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 Primeira adaptação teatral do livro de grande sucesso Copo Vazio, espetáculo homônimo estreia no Sesc Belenzinho

Com direção de Bruno Perillo e dramaturgia de Angela Ribeiro, peça reflete sobre responsabilidade afetiva nos relacionamentos contemporâneos

 

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Cena de Copo Vazio - Crédito: Bruna Massarelli

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Em 2021, a psiquiatra e escritora brasileira Natalia Timerman lançou o livro Copo Vazio (Ed. Todavia), um romance dedicado a falar sobre uma experiência de abandono a partir de uma perspectiva contemporânea. Criada a partir da própria experiência da autora com um ghosting (termo atualmente usado para designar o término repentino de um relacionamento com uma pessoa sem quaisquer explicações ou aviso), a obra é uma ficção e ganha sua primeira adaptação teatral homônima. A temporada de estreia acontece no Sesc Belenzinho entre os dias 31 de maio e 23 de junho, com sessões de sexta e sábado, às 21h30 e, aos domingos, às 18h30. Durante a temporada haverá uma oficina sobre transposição da literatura para o teatro; e um bate-papo com a autora, seguida de sessão de autógrafo (mais informações no final do release).

Com idealização de Carolina Haddad e direção de Bruno Perillo, o espetáculo reflete sobre a necessidade de se desenvolver a responsabilidade afetiva. Para trazer o livro para o universo do teatro, a dramaturgia de Angela Ribeiro coloca em cena uma atriz e um ator, que tentam reconstruir a trajetória de Mirela e Pedro, personagens do romance que viveram um intenso relacionamento por três meses até um deles sumir de maneira repentina.

A narrativa explora o ponto de vista de Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro, que a abandona. “Pedro desaparece de sua vida sem nenhum motivo aparente e Mirela precisa lidar com esse sentimento que é pior do que uma simples rejeição. Vemos uma mulher angustiada, buscando nas suas memórias algum sinal de que ela cometeu algum erro durante a relação. A vida dela vai acontecendo e ela está sempre às voltas com esse fantasma”, conta Carolina.

Enquanto o livro está focado na vulnerabilidade da protagonista, na peça, os atores vão tentando recriar essa história, levantando questionamentos sobre os personagens do livro. Dessa forma, a peça convoca a uma discussão coletiva sobre a superficialidade dos relacionamentos contemporâneos.

O trabalho suscita uma série de questionamentos, entre eles: será que o medo de sofrer está impedindo as pessoas de apostarem no amor? Ou o fato de o ser humano estar, de uma certa forma, refém do mundo virtual, está deixando-o ainda mais solitário? Fato é que a peça não se propõe a trazer respostas exatas, já que amar é se colocar em risco e não simplesmente uma teoria.

"Nosso foco é mostrar para as pessoas que ter responsabilidade afetiva é o básico para qualquer relacionamento. Somos seres dotados de sentimentos e não podemos perder a empatia. Afinal, as pessoas podem estar lidando com situações que nem imaginamos e simplesmente sumir da vida de alguém, como acontece na história, pode disparar gatilhos bem ruins”, defende Carolina.

Sobre a encenação
Do ponto de vista narrativo, a peça é estruturada sem uma ordem cronológica, assim como no romance. Presente, passado e futuro se misturam a todo o momento, conduzindo a plateia a um labirinto de sensações vertiginosas, como se Mirela de fato tivesse sido lançada num abismo.

Para dar conta de toda essa complexidade, os intérpretes Carolina Haddad e Vinícius Neri alternam-se em momentos em que são atriz e ator discutindo sobre os personagens, e em que são os personagens vivendo a história. E, algumas vezes, seus corpos estão em um tempo e suas vozes em outro.

O espetáculo é metalinguístico e faz uso de recursos como vídeo-projeções mapeadas, trilha sonora, canto, dança, elementos cenográficos e iluminação para multiplicar os planos de percepção do público. “Quisemos transportar o tom da prosa poética da narrativa original para os palcos”, diz Perillo.

Atividades paralelas
E, para expandir ainda mais os temas levantados pelo trabalho, a equipe planejou algumas atividades paralelas no Sesc Belenzinho. Nos dias 11, 18 e 25 de junho, das 19h às 22h, Angela Ribeiro e Bruno Perillo ministram a oficina Da literatura à cena: ateliê de dramaturgia.

