[News]SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE "“Quando a máquina pensa ou acha que pensa​" CHEGA AO YOUTUBE

 

A Inteligência Artificial está na pauta do dia. Está nos jornais, nas TVs, na saúde e até na alimentação.  Foi com esse foco que a Sapoti Projetos Culturais desenvolveu a série “Quando a máquina pensa ou acha    que pensa", de vídeos animados, voltada para estudantes do ensino fundamental. A proposta é explicar, de forma lúdica, o que é Inteligência Artificial para as crianças de 4 a 10 anos.

“Quando a máquina pensa ou acha    que pensa” apresenta o uso da Inteligência Artificial em diversos segmentos, através de uma linguagem contemporânea. O projeto é apresentado por C.I.A.T.A., sigla para Central de Inteligência Artificial de Tecnologia Avançada, um robô feminino. O nome escolhido não foi à toa.

- A personagem feminina reforça o protagonismo de jovens brasileiras nas áreas da ciência e da tecnologia. E, também rende homenagem a Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.”, explica Daniela Chindler, idealizadora do projeto.

Com seis minutos de duração, aproximadamente, a temporada já conta com três episódios já estão liberados no canal da Sapoti Projetos Culturais no YouTube. O primeiro, “Novas Ferramentas” apresenta as possibilidades de usar I.A. na cultura e conta como criar imagens como a máquina interage com os seres humanos nesse processo. Em “O que comemos?”, o vídeo mostra como a Inteligência Artificial pode contribuir na criação de soluções sustentáveis no segmento alimentar. E cita o exemplo de uma empresa da América do Sul, que desenvolve alimentos à base de plantas que simulam as proteínas de origem animal como o frango, a carne e o leite. A série fecha com o episódio "Cérebro-máquina", mostrando como a I.A. pode facilitar a vida de pessoas com deficiências. Entra em cena: a ICM - Interface cérebro máquina, tecnologia projetada para conectar o cérebro humano a um dispositivo computacional, permitindo que os comandos cerebrais sejam interpretados para controlar equipamentos ou realizar tarefas.  Para a redação desse episódio a equipe teve a contribuição do neurocientista computacional, Tomás Aquino, doutor e pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Biomédica Columbia University

Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, aprender a partir de vídeos pode motivar crianças e jovens, pois esse recurso já faz parte do seu dia a dia. Além disso, os vídeos têm grande quantidade de informação e são rapidamente processados pelo cérebro, um poderoso aliado na Educação. 

O projeto visitou por algumas escolas municipais para apresentar os vídeos aos estudantes do ensino fundamental. Uma das escolas visitadas foi a Capistrano de Abreu, no Hoto, e as turmas do ensino fundamental fizeram várias perguntas sobre o tema.  O colégio faz parte do modelo GET, que oferece aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. Por conta disso, o espaço dispõe de laboratórios maker.



Vídeos: 


Sapoti Projetos Culturais canal


Novas Ferramentas - https://www.youtube.com/watch?v=UWbS6zsnJRk&t=4s


O que comemos? - https://www.youtube.com/watch?v=xe1ujt1Tums


Cérebro-máquina - https://www.youtube.com/watch?v=UWbS6zsnJRk&t=4s





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