[News] A magia está no ar: CCBB RJ agita a programação do último feriadão de maio
A magia está no ar: CCBB RJ agita a programação do último feriadão de maio
Estreia da mostra de cinema Mulheres Mágicas, roda de samba e mais Mundo Zira prometem encantar toda a família
A programação da última semana de maio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro vai combinar a magia do samba com a magia do cinema e a magia da infância para encantar todos os públicos.
Ainda é tempo de se deixar encantar pelos personagens criados por Ziraldo: Mundo Zira – Ziraldo Interativo fica em cartaz até o dia 3 de junho! A mostra já visitada por mais de 150 mil pessoas permanece por mais um final de semana no CCBB RJ, com entrada gratuita. Novo lote de ingressos será disponibilizado no dia 27 de maio, às 9h, na bilheteria física e online, por meio do site bb.com.br/cultura.
É a estreia da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema, segunda edição do projeto que investiga a construção da figura da bruxa ao longo da história do cinema, com mais de 20 filmes em
exibição no cinema do CCBB RJ entre os dias 29 de maio e 30 de junho. Nesse primeiro final de semana, três sessões gratuitas são destaques na programação:
exibição no cinema do CCBB RJ entre os dias 29 de maio e 30 de junho. Nesse primeiro final de semana, três sessões gratuitas são destaques na programação:
29/05 (quarta), às 15h30 - a sessão de abertura exibe o longa mexicano “O espelho da bruxa”, de Chano Urueta (1962) e conta com a apresentação das curadoras Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre;
1/06 (sábado), às 15h – sessão infantil, com o curta francês “A fada do repolho”, de Alice Guy (1896/1900) e o longa “Branca de Neve e os sete anões”, de David Hand, Perce Pearce, William Cottrell, Larry Morey, Wilfred Jackson e Bem Sharpsteen (1937);
1/06 (sábado), às 17h – com os curtas-metragens “Rami Rami Kirani”, de Lira Mawapai HuniKuin e Luciana Tira HuniKuin (2024, Brasil); “Resiliência Tlacuache”, de Naomi Rincón Gallardo (2019, México); e “Laocoonte e seus filhos”, de Ulrike Ottinger e Tabea Blumeschein (1973, Alemanha), comentada pela pesquisadora, professora e curadora Carol Almeida.
Para movimentar ainda mais essa estreia e exaltar a ancestralidade feminina, o CCBB na Roda realiza o Samba das Mulheres na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Quem comanda a apresentação é a cantora Maryzelia, com participação especial de Marcelle Motta, no happy hour da quarta-feira pré-feriado (dia 29), a partir das 17h.
Natural de Feira de Santana (BA), Maryzelia traz em seu canto o samba com seu leque de variações, passeando pelo samba-canção, ijexá, partido alto, samba reggae, chegando às rodas de samba da Bahia, em que a sambista compartilha sua vivência contando, cantando e sambando junto ao público. Completando 13 anos de carreira, a sambista traz consigo uma vasta experiência em grandes palcos da Bahia, de São Paulo e do Rio de Janeiro, local onde vêm consolidando seu nome no cenário nacional, se apresentando nos principais e mais tradicionais redutos da música carioca.
Dona de uma voz singular e grande promessa do cenário musical carioca, a mineira Marcelle Motta vem diretamente de Juiz de Fora e é hoje um fenômeno da nova geração de artistas que se destacam nas rodas de samba do Rio de Janeiro. No repertório, muito samba e músicas da nova e antiga MPB, contrastadas com arranjos cheios de personalidade da artista.
O evento é gratuito e não é necessário retirar ingresso.
A próxima edição do CCBB na Roda será o Samba dos namorados, no dia 12 de junho. Mais informações serão divulgadas em breve, no site e redes sociais do CCBB RJ.
O CCBB na Roda é uma promoção do Banco do Brasil, como parte das comemorações de 35 anos do Centro Cultural mais amado pelos cariocas.
A programação completa o público encontra no site do CCBB – bb.com.br/cultura.
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.
Serviço
Mundo Zira – Ziraldo Interativo
Até 3 de junho de 2024
Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema
De 29 de maio a 30 de junho de 2024
CCBB na Roda apresenta Samba das Mulheres
Maryzelia convida Marcelle Motta
29 de maio de 2024
Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
Nenhum comentário