[News] Episódio final de ‘Zélia - Memórias e Saudades’ relembra últimos anos de Jorge Amado e posse da escritora na ABL

 

A série “Zélia - Memórias e Saudades” tem seu desfecho nesta semana com o episódio “Memórias da Saudade”. Nele, está o relato emocionante da fotógrafa e escritora sobre os últimos anos de vida compartilhada com Jorge Amado e registros de sua nomeação para ocupar a cadeira que pertenceu a ele na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Imagens pessoais e de arquivo trazem detalhes da relação de amor e cuidado do casal nos últimos anos. Mesmo após o primeiro infarto de Jorge Amado, em 1993, e as recomendações de repouso, a rotina cansativa de viagens e participação em eventos e honraria

s não diminuiu. E foi durante uma dessas viagens à Europa que um novo diagnóstico abalou ainda mais o escritor baiano: ele estava perdendo a visão.

Quando retornaram ao Brasil, o tratamento continuou com um médico em Goiânia. Os medicamentos e uso de novas tecnologias deteram o avanço da doença e permitiram que Jorge escrevesse “O Milagre dos Pássaros", seu último livro. Entre melhoras e pioras, o autor viveu até 2001 e, durante todos esses anos, Zélia esteve ao seu lado. “A perda de Jorge, para mim, é irreparável e eu procuro mantê-lo vivo escrevendo. Como eu sou memorialista, tudo o que passei e vivi está guardado. Não tenho nenhuma anotação, tudo está na memória. Eu revivo épocas. Eu revivo. Então, para mim, é uma coisa maravilhosa escrever”, afirmou Zélia.

 


Com a morte de Jorge Amado, a cadeira 23 da ABL ficou vaga. Através de amigos, Zélia ficou sabendo que esperavam que ela se candidatasse ao posto após uma carreira com 13 livros publicados. No dia de sua posse, em 2002, fez um discurso emocionado sobre o sentimento em ocupar a cadeira que havia sido de Jorge durante 40 anos. Ela morreu em maio de 2008.

 


A série “Zélia – Memórias e Saudades” tem seis episódios: “Memórias da Infância”, “Memórias do Nascimento do Amor”, “Memórias do Exílio”, “Memórias do Rio”, “Memórias da Bahia” e “Memórias da Saudade”, que retratam a infância ao lado da família; o amor por Jorge Amado; as circunstâncias em que os dois partiram para o exílio; o período em moraram com os filhos no Rio de Janeiro e em Salvador; e a chegada de Zélia à Academia Brasileira de Letras (ABL).

 


“Zélia – Memórias e Saudades” é uma produção da Casa Santomé Filmes e foi viabilizada pelo Curta! através de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também está no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A exibição é no dia temático Quintas do Pensamento, 4 de julho, às 20h.


 


Segundas da Música – 01/07


19h30 – “Grandes Mitos: Vikings” (Série) - Episódio: “As Visões de Odin” - EXCLUSIVO NA TV


Asgard, o reino dos Aesir, vive sob a ameaça de criaturas monstruosas. Para salvá-lo, Odin embarca numa viagem onde enfrenta terríveis provações, mas adquire conhecimento, inclusive sobre o destino de todas as coisas. Ele agora sabe que o Ragnarök, a batalha pelo fim do mundo, está se aproximando. Enquanto isso, em Asgard, o deus Loki prega uma peça em Sif, provocando a fúria do noivo Thor. Diretores: Camille Dalbéra. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 02 de julho, terça-feira, às 5h30 e às 13h30; 03 de julho, quarta-feira, às 7h30; 06 de julho, sábado, às 11h30 e 07 de julho, domingo, às 4h e às 17h15.



20h30 – “Na Trilha Do Som” (Série) - Episódio: “André Abujamra” - EXCLUSIVO E INÉDITO


O ator, compositor e multi-instrumentista André Abujamra nos recebe em seu estúdio para falar do seu processo de trabalho. Pegando exemplos como a trilha de "Carandiru", ele revela como se dá a relação do trilheiro com o diretor do filme e também mostra a agilidade com que consegue criar um tema musical. Diretores: Marcelo Janot. Duração: 24 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 02 de julho, terça-feira, às 0h30 e às 14h30; 03 de julho, quarta-feira, às 8h30; 06 de julho, sábado, às 20h30 e 07 de julho, domingo, às 12h.


