[News] AfroReggae faz ação contra abordagens com base no preconceito estrutural

 





Crédito: Rudy Hühold


O AfroReggae lança a campanha "Estampa do Respeito" para combater o preconceito estrutural nas abordagens cotidianas no Brasil. A iniciativa apresenta uma camiseta que vai além do vestuário: é uma poderosa declaração de identidade. No País, estudos mostram que pessoas negras são abordadas 4,5 vezes mais frequentemente que pessoas brancas, muitas vezes enfrentando violência física, verbal ou psicológica (fonte: Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD e Data_Labe).

A camiseta possui a palavra "Trabalhador" ou "Trabalhadora" estampada na frente, mas é seu interior que traz a mensagem mais forte: um documento de identidade impresso do lado de dentro. Essa funcionalidade permite que, em uma abordagem, o indivíduo possa rapidamente levantar a camiseta e revelar quem realmente é, de maneira digna e segura.

O filme da campanha destaca as estatísticas alarmantes de abordagens discriminatórias e a presunção de culpa que pesa sobre a população negra. O vídeo, envolto em um ambiente sombrio iluminado pelas luzes dos giroflex, mostra rostos de pessoas negras subitamente iluminados durante uma abordagem, culminando na revelação da Identidade através da Estampa do Respeito, como um símbolo de orgulho e resistência.


 


O projeto é uma colaboração entre o AfroReggae e a Artplan, com o apoio de entidades renomadas como a Pipe Content House, marca brasileira que há 18 anos leva para as roupas a estampa e mensagem do que acredita, e a e Brother do Brasil, uma das maiores marcas mundiais no mercado de impressão. A campanha também conta com o engajamento de influenciadores e artistas como Sara Mara, Negra Li e Vitin, que usam e divulgam a camiseta, ampliando a discussão sobre racismo estrutural e a importância da identidade visual em contextos de abordagem.


 


“Não é só sobre vestir a camisa, mas principalmente chamar a atenção para a violência e discriminação que a população negra enfrenta diariamente. Esta iniciativa destaca o compromisso de 30 anos do AfroReggae com a inclusão e a justiça social. Não estamos falando apenas de uma peça de roupa, mas de uma proposta de abrir o diálogo como ferramenta que pode provocar a transformação e proteger vidas negras”, revela Débora Moura, head de Diversidade e Inclusão da Artplan.


 


Descubra mais sobre esta campanha e veja o filme produzido pelo A-Lab, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, e as fotos do ensaio, capturadas pelo fotógrafo Rudy Hühold, no site www.estampadorespeito.com.br.


 


Ficha Técnica


 


Agência: Artplan


Anunciante: Afroreggae


Campanha: 30 anos – Estampa do Respeito


CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida


Direção de Criação: Marcello Noronha, Felippe Mendonça e Eric Ribeiro


Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Pedro Chaves e Gabriel Gil


Direção Geral: Ana Paula Sánchez


Direção Geral de Atendimento: Cristiana Miranda


Diretora de Conta: Priscilla França


Atendimento: Rachel Selouan


Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta


Direção de Planejamento: Aline Freitas


Gerente de Projeto: Aurora Blotta, Rafaella Salles, Victoria Calçada


Diretor de Creative Data: Carolina Amorim


Creative Data: Carolina Amorim e Leonardo Holtz


Head de RTVC: Felipe Cunha


RTV: Angela Felício, Karoline Justino, Gabriel Lemos e Flavia Nascimento.


Head de Produção: Bruno Werner


Produção: Elton Barbosa, Camila Reis e Davi Vidal


RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz


Cliente: AfroReggae


Equipe AfroReggae: Danilo Costa, Diego Silva, Karla Soares e Rafael dos Santos


Parceria: Pipe Content House e Brother do Brasil


Pipe Content House: André Castro Neves, Maria Cavaccini e Flávia Russo


Brother do Brasil: Fábio Pavão e Amelio Salgado, Cecília Panato, Roberta Abachioni, Juan Nascimento e Maik Pereira


Produtora de Filme: A-Lab


Direção e edição: Filipe Chulam


Prod. Executiva: Teca Vilaça


Motion: Thyago Oliveira


Produtora de áudio: Blend Áudio


Direção Musical: Flavio Marchesin


Direção de Áudio: Renan Corso


Mixagem e finalização: Renan Corso e Flavio Marchesin


Produção Executiva: Edu Bernardo


Fotógrafo: Rudy Huhold


Assistentes: João Gabriel Salomão, Áquila de Paula dos Santos, Daniel Ferreira do Espírito Santo


Maquiadora: Juliana Rocha e Francisca Edna Soares Bartucci


Agência de Marketing de Influência: gen_c


Direção Geral de Influência: Eder Redder


Direção de Estratégia e Curadoria: Didi Blanco


Curadoria: Samantha Parma e Andressa Gomes


Direção de Atendimento e Operações de Influenciadores: Cristiane Vieira


Atendimento e Operações Influenciadores: Mariana Pinheiro











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