[News] O premiado documentário “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, divulga trailer, cartaz e anuncia data de lançamento para o dia 25 de julho

 



                              Trailer:



O premiado documentário “Fausto Fawcett na Cabeça” divulga trailer, cartaz e anuncia data de lançamento para o dia 25 de julho nos cinemas. O filme foi premiado no Fest Aruanda como Melhor Filme pelo Júri Oficial na Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens, além de levar os prêmios de melhor ator/personagem e Troféu Abracine em 2022. O documentário, que participou da Première Brasil do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no mesmo ano, “Fausto Fawcett na Cabeça” tem a produção da TvZero, coprodução do Canal Brasil, distribuição da Arthouse e Filmes do Estação.  Além disso, conta com patrocínio da RioFilme, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, e apoio à distribuição da Lei Paulo Gustavo/ SECEC-RJ


O diretor Victor Lopes define o documentário como “uma Ópera Doc de Fricção Científica Cyberfunk BregaRunner.” 


Para o lançamento do filme serão realizadas pré-estreias no Rio de Janeiro no dia 20 de julho e em São Paulo no dia 25 de julho acompanhadas de shows de Fausto Fawcett nas salas de cinema.


“Um filme exaltação do poder de um criador genial. Um filme de amor de amigos de mais de quatro decadas.” diz o produtor Roberto Berliner.


Sinopse

Cantor, poeta e compositor de músicas ícones como “Kátia Flávia” e “Rio 40 Graus”, Fausto Fawcett é também autor de cinco romances e diversas performances que desvendam um vasto e singular universo. Partindo de signos reais e cotidianos com raízes em Copacabana, sua obra cruza fronteiras narrativas, filosóficas e temporais para instaurar visões futuristas e experiências sensoriais que chacoalham a aventura humana nos carregando para outros mundos. O destino deste filme-transe é entrar nestes mundos que habitam a mente criativa, inquieta e desafiadora de um artista único.

  

Ficha técnica 

Direção e roteiro: Victor Lopes 

Produção: Roberto Berliner 

Produção Executiva: Leo Ribeiro e Sabrina Garcia 

Fotografia: Pedro Faerstein 

Som Direto: Davi Paes

Montagem: Victor Lopes, Yan Motta e Ananda Banhatto 

Direção de arte – Motion Design: Rodrigo Lima

Direção de arte – Cenografia: Marcus Wagner

Coordenação Executiva: Fernanda Calábria

Direção de Produção: Julia Tavares

Pós-produção: Nat Mizher

Coloristas: Hebert Marmo e Anuar Marmo

Design de Som: Fernando Aranha

Mixagem: Bernardo Adeodato

Pesquisa: Patrícia Pamplona

Produção: TvZero  

Coprodução: Canal Brasil 

Patrocínio: RioFilme e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 

Apoio à distribuição: Lei Paulo Gustavo/ SECEC-RJ

Classificação: 18 anos

Distribuidoras: Arthouse e Filmes do Estação 


A produção “Fausto Fawcett na Cabeça” conta com o patrocínio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI, Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. Além do apoio à distribuição do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo".



Bios 


Victor Lopes - Diretor

Victor Lopes – Direção e Roteiro 

Cineasta, Roteirista e Professor de Cinema e TV, dirigiu diversos filmes, vencedores de 42 prêmios nacionais e internacionais com mais de um milhão de espectadores nos cinemas. Estreou em 1992 com “Vênus De Fogo”, ficção exibida pela TV Bandeirantes, Channel Four e HBO. Premiado no Brasil e Itália, o vídeo integra o acervo do MOMA de Nova Iorque. Dirigiu e produziu “Bala Perdida”, curta-metragem com 18 prêmios nacionais e internacionais, pré-indicado ao Oscar de 2004. Na Televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo. 


Seu primeiro longa-metragem foi “Língua, Vidas Em Português”, documentário sobre a língua portuguesa, exibido em 50 países, foi premiado no Brasil e em Portugal. Em 2012 dirigiu a comédia “As Aventuras De Agamenon, O Repórter”, com 950 000 espectadores. Em 2013, foi lançado “Serra Pelada, A Lenda Da Montanha De Ouro”, documentário vencedor de três prêmios internacionais. “Betinho, A Esperança Equilibrista”, biografia do sociólogo e ativista estreou em 2015 e foi premiado com o Voto Popular no Festival do Rio e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.  Seu documentário Fausto Fawcett na Cabeça foi eleito o melhor filme pelo Júri Oficial na Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens, além de melhor ator/personagem e Troféu Abracine, no Fest Aruanda 2022.


TvZero - Produtora

A TvZero foi fundada em 1991 com objetivo de contar histórias de relevância artística, social e cultural, através de projetos audiovisuais, apostando na renovação da linguagem audiovisual, na qualidade técnica e no sucesso comercial. Tudo isso num ambiente de trabalho solidário, inspirador e comprometido com o bem-estar de seus colaboradores.


Ao longo dos seus 30 anos de atividade, produziu 30 longas-metragens, dos quais se destacam “Benzinho” (2018), com première em Sundance e grande vencedor no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; “Gabriel e a Montanha” (2017), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes; "Nise - O Coração da Loucura" (2015), vencedor do prêmio de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Tóquio; “Bruna Surfistinha” (2012); os documentários “Meu Nome é Daniel” (2019), com première no IDFA; “Os Quatro Paralamas” (2020); “A Farra do Circo” (2014), “Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei” (2008) e “A Pessoa é para o que nasce” (2005). Juntos, levaram mais de 2,7 milhões de espectadores aos cinemas só no Brasil, tendo sido comercializados para vários países e com exibições em mais de 200 festivais, onde acumulam vários prêmios.