Terças das Artes – 02/07


20h30 – “Brasil Visual - 2ª Temporada” (Série) - Episódio: “Da comunidade: Guardiã do Invisível” - EXCLUSIVO E INÉDITO


Um mergulho na delicada matéria de um saber ancestral capaz de reunir vida e morte num mesmo campo de práticas coletivas. A pedagogia das encruzilhadas nos convoca a uma ética responsiva e comunitária. A macumba, o candomblé e a divindade Iku ajudam a tecer a ideia de que os mortos podem se presentificar e de que as artes visuais podem também revelar a presença daquilo que não se vê. Direção: Rosa Melo. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 03 de julho, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 04 de julho, quinta-feira, às 8h30; 06 de julho, sábado, às 19h; 07 de julho, domingo, às 10h30.



Quartas de Cena e Cinema – 03/07


23h – “Coreografia, O Desenho da Dança no Brasil” (Série) - Episódio: “Claudia Palma” - INÉDITO NO CANAL


Claudia Palma é um dos grandes nomes da dança brasileira. Criadora inquieta, sua arte transborda diversidade em corpos, estilos e temas e carrega seus importantes papéis como primeira bailarina de grandes companhias. Neste episódio, o espectador realiza um mergulho profundo no processo do espetáculo “Abissal”, cocriado com os bailarinos participantes e marcado pela improvisação vinda de cada um. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de julho, quinta-feira, às 3h e às 17h; 05 de julho, sexta-feira, às 11h e 06 de julho, sábado, às 9h.



Quintas do Pensamento – 04/07


20h – “Zélia - Memórias e Saudades” (Série) - Episódio: “Memórias da Saudade” - INÉDITO E EXCLUSIVO


O episódio traz em tom intimista as memórias de Zélia Gattai da velhice, da doença do escritor Jorge Amado, que o impedia de ler e escrever, e da entrada na Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a mesma cadeira que pertenceu a Jorge. Direção: Carla Laudari. Duração: 45 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 05 de julho, sexta-feira, às 00h e às 14h; 06 de julho, sábado, às 10h; 07 de julho, domingo, às 16h e 08 de julho, segunda-feira, às 08h.



23h – “Para Ver Freud” (Série) - Episódio: “Psicologia das Massas e Análise do Eu” - INÉDITO E EXCLUSIVO


O episódio refaz o percurso pelo qual Freud chega à instigante descoberta da chamada psicologia das massas. Por meio dela, podemos entender melhor os fenômenos de massa contemporâneos. Direção: Lyana Peck. Duração: 40 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 05 de julho, sexta-feira, às 03h e às 17h; 06 de julho, sábado, às 12h; 07 de julho, domingo, às 18h30 e 08 de julho, segunda-feira, às 11h.


Sextas de História e Sociedade – 05/07


23h30 – “Histórias da Gente Brasileira” (Série) – Episódio: “República – A descoberta da praia” - INÉDITO E EXCLUSIVO


Os brasileiros passaram a ver a praia de uma nova forma a partir dos anos republicanos. Não se temiam mais criaturas invisíveis e traidoras, escondidas sob o azul das águas, ao contrário, passou-se a brincar em meio à espuma e ao estrondo das ondas. Homens e mulheres passaram a aprender a nadar. Direção: Beca Furtado. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 06 de julho, sábado, às 03h30 e às 11h; 07 de julho, domingo, às 18h; 08 de julho, segunda-feira, 17h30 e 09 de julho, terça-feira, às 11h30.



Sábado – 06/07


22h – “Companhias do Teatro Brasileiro” (Série) – Episódio: “Teatro Oficina” - 1 ANO DA MORTE DE ZÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA


Com grande repertório cênico, o Teatro Oficina se destacou por levar a realidade brasileira para suas peças teatrais. Passando por repressão extrema na época da ditadura militar, o Teatro Oficina se reinventou e se mantém até hoje como uma das mais longevas companhias teatrais no Brasil. Diretor: Roberto Bomtempo. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos.



Domingo – 07/07


20h45 – “Incompatível com a vida” (Documentário)


Quando descobriu que estava grávida, a cineasta Eliza Capai decidiu registrar diversos vídeos no período de sua gestação. Porém, algum tempo depois, o feto foi diagnosticado com uma má formação, “incompatível com a vida”. Com a descoberta, o projeto de Capai tomou um novo rumo: partindo dos registros de sua própria gravidez, a diretora acompanhou os relatos de outras mulheres que compartilharam de experiências parecidas com as dela, trazendo temas como vida, morte e políticas públicas em relação ao aborto. Direção: Eliza Capai. Duração: 92 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 08 de julho, segunda-feira, 15h45; 09 de julho, terça-feira, às 09h45.



Grupo Curta!


• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.

 


• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades -- que estreiam a cada mês --, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. Os seis primeiros meses de assinatura tem o valor de R$ 9,90/mês e depois desse período passa para R$ 14,90/mês.

 


• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.

 


• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo;

 


• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

 


As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.





Nenhum comentário