[News] TIJUCA - A partir de 29/maio (4ª feira): Projeto "Cartas Para Hoje" incentiva leitura e reflexão aos jovens da comunidade Indiana (Complexo do Borel), através das obras de Conceição Evaristo e de Anne Frank
De 29 de maio a 26 de junho acontece “Cartas Para Hoje”, uma iniciativa literária que contempla 25 jovens da comunidade Indiana, localizada no Complexo do Borel, Tijuca (Zona Norte do Rio). O projeto tem como objetivo incentivar a leitura e o engajamento literário, além de fornecer uma plataforma de expressão, reflexão e crescimento pessoal. Com foco em obras que proporcionam uma conexão profunda com as experiências e identidades desses jovens – com idades entre 11 e 17 anos –, “Cartas Para Hoje” busca promover a empatia, a compreensão e o diálogo por meio da literatura.
Ao longo de cinco encontros semanais, realizados na sede da Associação de Moradores da Indiana, os jovens participam de distribuição de livros, oficinas criativas de arte e literatura, exibição de filmes, debates e atividades que estimulam a leitura e o desenvolvimento artístico, como a produção de um minidocumentário e um concurso literário, onde o vencedor será contemplado com um smartphone. O tema do concurso é “conte uma história marcante da sua vida ou um sonho que você deseja viver”, inspirado na escrevivência de Conceição Evaristo. Ao final do projeto, haverá distribuição de cestas básicas a cada um dos participantes.
Além de incentivar a leitura de uma obra, o projeto "Cartas Para Hoje" tem como objetivo dar voz aos jovens, que serão autores e protagonistas da sua própria história e vai em busca de uma reflexão junto à sociedade sobre os desejos e as angústias dos jovens de hoje e promover um diálogo entre eles e essas obras da literatura.
Idealizado por Clarissa Kahane e Heder Braga, realizado pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro e com patrocínio do Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn, "Cartas para Hoje" é o desdobramento de outros dois projetos realizados na comunidade: "Cartas para Anne Frank" e "Criando com Anne". Para este novo projeto, as obras selecionadas são “Diário de Anne Frank” e “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo.
As personagens de “O Diário de Anne Frank” e os adolescentes cariocas estão separados por milhares de quilômetros e mais de meio século. Certamente, não se pode comparar o contexto da Segunda Guerra com uma cidade como o Rio de Janeiro hoje, no entanto estudos apontam fatores que se assemelham e geram empatia dos jovens com a obra. São identificadas questões que geram nos alunos o mesmo desconforto. Um exemplo é a identificação com a angústia e o sofrimento das personagens em relação às marcas de discurso que circulam pela sociedade.
"Olhos D’Água", reflete sobre temas como fome, sexualidade, racismo, violência, desigualdade social e outros problemas estruturais que também são questões fortes no Brasil, e podem ser enxergadas na literatura, o entendimento entre personagem e leitor. A obra representa diferentes perspectivas, contextos históricos e compartilha o poder de despertar reflexões e discussões significativas. A parte central é a capacidade de explorar questões essenciais relacionadas à igualdade, diversidade e resiliência. Ao mergulharem nestas narrativas, os jovens são convidados a refletirem sobre as experiências da autora e a considerar como essas vivências podem motivar a trabalhar coletivamente em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. A esperança, tão presente no livro, mostra a importância de acreditar num futuro melhor, mesmo diante de desafios aparentemente insuperáveis.
A esses jovens será dada ainda a possibilidade de assistir aulas sobre o tema, ministradas por nomes como Isaac Bernat, Tatiana Henrique, Clarissa Kahane e Heder Braga. Ao final, são estimulados a produzir materiais que representem as suas realidades, promovendo uma comparação e reflexão sobre as mudanças necessárias no mundo.
Cronograma – Encontros:
1º Encontro – 29 de maio
Isaac Bernat – Oficina de contação de história
Oficina literária (Professor de literatura ministrará uma oficina para discutir os pontos de aproximação entre os escritos de Anne Frank e Conceição Evaristo. Vamos ler e debater 2 contos do Livro “Olhos D’água” e também um trecho do “Diário de Anne Frank”. Após a leitura e a roda de conversa sobre os contos cada jovem vai propor um novo final para cada história.
