[News]Oskar Metsavaht realiza debate sobre Cultura Oceânica em seu studio OM.art, no Rio de Janeiro

 

 
Oceans Talks

 

Oskar Metsavaht realiza debate sobre Cultura Oceânica 
em seu studio OM.art, no Rio de Janeiro

 

Evento acontece 29 de junho (sábado) e faz parte da agenda do manifesto em videoarte Caiçara, que reflete sobre questões relacionadas a pesca responsável, saberes ancestrais e a preservação do Oceano
 

 

Rio de Janeiro, junho de 2024 – O mês de junho é marcado pela celebração do Dia Mundial dos Oceanos e, com foco em disseminar conhecimento e estimular o debate sobre o tema, Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Sustentabilidade, Embaixador da Unesco para a Década dos Oceanos 2021-2030 e fundador da Osklen e do Instituto-E, promove o Oceans Talks - A necessidade da Cultura Oceânica num planeta azul em constante mudança. Realizado no Studio OM.art no dia 29/06 (sábado), a partir das 16h e com entrada franca, o painel integra a agenda da exibição do manifesto em videoarte Caiçara, sobre conscientização para o consumo consciente do ecossistema marítimo e a importância dos conhecimentos ancestrais na preservação do oceano.

 

O evento terá abertura de Oskar Metsavaht com mediação de Miguel Paranaguá, do Instituto E, e participações de Ana Asti, subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Marcos Bastos, professor e diretor da Faculdade de Oceanografia da UERJ; Aline Aguiar, coordenadora científica do projeto Ilhas do Rio; e Marco Aurélio Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela.

 

Com o debate busca-se trazer outros aspectos sobre a reflexão presente no manifesto Caiçara, como o aprofundamento da importância da cultura oceânica para saúde de nosso planeta e para o bem-estar das gerações presentes e futuras.

 

Para quem for ao studio OM.art, também será possível assistir ao curta-metragem homônimo, exibido em uma sala do espaço da instalação artística - mostrando o ponto de partida desta grande reflexão - além de trazer imagens inéditas captadas para a filmagem. 

 

Exibido e reconhecido em festivais internacionais, ‘Caiçara’ poderia retratar qualquer lugar do mundo, mas foi filmado em uma das mais antigas colônias de pesca artesanal do Brasil, a Z-13, localizada no posto 6, em Copacabana, Rio de Janeiro. O curta faz parte da antologia INTERACTIONS, projeto da ONG suíça ‘Art for the World’, que reúne obras de doze cineastas internacionais, criando conexões entre humanos e animais através da biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e riscos hídricos. 
 

Manifesto em Videoarte Caiçara cred Om.art

 


Curta metragem Caiçara  cred Om.art


 

Serviço

Oceans Talks - A necessidade da Cultura Oceânica num planeta azul em constante mudança

Quando: 29 de junho (sábado)

Horário: 16h

Local: Studio OM.art – Rua Jardim Botânico, 997 – Rio de Janeiro 

Entrada Franca

 

 

MAIS INFORMAÇÕES - FleishmanHillard

Nenhum comentário