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Primeira adaptação teatral do livro de grande sucesso Copo Vazio, espetáculo homônimo estreia no Sesc Belenzinho
Com direção de Bruno Perillo e dramaturgia de Angela Ribeiro, peça reflete sobre responsabilidade afetiva nos relacionamentos contemporâneos
Cena de Copo Vazio - Crédito: Bruna Massarelli
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Em 2021, a psiquiatra e escritora brasileira Natalia Timerman lançou o livro Copo Vazio (Ed. Todavia), um romance dedicado a falar sobre uma experiência de abandono a partir de uma perspectiva contemporânea. Criada a partir da própria experiência da autora com um ghosting (termo atualmente usado para designar o término repentino de um relacionamento com uma pessoa sem quaisquer explicações ou aviso), a obra é uma ficção e ganha sua primeira adaptação teatral homônima. A temporada de estreia acontece no Sesc Belenzinho entre os dias 31 de maio e 23 de junho, com sessões de sexta e sábado, às 21h30 e, aos domingos, às 18h30. Durante a temporada haverá uma oficina sobre transposição da literatura para o teatro; e um bate-papo com a autora, seguida de sessão de autógrafo (mais informações no final do release).
Com idealização de Carolina Haddad e direção de Bruno Perillo, o espetáculo reflete sobre a necessidade de se desenvolver a responsabilidade afetiva. Para trazer o livro para o universo do teatro, a dramaturgia de Angela Ribeiro coloca em cena uma atriz e um ator, que tentam reconstruir a trajetória de Mirela e Pedro, personagens do romance que viveram um intenso relacionamento por três meses até um deles sumir de maneira repentina.
A narrativa explora o ponto de vista de Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro, que a abandona. “Pedro desaparece de sua vida sem nenhum motivo aparente e Mirela precisa lidar com esse sentimento que é pior do que uma simples rejeição. Vemos uma mulher angustiada, buscando nas suas memórias algum sinal de que ela cometeu algum erro durante a relação. A vida dela vai acontecendo e ela está sempre às voltas com esse fantasma”, conta Carolina.
Enquanto o livro está focado na vulnerabilidade da protagonista, na peça, os atores vão tentando recriar essa história, levantando questionamentos sobre os personagens do livro. Dessa forma, a peça convoca a uma discussão coletiva sobre a superficialidade dos relacionamentos contemporâneos.
O trabalho suscita uma série de questionamentos, entre eles: será que o medo de sofrer está impedindo as pessoas de apostarem no amor? Ou o fato de o ser humano estar, de uma certa forma, refém do mundo virtual, está deixando-o ainda mais solitário? Fato é que a peça não se propõe a trazer respostas exatas, já que amar é se colocar em risco e não simplesmente uma teoria.
"Nosso foco é mostrar para as pessoas que ter responsabilidade afetiva é o básico para qualquer relacionamento. Somos seres dotados de sentimentos e não podemos perder a empatia. Afinal, as pessoas podem estar lidando com situações que nem imaginamos e simplesmente sumir da vida de alguém, como acontece na história, pode disparar gatilhos bem ruins”, defende Carolina.
Sobre a encenação
Do ponto de vista narrativo, a peça é estruturada sem uma ordem cronológica, assim como no romance. Presente, passado e futuro se misturam a todo o momento, conduzindo a plateia a um labirinto de sensações vertiginosas, como se Mirela de fato tivesse sido lançada num abismo.
Para dar conta de toda essa complexidade, os intérpretes Carolina Haddad e Vinícius Neri alternam-se em momentos em que são atriz e ator discutindo sobre os personagens, e em que são os personagens vivendo a história. E, algumas vezes, seus corpos estão em um tempo e suas vozes em outro.
O espetáculo é metalinguístico e faz uso de recursos como vídeo-projeções mapeadas, trilha sonora, canto, dança, elementos cenográficos e iluminação para multiplicar os planos de percepção do público. “Quisemos transportar o tom da prosa poética da narrativa original para os palcos”, diz Perillo.
Atividades paralelas
E, para expandir ainda mais os temas levantados pelo trabalho, a equipe planejou algumas atividades paralelas no Sesc Belenzinho. Nos dias 11, 18 e 25 de junho, das 19h às 22h, Angela Ribeiro e Bruno Perillo ministram a oficina Da literatura à cena: ateliê de dramaturgia.
Ao longo dos encontros, os participantes previamente inscritos devem experimentar a transposição de trechos do livro Copo Vazio para um texto teatral.