2º Encontro – 5 de junho
Clarissa Kahane e Heder Braga – Debate dos Livros + Trabalho do prêmio
Oficina de produção literária e debate sobre os temas (Vamos ler mais 2 contos do Livro “Olhos D’água”. Após os estímulos, cada jovem vai iniciar a produção de um texto a partir das suas próprias vivências (“escrevivência”).
3º Encontro – 12 de junho
Visita ao museu do Holocausto
4º Encontro – 19 de junho
Tatiana Henrique – Oficina Literária + entrega dos trabalhos
Oficina sobre arte e sociedade e entrega dos contos escritos pelos jovens (No exercício de escrita cada jovem pode mostrar seu olhar crítico e sensível sobre o mundo e suas vivências)
5º Encontro – 26 de junho
Encontro Final com premiação
Apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens, premiação do texto vencedor com smartphone e distribuição das cestas básicas.
Sobre Clarissa Kahane:
Clarissa Kahane é formada em Pedagogia pela UERJ. É autora, preparadora de elenco, atriz e diretora. No teatro, foi indicada ao prêmio “Cesgranrio” de melhor espetáculo, como co-autora e idealizadora da peça “Meu Saba”, é co-autora dos espetáculos de comédia “Absurdo” e “Adultério”, da Cia Atores de Laura. Dirigiu “Filho do pai”, com Antonio Pitanga e foi diretora assistente de variados espetáculos. No cinema foi diretora assistente do curta “Porque as Valsas São Breves”. Na televisão atuou como assistente de direção na linha de shows e em programas de humor, como “Isso é muito a minha Vida”, “Interrompemos a programação com Dani Calabresa” e “The Fake Brasil”, na Globo, “Sexta Black”, programa de entrevistas no GNT, (2ª temporada) e “O Dono do Lar”, no Multishow (5ª temporada). Em 2023, foi co-criadora do projeto piloto de pílulas de humor sobre maternidade, com Marcelle Oliveira e Juliana Didone. Acaba de integrar parte da equipe de coordenação de intimidade da novela “Dona Beija”, da plataforma de streaming HBO Max, e atualmente é preparadora de elenco de uma produção infantil inédita, em desenvolvimento no Canal Futura.
Sobre Heder Braga:
Professor, pesquisador, ator e produtor doutorando em Artes Cênicas (PPGAC – UNIRIO) e Mestre em Estudos de Teatro (Universidade do Porto), Heder integra a equipe do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana e também atua como ator e produtor de diversos espetáculos teatrais, tendo colaborado com Ricardo Kosovski, Ivan Sugahara, Diego Morais, Pedro Kosovski, Isaac Bernat, Lázaro Ramos, Daniel Herz, Renato Rocha, André Matos, Bibi Ferreira, entre outros.
Sobre Tatiana Henrique:
É artista e pesquisadora de tradições orais e contação de histórias. Doutora em Artes - UERJ. Mestra em Memória social - UNIRIO. Professora nos cursos de Pedagogia e Teatro da Faculdade Cesgranrio, RJ. Constrói diálogos sobre teatro, narratividade e culturas africanas e africana-diapóricas.
Sobre Isaac Bernat:
Ator, Diretor e Doutor em Teatro pela UNIRIO, é professor de interpretação da Faculdade Cal de Artes Cênicas e UniverCidade. Foi professor também da UNIRIO e da PUC-Rio. Tem atuado há 33 anos em teatro, cinema e televisão. “Encontros com o griot Sotigui Kouyaté” é seu primeiro livro.
Ficha técnica:
Idealização: Clarissa Kahane e Heder Braga
Monitor: Rafael Oliveira
Oficineiros: Clarissa Kahane, Heder Braga, Isaac Bernart, Tatiana Henrique
Designer gráfico e Social Media: Heder Braga
Fotografia e vídeos : Felipe Luz
Assistente de produção: Milena de Sousa
Assessoria de Imprensa: Juliana Feltz
Realização: Museu Judaico do Rio de Janeiro
Patrocínio: Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn
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