[News] Peça "Uma Carta Para Lady Macbeth" estreia sábado 15 de Junho na Cidade das Artes

 


O espetáculo teatral “Uma Carta Para Lady Macbeth" (work in progress), com texto de Thereza Falcão e direção de Isabel Cavalcanti, é um solo inspirado na peça "Macbeth", de Shakespeare, que entrelaça a história pessoal da atriz Lorena da Silva com a dramaturgia inspirada no clássico. As apresentações do processo na Cidade das Artes, na Barra, acontecem de 15 a 30 de junho, aos sábados e domingos – ingressos no Sympla.


Muito discutida e revisitada, Lady Macbeth permanece mais instigante do que nunca. Classificada como ambiciosa e cruel nos inúmeros estudos, vai além desses adjetivos. Complexa, ela nos desafia e interroga. O espetáculo propõe um jogo de investigação teatral sobre a perturbadora Lady Macbeth, de Shakespeare, envolvendo também os personagens Macbeth e as Bruxas.


A atriz e idealizadora do projeto, Lorena da Silva, comenta que o processo tem sido um mergulho intenso e um jogo instigante. “A mancha que não sai de suas mãos é também a mancha do nosso trauma como humanidade”, comenta a atriz que teve, em sua trajetória no teatro, outros espetáculos inspirados em Shakespeare. Dedicada há dois anos à pesquisa e ao processo do espetáculo, Lorena da Silva teve consultoria de Nara Vidal, escritora brasileira radicada na Inglaterra, especialista em literatura inglesa, com expressivo estudo em textos de Shakespeare.  Ao longo desse tempo, a idealizadora reuniu um time competente que tem desenvolvido o trabalho que abre suas portas agora na Cidade das Artes para mostrar seu processo.


Lorena da Silva tem mais de 40 anos de carreira. Atriz, professora de teatro, diretora, produtora e autora Formou-se na Escola de Teatro da UNIRIO e é Mestre em Artes Visuais - EBA / UFRJ. Também fez formação no exterior, no Conservatório Superior Nacional de Arte Dramática de Paris. Tem uma carreira no Brasil e na França.


Thereza Falcão, premiada escritora, diretora e roteirista de televisão (Elas por Elas, Nos Tempos do Imperador), que tem indicações ao prêmio Emmy nos EUA, comenta que Lady Macbeth “talvez depois de Julieta, seja a personagem feminina mais conhecida de Shakespeare. Tanto que, quatrocentos anos depois de escrita, cá estamos, nos debruçando sobre ela, lembrando dela e tentando desvendá-la”. Isabel Cavalcanti, diretora e atriz, com trabalhos de destaque no cinema e no teatro brasileiro, lembra uma frase de Rita Lee ao comentar sobre a sede de poder de Lady Macbeth: “Uma coroa não é nada além de um chapéu que deixa entrar água”.


 


UMA CARTA PARA LADY MACBETH

Cidade das Artes – Sala Eletroacústica, Barra

15 a 30 de junho (sábados 20h e domingos 19h)

Ingressos: Sympla e bilheteria do teatro | 14 anos  | 50 min.

https://bileto.sympla.com.br/event/94403/



Equipe

Atuação e idealização: Lorena da Silva

Dramaturgia: Thereza Falcão

Direção e Trilha Sonora: Isabel Cavalcanti

Consultoria: Nara Vidal

Direção de Arte e Cenário: Flávia de Faria

Direção de Movimento: Daniel Passi

Iluminação: Rogério Emerson

Figurino: Luciana Cardoso

Assistência de Direção de Arte: Gabriela Moussa

Coordenação de Produção: Mônica Saturnino

Produção Executiva: Bárbara Montes Claros

Assessoria de Comunicação: Rodolfo Abreu

Visagismo: Fernando Ocazione

Imagens: Sofia Badim e Ruy Duarte

Realização: L'acte- Atos da Criação Teatral



Acompanhe os bastidores da produção da peça no Instagram:

https://www.instagram.com/umacartaparaladymacbeth





Nenhum comentário