[News]LONGA DE FERNANDA BOND E VALENTINA HOMEM ESTREIA NA MOSTRA COMPETITIVA DO OLHAR DE CINEMA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA
Estreia em longas de Fernanda Bond e Valentina Homem, UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS fará sua estreia mundial no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece entre os dias 12 e 20 de junho. O filme será exibido na Mostra Competitiva Brasileira nos dias 18 de junho, às 21h30, no Cimemark Mueller; e no dia 19 de junho, às 14h15, no Cine Passeio Luz. A produção é assinada pela Sempre Viva e pela Ponto de Fuga.
“Esse é nosso primeiro longa-metragem, fruto de mais de duas décadas de colaboração criativa, um trabalho que agrega nossa experiência com teatro, performance, artes visuais e documentário. Um projeto que foi gestado ao longo de muito tempo, tendo sua semente plantada há mais de dez anos e que só se tornou possível graças a um enorme esforço coletivo”, contam as diretoras. | Confira o trailer que acaba de ser divulgado! |
Com roteiro assinado pelas diretoras e Jô Bilac, o filme tem como protagonista Marli (Clarissa Pinheiro), que descobre que o apartamento onde trabalha há 20 anos foi vendido e, a partir do dia seguinte, ela estará desempregada, enquanto Iara (Elvira Helena), sua patroa, irá para um asilo.
O filme explora as relações de cuidado entre mulheres, refletindo sobre a quem pertence a tarefa do cuidado, social e historicamente, em nossa sociedade. Marli cuida de Iara na ausência de seu filho. Iara, por sua vez, ajudou Marli a cuidar de Sofia na falta de um pai. Jane, melhor amiga de Marli, cuida do bebê dos vizinhos e passou a cuidar de Sofia quando Marli foi morar com Iara por conta da pandemia. O filme entrelaça dinâmicas de cuidado e de ausência dele, focando no afeto entre as personagens.
“O conflito central do filme se desenvolve através da relação entre mãe e filha, explorando a complexidade que é criar alguém, especialmente na fase da adolescência. Ao mesmo tempo em que a personagem de Sofia tem a função de trazer as indagações e questionamentos das novas gerações e territórios. UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é atravessado por diferentes territórios simbólicos e geográficos: relações entre nordeste e sudeste, contrastes entre zona norte com a zona sul do Rio de Janeiro e dinâmicas de classe e raça são elementos que atravessam a narrative”, explicam as diretoras.
A abordagem cinematográfica do filme está intrinsecamente ligada ao processo de criação colaborativo entre as diretoras/roteiristas e as atrizes. Diante dos inúmeros obstáculos impostos pela realidade brasileira dos últimos anos, e com a decisão de filmar um longa-metragem com um orçamento inicial de menos de 100 mil reais, foi preciso estabelecer dispositivos e obstruções que permitissem viabilizar a realização. A filmagem principal durou apenas 4 dias, além de duas diárias extras para as cenas no Complexo da Maré, mas aconteceu logo depois de longa imersão dentro da locação principal, para que as atrizes pudessem mergulhar no universo da narrativa, se apropriando daquele espaço simbólico.
“Junto com as fotógrafas, optamos por trabalhar com planos-sequência filmados com câmera na mão - cada cena foi realizada para as lentes em tempo contínuo como no teatro, para que o espectador possa se aproximar ao máximo da experiência vivida pelas atrizes. Todo o elenco colaborou na criação do roteiro, o que foi fundamental para uma construção dramatúrgica fundada nas relações e no afeto. A maior parte dos diálogos foi construída a partir de improvisos feitos ao longo das semanas de ensaio, resultando em falas criadas a partir da perspectiva e vivência das atrizes em relação aos universos temáticos atravessados pelo filme”, explicam as diretoras.
Em sua equipe artística, o longa conta com Amara Barroso & Louise Botkay, na direção de fotografia; montagem de Alice Furtado; desenho de som de Nicolau Domingues; e trilha sonora de Caio Domingues & Nicolau Domingues.
UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é uma produção da Sempre Viva & Pontos de Fuga.
Sinopse
Marli é pega de surpresa com a notícia de que o apartamento da Iara, para quem ela trabalha há vinte anos, foi vendido e aquele será o último dia das duas ali, já que no dia seguinte a idosa será transferida para um asilo. Apesar de atônita com a urgência da mudança, Marli não vê a hora de voltar para sua terra natal, Olinda. O que ela não espera é receber de Sofia, sua filha adolescente, a notícia mais difícil deste longo dia.
