[Teatro] Últimas apresentações da peça Depois do ensaio, Nora, Persona; espetáculo usa teatro e cinema para pôr foco no terror nas relações cotidianas

 Últimas apresentações da peça Depois do ensaio, Nora, Persona; espetáculo usa teatro e cinema para pôr foco no terror nas relações cotidianas

Com direção e dramaturgia de José Fernando Peixoto de Azevedo, obra desdobra diálogo entre os cineastas Bergman e Ibsen em temas como o abandono, a inveja, o teatro e o cinema

Cena de Persona - Fotógrafo Renato Domingos @sobre.domingos



“‘Depois do Ensaio, Nora, Persona’ elimina fronteiras para atores e atrizes brancos e pretos em novo acerto do diretor José Fernando Peixoto de Azevedo. O espetáculo funde os universos de Henrik Ibsen e Ingmar Bergman e desafia a teoria de que certas obras sobre gente branca são escritas para artistas brancos” Dirceu Alves Jr., no Infoteatro
 

O espetáculo Depois do ensaio, Nora, Persona faz últimas apresentações no Sesc Avenida Paulista (Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo), com sessões até dia 23 de junho de 2024. Dando continuidade à pesquisa sobre o terror nas relações cotidianas, em sua dimensão racializada, o encenador José Fernando Peixoto de Azevedo estabelece uma relação entre os textos “Depois do ensaio” e “Persona”, do escritor e cineasta sueco Ingmar Bergman (1918 - 2007), e “Casa de Boneca”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 – 1906). As obras, que discutem temas como o abandono, a inveja, o teatro e o cinema, ganharam novos contornos a partir da dramaturgia de Azevedo.

“Desde que montei ‘Ensaio sobre o terror’, em 2023, estamos retomando uma experiência de coletivo. Aos poucos vai se consolidando a SOCIEDADE ARMINDA, uma plataforma de trabalho, de aquilombamento, inicialmente com Rodrigo Scarpelli e Thainá Muniz".

Já para este projeto, outros artistas se agregam. É o caso da diretora de arte Beatriz Barros e do diretor musical Muato, além do aprofundamento da parceria com o cineasta André Voúlgaris. "Em mira, os embates que acontecem quando brancos e negros estão juntos. Aqui, nesse ‘juntos’, a cifra do que interessa investigar, apostar, inventar", diz o diretor.

A questão da interracialidade passou a integrar a trama. Em Depois do ensaio, Nora, Persona, o público assiste a três peças, uma na sequência da outra. A experiência tem a duração total de 3h40 com um intervalo de 20 minutos. Embora a articulação dos textos não seja imediata, Azevedo realiza uma combinação de trajetórias, fazendo com que uma fábula vá se desdobrando na outra, com pequenas adaptações que dão a ver a atualidade do material.

Sobre a encenação


Depois do Ensaio - Fotografia de Renato Domingos @sobre.domingos


“Há muito tempo não via, no teatro, algo que me deixasse tão impactado. (...) Fiquei realmente chapado com as múltiplas possibilidades que o espetáculo abre para nós, o público, e para criadores que tenham a mínima curiosidade de ver o que seus pares estão propondo, e fazendo.“ Blog do Merten


O espetáculo começa com "Depois do Ensaio". Na trama, enquanto ensaia "Casa de Bonecas", uma jovem atriz negra discute com seu diretor branco de meia-idade sobre os desafios do trabalho e da vida, revelando questões não resolvidas em suas trajetórias. Eles têm visões muito diferentes sobre teatro, politização do trabalho e conflitos.

Simultaneamente, a memória da mãe da jovem – uma grande atriz, amante do diretor, que morreu em crise com suas escolhas – surge na cena, exigindo coerência entre palavra e gesto.


Nora - Fotografia de Renato Domingos @sobre.domingos

segunda parte do trabalho é a montagem de "Casa de Bonecas", atualizada pelo cineasta em 1981. Agora intitulada "Nora" e concebida como um conto de terror, a protagonista enfrenta ameaças e devastação em seu casamento com um jovem advogado e banqueiro branco. Pressionada por um empréstimo indevido, sua situação evoca os textos de Bergman, criando um suspense contínuo.

