[Exposição]Oskar Metsavaht apresenta o seu manifesto em videoarte - Caiçara
Oskar Metsavaht apresenta o seu manifesto em videoarte - Caiçara
Em exibição no studio OM.art, manifesto instiga a reflexão sobre
questões relacionadas a pesca responsável, saberes ancestrais e a preservação do Oceano
|
|
Vídeos do manifesto
Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Sustentabilidade, Embaixador da Unesco para a Década dos Oceanos 2021-2030, inaugura em seu ateliê OM.art o manifesto em videoarte ‘Caiçara’. No studio OM.art é possível assistir o curta-metragem homônimo, exibido em uma sala do espaço da instalação artística - mostrando o ponto de partida desta grande reflexão - além de trazer imagens inéditas captadas para a filmagem, trazendo assim uma nova obra ‘Caiçara’, agora em videoarte. O manifesto permite que o público faça sua leitura e observação a partir do momento que não há uma sequência de visualização das imagens, e elas podem ser compreendidas a partir da experiência individual de cada um.
“Com as imagens projetadas nas paredes desse grande cubo branco, mergulhamos em um onírico de oceanos, que nos leva a pensar sobre a relação do homem com a natureza. Aquele menino somos nós, e precisamos reavaliar nossa relação com essa imensidão que tanto nos entrega. Essa é minha provocação – desenvolver essa cultura oceânica junto à sociedade partindo da consciência de valores e atitudes”, completa o artista.
Filmada em uma das mais antigas colônias de pesca artesanal do Brasil, a Z13, localizada no posto 6, em Copacabana, Rio de Janeiro - mas poderia retratar qualquer lugar do mundo – o curta ‘Caiçara’ faz parte da antologia INTERACTIONS, projeto da ONG suíça ‘Art for the World’, que reúne obras de doze cineastas internacionais, como Isabella Rossellini e Faouzi Bensaïdi, criando conexões entre humanos e animais através da biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e riscos hídricos. Sua estreia mundial foi no Festival de Cinema de Roma 2022, após exibição em Florença, Milão e Veneza (Itália); em Goa (Índia); Genebra (Suíça); no encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), em Montreal (Canadá), e no FESTin – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (Portugal), entre outros festivais de cinema ao redor do mundo.
“Oskar transforma seu curta-metragem em um belo campo para reflexão, com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais. Com muita poesia na narrativa e nas imagens, "Caiçara" levanta questões ligadas às tradições e ancestralidade, aborda a preservação da cultura local e os desafios enfrentados pelos pescadores tradicionais diante da degradação ambiental e da pressão econômica” diz Adelina von Fürstenberg, Fundadora da ART for the World e Curadora internacional de arte e Produtora do filme ‘Interactions’.
SERVIÇO:
Manifesto Caiçara
studio OM.art – Rua Jardim Botânico 997
De terça à sexta-feira – das 10h às 18h
Sábados – 12h às 20h
Domingos – 12h às 18h
MAIS INFORMAÇÕES OSKLEN - FleishmanHillard
Nenhum comentário