Ficha Técnica
DIREÇÃO: Fernanda Bond & Valentina Homem
PRODUÇÃO: Nathalie Felippe & Valentina Homem
ROTEIRO: Fernanda Bond, Jô Bilac & Valentina Homem
ELENCO: Clarissa Pinheiro, Marianna Bittencourt, Elvira Helena, Geandra Nobre, Ruth Mariana
FOTOGRAFIA: Amara Barroso & Louise Botkay
MONTAGEM: Alice Furtado
DESENHO DE SOM: Nicolau Domingues
TRILHA ORIGINAL: Caio Domingues & Nicolau Domingues
Sobre as diretoras
Valentina Homem é mestra em Cinema e Artes da Mídia pela Temple University (EUA), onde também atuou como professora assistente e adjunta, ministrando cursos práticos e teóricos (2012-2016). Sua pesquisa de mestrado a respeito da performatividade no fazer documental foi orientada por Tim Corrigan, autor de Essay Film. Valentina realiza documentários como roteirista, diretora e produtora desde 2002. Ao longo dos anos, seus trabalhos passaram a se desenvolver na intercessão entre documentário, artes visuais e performance e mais recentemente passou a se dedicar também a projetos de ficção. Seus curtas documentais e experimentais foram exibidos em dezenas de festivais nacionais e internacionais (Semana da Crítica, Annecy, Quinzena dos Realizadores - Cannes, Havana, Ann Arbor Film Festival, Cartagena, Vila do Conde, Brasília, Festival dei popoli etc) e seus roteiros têm participado de mercados e laboratórios (DocMontevideo, Brasil Cinemundi, MiradasDoc). Valentina foi artista residente da Fundação Sacatar (Brasil) em 2019 e da Millay Colony (Estados Unidos) em 2016, mesmo ano em que recebeu a bolsa do Flaherty Seminar. Desde 2020 começou a atuar como consultora de projetos e facilitadora de processos criativos e, em 2021, teve dois ensaios publicados em revistas (Nerva e Bacanal).
Fernanda Bond é diretora cênica e audiovisual. Formada em Psicologia pela UFRJ, realizou Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas na UNIRIO e Doutorado Sanduíche na Columbia University. Tem como principal objeto de pesquisa o trabalho do ator/performer e a escrita da cena contemporânea. Em seu primeiro longa metragem Um dia antes de todos os outros (2023) assina direção e roteiro ao lado de Valentina Homem e Jô Bilac. Em 2020 realizou o espetáculo solo on-line Te Falo Com Amor e Ira. Em 2018 assinou a direção e dramaturgia (com Valentina Homem e Jô Bilac) do espetáculo multimídia A menina e o pote e foi co-diretora (com Luiz Felipe Reis) do espetáculo Galaxias I. Foi idealizadora e diretora geral do Microteatro RJ (2016 e 2014), onde dirigiu a micro-obra e curta-metragem O futuro. Entre 2008 e 2018, foi colaboradora artística e diretora assistente de Christiane Jatahy em espetáculos híbridos de teatro/cinema vencedores de importantes prêmios e apresentados nos principais festivais brasileiros e europeus. Ministra, desde 2015, workshops de narrativa e roteiro audiovisual para o Desenvolvimento Artístico nos Estúdios Globo, entre eles a Oficina para Novos Autores da FLUP em 2019. Participou do projeto SESC Dramaturgias, ação formativa experimental e continuada. Atualmente, é coordenadora e professora do curso de Artes Cênicas da PUC-RJ.
SEMPRE VIVA
Sempre Viva é uma pequena produtora familiar que atua nas áreas de cinema, TV, literatura, jornalismo e artes visuais. Atualmente em pós-produção Sempre Viva tem O Dia Anterior, longa narrativo escrito e dirigido por Valentina Homem. A empresa está em pré-produção de Under The Baobab Tree, longa-metragem documental coproduzido pela Bubbles Projects, também escrito e dirigido por Valentina. Sempre Viva está desenvolvendo a Série Na Caatinga a Vida Pulsa e o longa-metragem CAVALO. A empresa produziu os curtas Nem Spring Nor Estuary (Ann Arbor Film Festival, 2019), Abigail (Quinzaine des Réalisateurs, 2016) e Brócolis (CinePE, 2015), todos dirigidos por Valentina Homem. Em 2016, Sempre Viva produziu Rede Patativa, programa de TV de 26 episódios veiculado em diversos canais públicos de TV.
PONTOS DE FUGA
O primeiro projeto da Pontos de Fuga no cinema foi o documentário “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei”, de 2009, que retrata a vida do cantor Wilson Simonal. O filme foi responsável pela maior bilheteria do gênero documentário do ano. Para a televisão, produziu as séries “Design Brasileiro”, de 2013, exibida pelo Canal Curta!, e “Arte Brasileira Quadro a Quadro”, de 2018, exibida pelo canal Arte1. Em 2016, produziu o documentário “Zanine – O Ser do Arquitetar". Em 2019, a produtora lançou o longa de ficção “Simonal”, com direção de Leonardo Domingues e protagonizado por Fabrício Boliveira e Isis Valverde, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2020, lançou a série documental “Amor de Bicho” e no final de 2022 lançou o longa-metragem de ficção “O Amor Dá Voltas” de Marcos Bernstein, que conta com Cleo, Juliana Didone e Igor Angelkorte no elenco. No momento produz as segundas temporadas das séries documentais “Arte Brasileira Quadro a Quadro” e “Amor de Bicho” e prepara o lançamento do longa-metragem de ficção "Um dia antes de todos os outros”, com direção de Fernanda Bond. e Valentina Homem. Conta com diversos parceiros como Globo Filmes, Netflix, HBO Max, Downtown Filmes, Globoplay, entre outros.
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