Já no sábado, dia 15 de junho, acontece o bate-papo Da literatura à cena: adaptação do romance Copo Vazio para o teatro, com a participação de Natalia Timerman. Os temas centrais da conversa são a escrita do romance, como se dão os processos investigativos de uma autora no mundo contemporâneo e o quanto de vida pessoal escorre para a ficção. Após a conversa, Natalia também fará uma sessão de autógrafos.
Sinopse
A partir da obra homônima de Natalia Timerman, a peça Copo Vazio coloca em cena uma atriz e um ator ensaiando e refletindo sobre seus personagens, Mirela e Pedro. O tema que perpassa a obra é a responsabilidade afetiva nos relacionamentos contemporâneos, pois Pedro desaparece da vida da Mirela após três meses de intenso relacionamento, num fenômeno caracterizado nos dias atuais como ‘ghosting’.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Angela Ribeiro (livremente inspirada no livro Copo Vazio da autora Natalia Timerman, Ed. Todavia)
Elenco: Carolina Haddad e Vinicius Neri
Direção: Bruno Perillo
Direção de Movimento: Marina Caron
Cenografia: Chris Aizner
Cenotecnia: Casa Malagueta
Desenho de Luz: Gabriele Souza
Operação de Luz: Letícia Rocha
Trilha Sonora: Pedro Semeghini
Operação de Som: Pedro Semeghini
Direção de Imagem e Videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)
Operação de Vídeo: Rodrigo Chueri
Figurinista: Anne Cerutti
Assistente de Figurino: Luiza Spolti
Fotos: Bruna Massarelli
Redes Sociais: Foyer Digital
Produção: CM Haddad Produções e Corpo Rastreado – Letícia Alves
Assistência de Produção: Madu Arakaki
Pré-Produção: Marcela Horta
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Flávia Fontes e Daniele Valério
Idealização: Carolina Haddad
Realização: Sesc Belenzinho/Sesc SP
SERVIÇO
Espetáculo Copo Vazio
De 31 de maio a 23 de junho de 2024
Sexta e sábado, às 21h30 e, aos domingos, às 18h30
Sessões com Libras: sábados, dias 08 e 22 de junho
Sesc Belenzinho - R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) / R$ 12,00 (credencial plena).
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80 minutos
ATIVIDADES PARALELAS
OFICINA | Da literatura à cena: ateliê de dramaturgia
Com Angela Ribeiro e Bruno Perillo
Terças-feiras, dias 11, 18 25 de junho, das 19h às 22h
Local: Sesc Belenzinho - OFICINA III - 1° andar
Inscrição pelo aplicativo Credencial Sesc ou pelo portal Sesc a partir de 4/6
Angela Ribeiro - Dramaturga, paraense, vencedora do Prêmio Shell em 2018 pela peça Refluxo e do prêmio APCA 2020 de dramaturgia pela adaptação do clássico "Dom Quixote". Formada em artes cênicas pela Escola de Arte Dramática da USP, em dramaturgia no Sesi Britsh Council e em publicidade na Universidade Federal do Pará – UFPA com especialização em criação na ESPM. Integrou o CPT coordenado por Antunes Filho. Fundadora da Cia. Bruta de Arte, onde foi dirigida por Roberto Audio em quatro espetáculos.
Bruno Perillo, diretor de Copo Vazio, tem uma carreira de 35 anos nas artes cênicas. É diretor, ator, músico. Dirigiu mais de 15 espetáculos teatrais, entre eles O Beijo no Asfalto, Chernobyl (indicado ao APCA e ao Aplauso Brasil de melhor diretor), A Vida em Vermelho, Ato a Quatro. Como ator, esteve em quase 40 peças teatrais, além do trabalho no audiovisual. Foi também indicado ao Shell de melhor direção musical por Querô.
BATE PAPO | Da literatura à cena: adaptação do romance "Copo Vazio" para o teatro
Com Natalia Timerman
Sábado, dia 15 de junho, das 18h30min às 20h
(haverá sessão de autógrafos com a autora ao final do bate-papo)
Local: Sesc Belenzinho - CONVIVÊNCIA – Térreo
Natalia Timerman, autora do livro Copo Vazio, é médica psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisadora e escritora brasileira. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, onde cursa atualmente o doutorado em literatura, e especialização em escrita pelo Instituto Vera Cruz.
Informações à imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
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