[Exposição]Oskar Metsavaht apresenta o seu manifesto em videoarte - Caiçara

 

  

 

Oskar Metsavaht apresenta o seu manifesto em videoarte - Caiçara

 

Em exibição no studio OM.art, manifesto instiga a reflexão sobre 
questões relacionadas a pesca responsável, saberes ancestrais e a preservação do Oceano
 

Manifesto Caiçara  cred OM.art

Manifesto Caiçara  cred OM.art


Manifesto Caiçara  cred OM.art

 

Curta “Caiçara”  cred OM.art


Curta “Caiçara”  cred OM.art



Vídeos do manifesto

 

Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Sustentabilidade, Embaixador da Unesco para a Década dos Oceanos 2021-2030, inaugura em seu ateliê OM.art o manifesto em videoarte ‘Caiçara’. No studio OM.art é possível assistir o curta-metragem homônimo, exibido em uma sala do espaço da instalação artística - mostrando o ponto de partida desta grande reflexão - além de trazer imagens inéditas captadas para a filmagem, trazendo assim uma nova obra ‘Caiçara’, agora em videoarte. O manifesto permite que o público faça sua leitura e observação a partir do momento que não há uma sequência de visualização das imagens, e elas podem ser compreendidas a partir da experiência individual de cada um. 

Com as imagens projetadas nas paredes desse grande cubo branco, mergulhamos em um onírico de oceanos, que nos leva a pensar sobre a relação do homem com a natureza. Aquele menino somos nós, e precisamos reavaliar nossa relação com essa imensidão que tanto nos entrega. Essa é minha provocação – desenvolver essa cultura oceânica junto à sociedade partindo da consciência de valores e atitudes”, completa o artista. 
 

Filmada em uma das mais antigas colônias de pesca artesanal do Brasil, a Z13, localizada no posto 6, em Copacabana, Rio de Janeiro -  mas poderia retratar qualquer lugar do mundo – o curta ‘Caiçara’ faz parte da antologia INTERACTIONS, projeto da ONG suíça ‘Art for the World’, que reúne obras de doze cineastas internacionais, como Isabella Rossellini e Faouzi Bensaïdi, criando conexões entre humanos e animais através da biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e riscos hídricos. Sua estreia mundial foi no Festival de Cinema de Roma 2022, após exibição em Florença, Milão e Veneza (Itália); em Goa (Índia); Genebra (Suíça); no encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), em Montreal (Canadá), e no FESTin – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (Portugal), entre outros festivais de cinema ao redor do mundo.
 

“Oskar transforma seu curta-metragem em um belo campo para reflexão, com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais. Com muita poesia na narrativa e nas imagens, "Caiçara" levanta questões ligadas às tradições e ancestralidade, aborda a preservação da cultura local e os desafios enfrentados pelos pescadores tradicionais diante da degradação ambiental e da pressão econômica” diz Adelina von Fürstenberg, Fundadora da ART for the World e Curadora internacional de arte e Produtora do filme ‘Interactions’.
 

SERVIÇO:

Manifesto Caiçara
studio OM.art – Rua Jardim Botânico 997
De terça à sexta-feira – das 10h às 18h
Sábados – 12h às 20h
Domingos – 12h às 18h
 

 

MAIS INFORMAÇÕES OSKLEN - FleishmanHillard


 

Nenhum comentário