Azevedo utiliza a prática do cinema ao vivo para intensificar o clima aterrorizante. Três câmeras em cena, telas exibindo imagens ao vivo e gravadas, e um cenário com chroma key (substituindo uma cor sólida, azul, por uma imagem) são usados. A trilha sonora é executada ao vivo.


“Um dos principais elementos das montagens teatrais do diretor José Fernando Peixoto de Azevedo, a prática do cinema enquanto as cenas acontecem no palco, é levada ao limite no espetáculo ‘Depois do Ensaio, Nora, Persona’, em cartaz no Sesc Paulista até o dia 23 de junho.” Cristina Camargo na Ilustrada, na Folha de S.Paulo



Persona - Fotografia de Renato Domingos @sobre.domingos

Por fim, em "Persona", uma atriz colapsa em cena e perde a voz. Na tentativa de se recuperar, ela se confronta com uma jovem enfermeira que, ao cuidar da atriz, percebe a perda como um abandono de si mesma. Duas mulheres negras lidam com a palavra que irrompe no silêncio, criando desencontros. "Persona" é dividida em duas partes. Primeiro, os espectadores assistem a um filme sonorizado ao vivo pelos atores. Em seguida, quando a fala colapsada emerge, a dinâmica do filme inteiro sendo feito ao vivo é recuperada, similar à encenação de "Casa de Bonecas".

Sinopse

Depois do ensaio, Nora, Persona: três ensaios sobre a falta e as formas do terror que atravessam processos de mobilidade social na dinâmica interracial disso que ainda chamamos sociedade. Primeiro, o teatro, e o que nele se faz na medida em vamos nos inventando a nós mesmos; depois, os confrontos da cena em sua demanda violenta de atualidade sem recuos; por fim, o trabalho de cura sobre os corpos que não esquecem suas dores, mas que as vão mapeando, no esforço de não se perderem em meio a elas, numa reiteração sem fim.

Ficha Técnica

Textos: Ingmar Bergman (Depois do ensaioPersona) e Henrik Ibsen (Casa de Boneca)

Tradução: Karl Erik Schøllhammer (Depois do ensaioCasa de BonecaPersona) e Aderbal Freire-Filho (Casa de Boneca)

Dramaturgia, dispositivo de cena e de imagem, direção geral: José Fernando Peixoto de Azevedo

Elenco: Daniel Tonsig, Castilho, Ellen Regina, Filipe Roseno, Izabel Lima, Rodrigo Scarpelli, Thainá Muniz e Victor Mota

Participação especial: Kendrick Lamar de Andrade

Direção técnica e de imagem, edição e videografia: André Voúlgaris

Direção de arte (cenografia e figurino): Beatriz Barros e Maíra Sciuto

Direção musical, composição de trilha sonora e cenário sonoro: Muato

Desenho de luz: Denilson Marques

Assistente de direção: Diego Roberto

Assistente de Direção Musical: Victor Mota

Práticas do corpo: Tarina Quelho

Direção de Movimento: Tarina Quelho Castilho

Facilitador vocal integrativo: Cauê Ferreira

Operação de câmera e imagens: Fredo Peixoto

Cenotecnia: Taller Tropical

Assistente de iluminação: Maria Fernanda Assumpção

Fotografias: André Voulgaris Beatriz Barros

Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Kelly Santos

Produção: Corpo Rastreado – Gabi Gonçalves e Anderson Vieira

 

Serviço
Depois do ensaio, Nora, Persona

Com SOCIEDADE ARMINDA e direção de José Fernando Peixoto de Azevedo

Até 23 de junho de 2024

Quinta, sexta e sábado, às 19h.

Domingo, às 17h.

Quarta, 19/6, às 19h.

Duração: 230 minutos, com intervalo

Recomendação: 14 anos

Sesc Avenida Paulista - Local: Arte II (13º andar)

Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-903
Ingressos: R$50 (inteira), R$25 (Meia) e R$ 15 (Credencial plena)

 

Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

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