[News]Exossomos: A revolução capilar com o uso de células-tronco
Exossomos: A revolução capilar com o uso de células-tronco
Conheça a técnica inovadora de 2024 que vai rejuvenescer sua pele, estimular o crescimento capilar, fortalecer os fios e muito mais!
Imagem: CAS A division of the American Chemical Society, 2022
Uma nova era para fins estéticos surgiu recentemente: Os Exossomos. Essas mini-partículas provindas de células-tronco têm sido um dos assuntos mais comentados entre os médicos e pesquisadores. Essa nova técnica surge como uma solução para a pele e para os cabelos através do uso dos exossomos, células que trazem inúmeros benefícios e prometem revolucionar a área estética.
Mas o que são os Exossomos?
Segundo o CAS Content Collection (Chemical Abstracts Service - Serviço de Resumos Químicos, em português) - a maior coleção de conhecimento científico publicado com curadoria humana - os exossomos são vesículas extracelulares que possuem uma estrutura mais complexa, tendo uma grande quantidade de proteínas e lipídios. Eles têm um papel muito importante em diversos aspectos da saúde e doenças, incluindo homeostase tecidual, imunidade e regeneração. Portanto, eles podem se tornar ativos terapêuticos para medicina regenerativa e estética, desde a prevenção de cicatrizes e hipercromias até o rejuvenescimento e crescimento capilar.
“Os exossomos capilares, também conhecidos como nanovetores derivados de células-tronco, são pequenas vesículas liberadas pelas células que contêm proteínas, RNAs e outras moléculas que podem comunicar-se com outras células e influenciar sua função. Em resumo: vai rejuvenescer suas células capilares, regenerando e trazendo inúmeros benefícios.”, comenta Regina Carralero, especialista capilar, nutricionista, e sócia da clínica de medicina capilar Pineapple Hair Brasil.
Quais os benefícios dessa vesícula para os cabelos?
Segundo a especialista, podemos citar 5 principais vantagens que os exossomos trazem para os cabelos, como:
1. Estimulação do crescimento capilar: Os exossomos podem conter fatores de crescimento que promovem a proliferação e diferenciação das células-tronco foliculares, levando ao crescimento de novos fios de cabelo e o aumento da densidade capilar.
2. Redução da queda de cabelo: Os exossomos podem modular a atividade de genes e proteínas envolvidos na queda de cabelo (alopecia androgenética), ajudando a prolongar a fase de crescimento do cabelo (fase anágena) e reduzir a fase de queda (fase telógena).
3. Melhora da espessura e qualidade do cabelo: Os exossomos podem estimular a produção de proteínas estruturais como colágeno e queratina, levando a fios mais grossos, fortes e resistentes à quebra. Além disso, podem melhorar a hidratação e o brilho dos cabelos.
4. Promoção da saúde do couro cabeludo: Os exossomos podem ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a reduzir a inflamação do couro cabeludo, a caspa e outras condições inflamatórias.
5. Ação regenerativa: Os exossomos podem estimular a regeneração dos tecidos do couro cabeludo, promovendo a vascularização e o aporte de nutrientes aos folículos pilosos.
Como é feita a aplicação dos exossomos para fins capilares?
“Os exossomos são injetados diretamente no couro cabeludo nas áreas afetadas pela queda de cabelo. A aplicação pode ser feita com uma agulha fina ou com um dispositivo especial que utiliza microagulhas. A dor é mínima, semelhante à mesoterapia, o que vai diferenciar é a substância utilizada, uma vez que podemos usar exossomos e/ou fórmulas associadas.”, explica Regina.
Esse tratamento já pode substituir cirurgias, como o transplante capilar?
“Os exossomos demonstram grande potencial no combate à queda de cabelo e no estímulo do crescimento, ainda não são considerados um substituto definitivo para o transplante capilar. O transplante é indicado para casos mais severos de calvície, onde os folículos já foram perdidos de forma definitiva.”, aponta a especialista.
Por ser recente, é um procedimento seguro?
De acordo com o CAS, um biomarcador deve mostrar alguns caracteres para aprovação do uso clínico: ele deve ser acessível, específico, rentável, altamente sensível e mensurável. E, por conta da sua singularidade, os exossomos já correspondem a muitos desses requisitos, demonstrando uma superioridade sobre os biomarcadores convencionais baseados em soro, sobretudo quando se trata da sensibilidade e precisão diagnóstica.
Quais são as contraindicações?
Regina Carralero adverte para as gestantes e lactantes ainda não se submeterem ao procedimento, pois a segurança em tais grupos ainda não foi totalmente estabelecida. Assim como o uso dos exossomos em pacientes com doenças autoimunes, que nesses casos, requer muita cautela.
Quanto custa o tratamento com exossomos?
“O investimento em exossomos para a saúde capilar varia de acordo com cada caso, região e quantidade de sessões necessárias. É fundamental consultar um profissional qualificado para obter um orçamento, mas em média o tratamento completo varia em torno de 5 a 12 mil reais.”, revela a sócia.
Nenhum comentário