[News] Pela primeira vez no Brasil, a companhia equatoriana de dança TALVEZ apresenta espetáculo, performance e oficina, de 26 a 30 de junho, todos com entrada gratuita
Pela primeira vez no Brasil, a companhia equatoriana de dança TALVEZ apresenta espetáculo, performance e oficina, de 26 a 30 de junho, todos com entrada gratuita
Iniciativa do projeto Encruzilhadas Latinoamericanas, a temporada conta com o espetáculo “Ouroboros”, a desmontagem crítica de “Ouroboros”, a performance "Do trajeto ao ato: aparições instantâneas" e a oficina Escuta Corporal para Improvisação Cênica
Com 15 anos de trajetória, a companhia equatoriana de dança TALVEZ faz a sua estreia no Brasil, com a promessa de instigar o público a participar ativamente de suas atividades entre 26 e 30 de junho. A proposta do grupo, dirigido pela coreógrafa Marcela Correa, é explorar as linguagens da improvisação a partir de obras que buscam construir plataformas interativas multidisciplinares com os espectadores, que se envolvem emocionalmente e sensorialmente com as criações. Nesta temporada carioca, a Cia TALVEZ vai apresentar o espetáculo “Ouroboros” (29 e 30/06), a desmontagem crítica de “Ouroboros” (26/06), a performance itinerante "Do trajeto ao ato: aparições instantâneas" (27/06) e vai oferecer a oficina Escuta Corporal para Improvisação Cênica (27/06). Todas as atividades são gratuitas.
A programação inaugura o novo projeto do selo artístico Celeiro Moebius, o Encruzilhadas Latinoamericanas, que propõe um intercâmbio de artistas da dança, da performance e do teatro que tenham uma implicação ética-estética-política com a produção artística na América Latina. A iniciativa do selo tem concepção e direção da bailarina, coreógrafa e pesquisadora-docente das artes cênicas Aline Bernardi, que deseja fomentar uma rede de troca de saberes, fortalecendo os cruzamentos e os encontros entre artistas latino-americanas/os. A primeira edição do Encruzilhadas Latinoamericanas conta com apoio institucional do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e do Programa de Pós Graduação em Dança/PPGDan/UFRJ. O patrocínio é do Ministério da Cultura do Equador e da Universidade São Francisco/Quito.
“A Cia TALVEZ comemora 15 anos de trabalho investigativo em linguagens do corpo, do movimento e da cena. Nessa trajetória, definimos duas linhas de investigação: a escuta corporal como linguagem cênica e a ressignificação da relação performer/espectador. Com nosso trabalho consolidado no Equador como um grupo experimental e inovador, procuramos agora levar nossa pesquisa para outros países da América Latina: como nossa proposta se insere em outras realidades culturais e artísticas? Quais serão as leituras da nossa encenação face a diferentes compreensões do trabalho corporal e da dança? Como nossas perspectivas de pesquisa mudarão à medida em que mergulharmos em outros círculos artísticos, diante de públicos com outras compreensões do mundo e da arte?”, indaga a coreógrafa Marcela Correa.
Sobre Ouroboros
Com sessões gratuitas nos dias 29 e 30 de junho, no Teatro Angel Vianna, Ouroboros questiona a aparentemente interminável busca humana por fazer/produzir/progredir/
Em Ouroboros, há uma paisagem em círculo contínuo: intérpretes/performers repetem um caminho que não leva a lugar algum, desenhando um círculo sem fim. O público é convidado a se virar na direção oposta à das/os artistas, se envolvendo, de forma perceptível e imperceptível, com o ritmo, as ações e os sentimentos das/os intérpretes. Uma desmontagem crítica do espetáculo será realizada dia 26 de junho, na UFRJ - Campus Fundão, dentro da disciplina "Corpo, dança e cultura" do PPGDan - Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ, em parceria com a Profa. Dra. Carol Natal.
Sobre a performance itinerante "Do trajeto ao ato: aparições instantâneas"
A performance surge da necessidade de repensar formas de habitar espaços urbanos como parques, ruas, ônibus, em cidades onde a violência, a desconexão e a apatia se consolidaram. A obra foi criada em Quito como resposta a uma mudança repentina e enorme na segurança pública nos últimos anos, mas sempre pensada na continuidade e no diálogo com quase todas as cidades latino-americanas.