Na TV, a produtora também se destaca com as quatro temporadas de “#MeChamaDeBruna”, coproduzida pela Fox Premium e vendida para 13 países; as séries documentais “Eu Sou Assim”, indicada ao Emmy Internacional em 2018 e “Histórias de Adoção”, exibidas no GNT; além de diversos programas e filmes para canais como Canal Curta! Canal Brasil, Multishow, SBT, History Channel, A&E Entertainment, TV Cultura, dentre outros.


Em 2021, lançou o documentário “Boa Noite”, de Clarice Saliby, a coprodução do longa documental "Dois Tempos", de Pablo Francischelli, e o longa de ficção "Um Casal Inseparável", de Sergio Goldenberg, que estreou no Canal Telecine. Em 2022, exibiu “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho” na Mostra Tiradentes, Festival do Rio, Mostra de São Paulo e Festival Aruanda, onde ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri popular, e “Fausto Fawcett na Cabeça”, que ganhou os prêmios de Melhor Longa, melhor ator/personagem e Troféu Abracine. Em fevereiro de 2023, lançou com sucesso "Andança" nos cinemas de todo o Brasil, que permaneceu em cartaz por mais de 5 meses. A TvZero também possui um portfólio amplo e heterogêneo de projetos em desenvolvimento, produção e pós-produção, como "Assexybilidade", de Daniel Gonçalves, selecionado para a estreia mundial no Outfest Los Angeles, "Kasa Branca", de Luciano Vidigal, "Malu", com direção de Pedro Freire e "Um Lobo entre os Cisnes", de Marcos Schechtman e Helena Varvaki.


Canal Brasil – Coprodução

O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 25 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.


RioFilme - Patrocinadora

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão promover o desenvolvimento da indústria audiovisual carioca, levando em conta seus impactos econômicos e sociais na cidade. Entre suas atividades estão a democratização do acesso às salas de cinema e a expansão do parque exibidor, o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de público e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.



Filmes do Estação- Distribuidora

A Filmes do Estação é o braço de distribuição do Grupo Estação e, com 25 anos de experiência, distribuiu quase 300 títulos, entre filmes clássicos, novos talentos e cinematografias emergentes, dedicando-se ao melhor do cinema de arte nacional e internacional.


Dentre os filmes internacionais, pode-se destacar títulos de enorme sucesso como Banquete de Casamento e Comer Beber Viver, de Ang Lee; Buena Vista Social Club, de Wim Wenders; Down by Law, de Jim Jarmusch; Segredos e Mentiras, de Mike Lee; Meu Nome é Joe, de Ken Loach; Barriga do Arquiteto, de Peter Greenaway e a trilogia das cores de Krysztof Kieslowski. Além do relançamento no Brasil de coleções de grande diretores, como John Cassavetes, Jean-Luc Godard, Eric Rhomer, Pasolini, Carlos Saura,  François Truffaut, Fellini e Louis Malle. 


Dentre os brasileiros, a Filmes do Estação distribuiu filmes independentes icônicos, como Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, Riscado, de Gustavo Pizzi,  Juízo, de Maria Augusta Ramos, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, de Domingos Oliveira, e Fabricando Tom Zé, de Décio Matos. Recentemente lançou Transe em circuito nacional em parceria com a ArtHouse.


Atuando também na exibição, com 15 salas no Rio de Janeiro, e na realização de inúmeras mostras e eventos cinematográficos, a equipe Estação desenvolveu ao longo de décadas, com muito sucesso de público, estratégias alternativas e originais para potencializar a visibilidade e a bilheteria dos filmes que trabalha. 


ArtHouse - Distribuidora 

A ArtHouse é uma distribuidora dedicada ao cinema independente que traz em seu catálogo filmes como “A Erva do Rato” e “Educação Sentimental”, de Julio Bressane, “A História da Eternidade” e “King Kong em Asunción”,  de Camilo Cavalcante, “Big Jato” e “Piedade”, de Cláudio Assis, “Futuro Junho”, de Maria Augusta Ramos, “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho,  o argentino “Vergel”, de Kris Niklison, o português “Os Maias”, de João Botelho, “Relatos do Front”, de Renato Martins, “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho, “Fevereiros”, de Marcio Debelian, “Música para Quando as Luzes se Apagam”, de Ismael Canepele, “O Beijo no Asfalto”, de Murilo Benício, e “Domingo”, de Fellipe Barbosa e Clara Linhart, entre outros de um conjunto de quase 30 longas entre filmes de ficção e documentários, em 12 anos de trajetória.


Como destaque entre os lançamentos mais recentes, os documentários “Iracemas”, de Tuca Siqueira, e “Cafi”, de Lírio Ferreira e Natara Ney, e abrindo uma nova parceria com a Filmes do Estação, o longa “Transe”, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, apontado para 2 de maio.



Listas perfis 


Victor Lopes @victorl.lopes


Fausto Fawcett @faustofawcett


TvZero @tvzerocinema


FilmesdoEstação @estacaonetdecinema


ArtHouse @arthousebr


CanalBrasil @canalbrasil


RioFilme @_riofilme


Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro @sececrj




Nenhum comentário