Ao longo dos encontros, os participantes previamente inscritos devem experimentar a transposição de trechos do livro Copo Vazio para um texto teatral.

Já no sábado, dia 15 de junho, acontece o bate-papo Da literatura à cena: adaptação do romance Copo Vazio para o teatro, com a participação de Natalia Timerman. Os temas centrais da conversa são a escrita do romance, como se dão os processos investigativos de uma autora no mundo contemporâneo e o quanto de vida pessoal escorre para a ficção. Após a conversa, Natalia também fará uma sessão de autógrafos.

Sinopse
A partir da obra homônima de Natalia Timerman, a peça Copo Vazio coloca em cena uma atriz e um ator ensaiando e refletindo sobre seus personagens, Mirela e Pedro. O tema que perpassa a obra é a responsabilidade afetiva nos relacionamentos contemporâneos, pois Pedro desaparece da vida da Mirela após três meses de intenso relacionamento, num fenômeno caracterizado nos dias atuais como ‘ghosting’.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Angela Ribeiro (livremente inspirada no livro Copo Vazio da autora Natalia Timerman, Ed. Todavia)
Elenco: Carolina Haddad e Vinicius Neri
Direção: Bruno Perillo
Direção de Movimento: Marina Caron
Cenografia: Chris Aizner
Cenotecnia: Casa Malagueta
Desenho de Luz: Gabriele Souza
Operação de Luz: Letícia Rocha
Trilha Sonora: Pedro Semeghini
Operação de Som: Pedro Semeghini
Direção de Imagem e Videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)
Operação de Vídeo: Rodrigo Chueri
Figurinista: Anne Cerutti
Assistente de Figurino: Luiza Spolti
Fotos: Bruna Massarelli
Redes Sociais: Foyer Digital
Produção: CM Haddad Produções e Corpo Rastreado – Letícia Alves
Assistência de Produção: Madu Arakaki
Pré-Produção: Marcela Horta
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Flávia Fontes e Daniele Valério
Idealização: Carolina Haddad
Realização: Sesc Belenzinho/Sesc SP

SERVIÇO
Espetáculo Copo Vazio
De 31 de maio a 23 de junho de 2024
Sexta e sábado, às 21h30 e, aos domingos, às 18h30
Sessões com Libras: sábados, dias 08 e 22 de junho
Sesc Belenzinho - R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) / R$ 12,00 (credencial plena).
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80 minutos

 

ATIVIDADES PARALELAS

OFICINA | Da literatura à cena: ateliê de dramaturgia
Com Angela Ribeiro e Bruno Perillo

Terças-feiras, dias 11, 18 25 de junho, das 19h às 22h
Local: Sesc Belenzinho - OFICINA III - 1° andar
Inscrição pelo aplicativo Credencial Sesc ou pelo portal Sesc a partir de 4/6


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Angela Ribeiro - Dramaturga, paraense, vencedora do Prêmio Shell em 2018 pela peça Refluxo e do prêmio APCA 2020 de dramaturgia pela adaptação do clássico "Dom Quixote". Formada em artes cênicas pela Escola de Arte Dramática da USP, em dramaturgia no Sesi Britsh Council e em publicidade na Universidade Federal do Pará – UFPA com especialização em criação na ESPM. Integrou o CPT coordenado por Antunes Filho. Fundadora da Cia. Bruta de Arte, onde foi dirigida por Roberto Audio em quatro espetáculos.


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Bruno Perillo, diretor de Copo Vazio, tem uma carreira de 35 anos nas artes cênicas. É diretor, ator, músico. Dirigiu mais de 15 espetáculos teatrais, entre eles O Beijo no Asfalto, Chernobyl (indicado ao APCA e ao Aplauso Brasil de melhor diretor), A Vida em Vermelho, Ato a Quatro. Como ator, esteve em quase 40 peças teatrais, além do trabalho no audiovisual. Foi também indicado ao Shell de melhor direção musical por Querô.


BATE PAPO | Da literatura à cena: adaptação do romance "Copo Vazio" para o teatro
Com Natalia Timerman

Sábado, dia 15 de junho, das 18h30min às 20h
(haverá sessão de autógrafos com a autora ao final do bate-papo)
Local: Sesc Belenzinho - CONVIVÊNCIA – Térreo

Natalia Timerman, autora do livro Copo Vazio, é médica psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisadora e escritora brasileira. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, onde cursa atualmente o doutorado em literatura, e especialização em escrita pelo Instituto Vera Cruz.

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Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

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