Através de um passeio pela cidade, as/os intérpretes “Do trajeto ao ato: aparições instantâneas” inventam ações momentâneas que dialogam com a arquitetura, buscando outras formas de viver o simples e o belo de uma paisagem urbana. São jogos que abrem a possibilidade de conexão, alegria e poesia no cotidiano de seus habitantes.
Sobre a Oficina Escuta Corporal para Improvisação Cênica
O trabalho de improvisação nas artes cênicas requer um conhecimento e uma escuta múltipla: pessoal, com os outros no palco e com o espaço. A oficina começa com a atenção à caixa pélvica como o centro de força e ação do movimento e como um recipiente de consciência interior. A partir da pélvis, a respiração é acentuada e, com ela, a conexão com o próprio corpo. Uma vez que a consciência pessoal e a do outro são reconhecidas, partimos para a busca e o reconhecimento do espaço como uma página em branco na qual se pode escrever e desenhar em movimento, com ativação das atenções às dinâmicas em movimento, entrelaçando as camadas de escuta corporal. A oficina será realizada dia 27 de junho (quinta-feira), das 10h às 13h, no Estúdio 1 do Centro Coreográfico, com inscrições no link: https://forms.gle/
Sobre a Cia TALVEZ
Fundada em 2008 pela coreógrafa e professora Marcela Correa, a Cia TALVEZ é uma companhia de dança contemporânea, criada em Quito (Equador), e dedicada a explorar as linguagens da improvisação. Suas obras buscam construir plataformas interativas e multidisciplinares com o público, propondo responsabilidades e direitos que lhe permitam ser uma entidade ativa emocionalmente. O grupo tem mais de 10 espetáculos no currículo, apresentados no Equador e no exterior. Sediada na Universidad San Francisco de Quito, a Cia TALVEZ investiga aspectos sensoriais do corpo, e como as reações corporais, sobressaltos e intuições se distanciam da atenção ditada exclusivamente pelo pensamento lógico. É a primeira visita do grupo ao Brasil.
Ficha técnica de “Ouroboros”:
Direção: Marcela Correa
Codireção artística e intérprete: Juan Fernando León
Cocriadores e intérpretes: Vanessa Torres, Estefanía Silva,
Clara Polo e Miguel Palacios
Direção de Produção: Pablo Molina Suárez e Marcela Correa
Direção Musical e Iluminação: Daniel Mena
Produção (Equador): Vanessa Torres
Produção (Brasil): Aline Bernardi
Figurino: Sara Molina, Marcela Correa
Confecção de objetos cênicos: María José Terán e Daniel Mena
Design gráfico: Verónica Santillán (EC) e Emerson Ferreira (BR)
Fotografia: Juan Pablo Viteri
Operador de som: Daniel Mena
Operador de luz: Cristiano Teodoro
Serviço Cia de dança TALVEZ - Atividades da Turnê no Rio de Janeiro:
Temporada: 26 a 30 de junho de 2024
Desmontagem crítica do espetáculo Ouroboros
Dentro da disciplina "Corpo, dança e cultura" do PPGDan - Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ, em parceria com a Profa. Dra. Carol Natal
Dia e horário: 26 de junho (quarta-feira), das 9h às 12h
UFRJ - Campus Fundão: CCMN - Auditório Cema (Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco F).
Formulário de inscrição: https://forms.gle/
Classificação etária: 16 anos
Oficina Escuta Corporal para Improvisação Cênica
Dia e horário: 27 de junho (quinta-feira), das 10h às 13h
Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro / Estúdio 1: R. José Higino, 115 – Tijuca
Formulário de inscrição: https://forms.gle/
Classificação etária: 16 anos
Performance itinerante "Do trajeto ao ato: aparições instantâneas"
Dia e horário: 27 de junho (quinta-feira), das 16h às 17h
Ponto de encontro para o início: porta do Forte de Copacabana, às 15h45
Classificação etária: livre
Apresentação do espetáculo Ouroboros
Dias e horários: 29 e 30 de junho (sábado e domingo). Sábado, às 19h, e domingo, às 18h
Teatro Angel Vianna - Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro: José Higino, 115 – Tijuca
Ingressos: gratuitos
Link de ingressos para sábado: https://riocultura.
Link de ingressos para domingo: https://riocultura.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 16 anos
Informações e Inscrições no Instagram: @celeiromoebius
Racca Comunicação
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