicações diz: “Eu sou cheio de espinhos, eu não tenho medo de me machucar”. Assista: https://www.instagram.com/reel/C5mHBsdPeKK/?igsh=MXAwdmNzb2RjOGtrZw== / https://www.instagram.com/reel/C5mdiLctaii/?igsh=MWQwcjh6bm5rZTNhZA== .


Ouça “i love you”, de Billie Eilish, na playlist Músicas Tristes Para Chorar Até Desidratar, do UMusicPlayhttps://umusicplay.lnk.to/musicastristes .




●     “Don’t Dream It’s Over” — Crowded House



A nostalgia bateu forte nos internautas que admiram as músicas do final do século passado. Com um aumento de 24% no consumo digital registrado no Spotify, ganhou destaque em abril a faixa “Don’t Dream It’s Over”, de Crowded House. A canção integra o álbum homônimo à banda neozelandesa, que foi lançado em 1986. Atualmente, o sucesso de “Don’t Dream It’s Over” comprova que não há fim para aquela época, eternizada nas lembranças dos fãs, que compartilham a canção de diversas formas, seja por meio de mensagens inspiradoras, registros de viagem ou postagens nostálgicas. Confira: https://www.instagram.com/reel/C5Bw2qBLvql/?igsh=OGg5cG4wNDNhdXp2 / https://www.instagram.com/reel/C5JAc-mO9aX/?igsh=am9yam52MDkzYzJh / https://www.instagram.com/reel/C5DorpIL3n9/?igsh=MXdmOW95bWE3NWRiMA== .


Ouça “Don’t Dream It’s Over”, de Crowded House, na playlist Nostalgia Anos 90, do UMusicPlayhttps://umusicplay.lnk.to/nostalgia90s .

Nenhum comentário