[News]Projeto inédito e gratuito “Casa Digital” estreia no cenário carioca em 2024 com um Festival de Cultura Digital, na Rocinha, e um Programa de Capacitação
Projeto inédito e gratuito “Casa Digital” estreia no
cenário carioca em 2024 com um Festival de Cultura Digital, na Rocinha, e um
Programa de Capacitação
Projeto
sociocultural inédito e gratuito de integração social, cultural, digital,
profissional e tecnológica, a “Casa
Digital” está chegando ao Rio de Janeiro. Idealizada
pela agência de comunicação Trinity e
executada em parceria com o Instituto Consuelo, a iniciativa tem um forte
compromisso com a inclusão, formação, transformação e a capacitação de jovens
em situação de vulnerabilidade social. A “Casa
Digital” engloba duas frentes: o Festival
de Cultura Digital, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, e o Programa de Capacitação, que consiste
em promover cursos com foco no desenvolvimento prático e técnico para ensinar
aos alunos habilidades necessárias para navegar e prosperar na era digital.
Os objetivos do projeto são criar, fomentar, promover e
propagar a cultura digital em suas diversas vertentes, apoiar os profissionais
da área, ampliar o acesso da população a ela e iniciar os jovens interessados
em aprender de forma prática. A “Casa Digital” também tem a finalidade de
encurtar a distância existente entre os jovens de comunidade e o universo da
tecnologia, os preparando para o mercado de trabalho.
O
Festival de Cultura Digital será realizado na Biblioteca Parque da Rocinha C4,
na zona sul do Rio, de junho a outubro. Irá promover atividades de integração
tecnológica, que incluem os
games (GameDev), a arte digital e a música tech, além de workshops de NFT Art e
Realidade Aumentada, palestras e oficinas gratuitas sobre o universo de
programação. Além disso, os participantes também terão acesso a
materiais e temáticas de empreendedorismo à educação financeira. A Biblioteca Parque da Rocinha C4, que é
um espaço da Secretaria Estadual de Cultura, é considerada hoje um relevante
polo de empreendedorismo dentro da comunidade devido às inúmeras ações
promovidas e idealizadas pela agência Trinity.
Dentro
do Programa de Capacitação, serão
oferecidos dois cursos: Formação em
Engenharia de Dados e Capacitação em
TI. O início das oficinas está marcado para o dia 7 de maio (terça-feira),
às 15h00, com o curso Capacitação em
Tecnologia da Informação. No dia 11 de maio (sábado), às 14h00, será a 1a
aula presencial do curso Formação em Engenharia
de Dados. A curadoria
dos conteúdos e a administração das master classes ficarão por conta do
especialista em finanças e embaixador do projeto, Gilvan Bueno. Os inscritos precisam
estar cursando ou ter concluído recentemente o ensino médio e ter mais de 16
anos. Ao todo serão selecionados por turma 30 alunos, que passaram por um
processo seletivo. As aulas acontecerão nos modelos on-line (terças e quintas,
de 15h às 17h e de 19h às 22h) e presencial (aos sábados, de 10h às 12h e de
14h às 16h, no polo Tijuca, na Rua Campos Sales, número 55, no bairro da
Tijuca, próximo à estação de metrô Afonso Pena, na zona norte do Rio). Os
alunos receberão uma bolsa auxílio e lanches no local das aulas presenciais. As
pessoas interessadas em obter mais informações sobre a Casa Digital podem acessar
o site: casadigital.cc.
A “Casa Digital” também visa estabelecer um centro tecnológico que
atue como um catalisador para a inclusão
digital e a inovação. Por meio de atividades interativas e educativas, os
alunos serão introduzidos ao mundo digital de uma maneira que estimule o
pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Os idealizadores
e organizadores do projeto têm o intuito de transformar a “Casa Digital” em um espaço onde a tecnologia servirá como ponte
para o futuro, preparando os jovens para as demandas de um mundo cada vez mais
conectado.
A iniciativa é organizada pela Trinity,
agência especializada em marketing de causa, em parceria com o Instituto
Consuelo, e conta com o apoio da Biblioteca Parque da Rocinha C4. Fernando
Oliveira, diretor-geral da Trinity e idealizador da “Casa Digital”, destaca: “Nosso
foco é a entrega social.” O ciclo é concluído com a contratação dos
beneficiários do projeto nos quadros das empresas incentivadoras, gerando
transformação social e inclusão.
O projeto “Casa Digital” é patrocinado pela
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas
Elogroup, Zoop, CMCorp, Zoox, QV Benefícios, Vtex, Triscal, Crescera Capital,
Monex Energia, Grupo GR e Faros, por meio da Lei Municipal de Incentivo à
Cultura - Lei do ISS.
Nenhum comentário