[News]A Eslipa, escola de palhaços e palhaças, apresenta o seminário “A Mulher no Espaço da Arte” (17/06), no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, e os espetáculos gratuitos “Circo da Julieta” (22/06) e “Caixa de Pandora” (23/06), no Largo do Machado

 A Eslipa, escola de palhaços e palhaças, apresenta o seminário “A Mulher no Espaço da Arte” (17/06), no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, e os espetáculos gratuitos “Circo da Julieta” (22/06) e “Caixa de Pandora” (23/06), no Largo do Machado


logo ESLIPA 2024.png


O seminário reunirá as artistas e pesquisadoras Antônia Vilarinho, Martha Paiva e Letícia Lisboa. Mediação: Fran Marinho

 

No dia 22 de junho, os alunos da Eslipa vão apresentar o espetáculo “Circo da Julieta”, e no dia 23 de junho, a mestra Fran Marinho, a palhaça Francisquinha (Circo do Asfalto), faz sessão de "Caixa de Pandora", obra só com mulheres

 

A Eslipa - Escola Livre de Palhaço inicia as atividades do quinto módulo do curso de 2024, no dia 17/06, com o seminário “A Mulher no Espaço da Arte”, aberto ao público, com a participação dos artistas e pesquisadores Antônia Vilarinho, Martha Paiva e Letícia Lisboa. A mediação será de Fran Marinho, a palhaça Francisquinha. “As mulheres têm ocupado, cada vez mais, diversos espaços, e não poderia ser diferente na arte. As mulheres ocupam, de forma exemplar, o campo da arte, no seu processo de criação, de formação, de produção, de gestão, com amorosidade. E a Eslipa celebra essas conquistas. Venham para o nosso seminário, conversar com essas artistas tão potentes”, convida o diretor da Eslipa, Richard Riguetti.

Nos dias 22 e 23/06, às 16h, haverá o encerramento do módulo com a apresentação gratuita de dois espetáculos no Largo do Machado. No sábado, alunas e alunos da Eslipa apresentam “Circo da Julieta”, uma homenagem à querida Julieta Hernandez (1985-2023), a palhaça Jujuba, que foi da turma da Eslipa de 2017. No domingo, Fran Marinho, a palhaça Francisquinha (Circo do Asfalto), apresenta “Caixa de Pandora”, que tem por objetivo reunir mulheres que pesquisam palhaçaria e a dramaturgia da comicidade feminina dentro do universo circense e de rua. “O espetáculo é construído a partir do repertório de cenas trazidas por cada artista, e novas cenas criadas a partir do encontro. Então, cada apresentação é única”, explica Fran.

A Eslipa, escola aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, oferece formação, qualificação e aperfeiçoamento da arte da palhaçada e da brincadeira, com aulas e atividades gratuitas. Em 2024, as atividades são realizadas durante uma semana por mês (de segunda a domingo) em módulos ao longo de nove meses.  Os cursos são ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Fabiano Freitas, Daniel Lopes, Anthony Brito, Chicho, Vanda Jaques, Edmilson Santini, Walter Kohan, Aline Bernardi, Norma Nogueira, Antônia Vilarinho, Beto Lemos e Michel Robin.

“É uma alegria voltar a termos um curso presencial, que não tínhamos desde a pandemia”, comemora Richard Riguetti. “Nossa arte acompanha as discussões da sociedade, então as pautas identitárias serão bastante trabalhadas nos módulos e nos espetáculos pelos nossos mestres e mestras. Além disso, a nossa seleção de participantes buscou a diversidade”, acrescenta.

O curso reúne 30 palhaços e palhaças de todo o Brasil e da América Latina, com patrocínio da Extensão UFRJ e do Lab Cultura Viva e apoio Cultural do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, do Espaço Travessia, Escoa Nacional de Circo, da Funarte, e da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

Participantes do seminário “Organização das forças produtivas e criativas”

Letícia Lisboa: atriz, palhaça e educadora popular. Bacharel em Produção Cultural pela UFF, Palhaça pela Eslipa e aluna do programa de Mestrado Educação, Comunicação e Cultura em Periferias, UERJ- FEBF. Cofundadora e diretora de produção da Cia Artística Sol sem Dó, Embaixadora dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil no Rio de Janeiro. Atualmente é suplente na cadeira de teatro e circo do Conselho Municipal de Política Cultural de Duque de Caxias. Em sua carreira como palhaça e atriz destacam-se a passagem pelo Circo de Teatro Tubinho (SP), onde atuou como atriz e produtora (2017-2020), o espetáculo Neca PopStar - Mostra Regional de Artes cênicas Sesc Rio (2019), o espetáculo Uma Saga Na Quarentena (2021) premiado pelo edital de Montagem teatral da Funarj e indicado as categorias melhor atriz em papel protagonista e melhor direção de produção pela 7° edição do prêmio CBTIJ de Teatro para Infância e a curadoria e produção da Mostra 7 Dias de Sol.

Antônia Vilarinho: é Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Mestra em Teatro também pela UDESC na linha de pesquisa Teatro, Sociedade e Criação Cênica. Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Palhaça e artista pesquisadora. É servidora aposentada da Fundação Nacional de Artes - Brasília (DF). Formada pelo Institut Le Rire Médecin em Paris-Fr. no curso de palhaçaria para hospitais. Atuou como parecerista em projetos culturais pelo Funarte e Petrobras. Faz parte da Rede Catarina de Palhaças. No doutorado concentra-se na pesquisa Palhaçaria de Terreiro: um caminho das corporeidades afrocentradas nos processos criativos des palhaces. Faz parte da Organização Palhaços Sem Fronteiras é residente no Centro Coreográfico do Estado do Rio de Janeiro.

Martha Paiva: é atriz, palhaça, contadora de histórias, comediante, professora. Estreou, em 2020, como escritora com seu primeiro livro infantojuvenil e, em 2022, dirigiu três espetáculos. Integra a Cia do solo há 11 anos. Formada em teatro pela Unirio, já participou de diversos festivais de circo e teatro no Brasil e na Europa. Desenvolve trabalho nas redes sociais desde 2021.

Serviços:

Seminário “A Mulher no Espaço da Arte”

Data: 17/06, das 9h ao meio-dia

Centro de Artes Calouste Gulbenkian: Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Entrada gratuita

 

Circo da Julieta, com alunos e alunas da Eslipa                 

Datas: 22/06, às 16h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

 

Caixa de Pandora, com Fran Marinho, a palhaça Francisquinha  

Datas: 23/06, às 16h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

 

 

 

Assessoria de imprensa

Racca Comunicação

Nenhum comentário