[NEWS] Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos ultrapassam juntas a marca de 6 milhões de visitantes

 Marco é comemorado pelas duas instituições que sabem da importância de oferecer estes ambientes e incorporar um mundo cada vez mais conectado à internet. Para além dos livros disponíveis nas prateleiras, as bibliotecas apresentam inúmeras atividades culturais, transformando-se em verdadeiros espaços de convivência

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) acabam de ultrapassar juntas a marca de 6 milhões de visitantes. A BSP registrou mais de 3,5 milhões de visitantes desde sua inauguração em 2010, enquanto a BVL já recebeu mais de 2 milhões de pessoas desde 2015, quando foi inaugurada. 

No geral, contabilizam marcos interessantes: ao todo foram mais de 730 mil livros emprestados, mais de 870 mil acessos nos computadores e mais de 70 mil participações em salas de games. Em relação à programação cultural oferecida de forma gratuita à população, destaca-se: Hora do Conto, Lê no Ninho, Luau, Jogos para Todos! Oficina de xadrez, espetáculo teatral e cursos e oficinas de múltiplas linguagens como: escrita, história em quadrinhos, audiovisual, ilustração e tecnologia.

“A paixão por ler é a base de uma sociedade. Acreditamos muito nas nossas bibliotecas e ver este número expressivo de visitantes mostra o quanto a leitura e estes espaços são importantes para toda a população”, afirmou Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras – organização social responsável pela gestão das bibliotecas da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo –, é importante celebrar esse marco. “Esses números são extremamente significativos para as bibliotecas públicas no Brasil, indicando uma média de frequência diária notável. O resultado reflete diretamente o impacto positivo dos projetos implementados nessas instituições, que servem como plataformas culturais e de conhecimento, atraindo novos públicos e atendendo aos leitores já estabelecidos. Temos uma programação diversificada e um atendimento focado nas comunidades de interesse, além de um vasto acervo acessível a todos”, explica.

A Biblioteca de São Paulo, localizada no bairro do Carandiru, e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, receberam quase 600.000 visitantes em 2023. Mais da metade desse público corresponde à geração Z que vê esses lugares como espaços de convívio. 

“Essa conquista é motivo de grande orgulho, no entanto estamos sempre em busca de crescimento, pois reconhecemos nosso enorme potencial para alcançar ainda mais”, explica Pierre.

Sobre a Biblioteca de São Paulo

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público - crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.

Nenhum comentário