[Tecnologia]Grupo Consumoteca apresenta pesquisa sobre impacto da I.A. na vida dos brasileiros em evento no Futuros - Arte e Tecnologia

 Grupo Consumoteca apresenta pesquisa sobre impacto da I.A. na vida dos brasileiros em evento no Futuros - Arte e Tecnologia

ESTUDO APONTA CINCO MACROTENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS QUE JÁ TRANSFORMAM ROTINAS E EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS


Centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia - Foto: Luciola Villela


Rio de Janeiro, 18 de junho de 2024 - Uma investigação pioneira sobre como a Inteligência Artificial (I.A.) está impactando as experiências de vida dos brasileiros. Esta é a proposta de uma pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca, através de seu núcleo Trop - especializado em tropicalizar tendências, e que agora, com o apoio do instituto Oi Futuro, será  apresentada ao público no centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia nesta quarta-feira, 19 de junho, às 18h30. A participação é aberta aos interessados e basta retirar ingressos pelo https://www.sympla.com.br/evento/oi-futuro-convida-trop-e-consumoteca-para-o-lancamento-de-modo-prompt/2495506?referrer=linktr.ee


A Inteligência Artificial deixou de ser exclusividade de laboratórios de tecnologia e festivais de inovação para se integrar de maneira substancial no dia a dia. Com apresentação de Marina Roalehead do time de Insights do Grupo Consumoteca, e abertura de Carla Uller, gerente de programas, projetos e comunicação do Oi Futuro, a proposta do evento é mostrar os resultados do estudo “Modo PROMPT” e debatê-los com o público, enriquecendo a discussão com novos olhares e análises. Serão apresentadas cinco macrotendências comportamentais identificadas na pesquisa e que fazem da ferramenta tecnológica um componente cultural ativo que transforma rotinas, práticas de trabalho e experiências de consumo.  

São elas: Empatia Programada, sobre contar com máquinas para assumir papéis em nossa vida que geram a criação de vínculos e despertam emoções; Otimização Compulsória, sobre explorar a I.A. a serviço de uma busca contínua por otimização – da vida pessoal à profissional; Criatividade Cocriada, com ferramentas generativas cada vez mais sofisticadas, a noção de autoria e criatividade ganham novos sentidos; Antecipação de Tudo, em que, em busca de personalização e comodidade, vamos terceirizando para as máquinas nossas necessidades e desejos; e Rejeição Algorítmica, quando resistir ao avanço da I.A. torna-se um movimento descentralizado, motivado por questões individuais ou coletivas.

“Todos os dias acordamos com uma nova notícia sobre Inteligência Artificial, um novo recurso do ChatGPT e da OpenAI. O debate está em constante renovação e as pessoas acabam com a sensação de não estarem dominando o tema e, consequentemente, o temem. E é justamente para responder a esse ‘para onde vamos’ que Trop, nosso núcleo de tendências, lançou MODO PROMPT, esse estudo com 5 tendências que mostram como estamos nos relacionando mais intencionalmente com a tecnologia. A Inteligência Artificial não está mais restrita aos festivais de inovação e CEOs de startups, ela impacta todo mundo e a gente discute como isso está chegando, de fato, na nossa vida, no nosso cotidiano, trabalho e relações”, afirma Marina Roale, Head de Insights Grupo Consumoteca.



Inclusão digital e letramento midiático


As complexas e latentes discussões sobre o tema da I.A. e seus impactos na vivência dos seres humanos comprovam mais uma vez a relevância de temas como o letramento midiático e inclusão digital da população. Mais que oferecer acesso às mídias, é fundamental intensificar os esforços de educação informacional de modo a contribuir para que o acesso à informação e às oportunidades seja mais equânime entre os brasileiros. A partir desse ano, o instituto Oi Futuro, ao rever o seu planejamento museológico, incluiu “Inclusão digital e letramento midiático na era da informação: ética e cidadania no século 21” com seu principal eixo de atuação para os próximos anos. O lançamento do MODO PROMPT faz parte desse esforço de trazer para o centro cultural discussões que contribuam para a formação e o letramento midiático de seus visitantes.

 

“O instituto Oi Futuro reconhece o quanto é importante aprender a examinar as estruturas que moldam o mundo digital para saber lidar com esse ambiente de maneira reflexiva e intencional. Os museus e centro culturais são instituições aliadas à educação para desenvolver na sociedade a habilidade de participação crítica e independente frente ao mundo, e por isso entendemos ser de grande relevância discutirmos temas como a Inteligência Artificial em no Futuros - Arte e Tecnologia”, ressalta Bruna Cruz, museóloga e coordenadora do Musehum, o Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro.


Sobre o instituto Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

 

Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

 

O Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.


Na área de Inovação Social, o Oi Futuro lançou em 2017 o laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. Desde então, já foram realizados 10 ciclos de aceleração com 153 organizações e negócios de impacto social, impactando diretamente mais de 1.150 gestores sociais com cerca de 15.900 horas de mentorias realizadas. O Oi Futuro tem promovido, assim, um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto. O Oi Futuro valoriza a diversidade e esse posicionamento se reflete nos números dos programas de aceleração: 52% dos gestores líderes não brancos e 54% são mulheres.


Serviço: 

Apresentação da pesquisa “Modo PROMPT”

Local: Futuros - Arte e Tecnologia

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
Dia: 19 de junho, quarta-feira

Horário: 18h30

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/oi-futuro-convida-trop-e-consumoteca-para-o-lancamento-de-modo-prompt/2495506?referrer=linktr.ee

Entrada franca.

Nenhum comentário