[News] AMBIENTALISTA KARINA MIOTTO LANÇA PRIMEIRO LIVRO QUE TRAZ REFLEXÃO SOBRE COMO SER UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO PARA O MUNDO

 

O que a saúde mental, o trabalho com propósito, a crise climática, a espiritualidade e culturas ancestrais podem ter a ver entre si? Com o desafio de responder a algumas dessas questões, Karina Miotto lança seu primeiro livro “Changemakers, a coragem de transformar o mundo - é lindo e tem perrengue, mas pode ser sem burnout!”  (Bambual Editora) – onde reúne todas essas temáticas, aparentemente diversas, que na sua visão se interconectam. Ao longo da obra, a jornalista ambiental, mentora de agentes da mudança e especialista em Ecologia Profunda, mostra como tal conexão é intensa. O objetivo é levar o leitor a refletir sobre seu papel no mundo e a possibilidade de se tornar um agente de transformação.  

O lançamento acontece no Rio, dia 4 de julho, a partir das 19h, na Blooks Livraria, em Botafogo. Antes dos autógrafos, Karina vai falar um pouco da sua experiência como jornalista ambiental e conversar com Fe Cortez, do Menos 1 lixo. O encontro será mediado pela editora Isabel Valle, da Bambual.  Já em São Paulo, o lançamento será dia 21 de julho, domingo, a partir das 10h, no Parque Trianon. Durante o evento, a autora vai bater um papo descontraído com Leandro Ramos, Diretor Global de Programas da WITNESS e convidar o público a experimentar um momento de ecologia profunda com o simples gesto de beber água.

“Changemakers” nasce de um relato pessoal a partir de um convite inusitado recebido por Karina para trabalhar na floresta amazônica, passa por um tortuoso caminho de esgotamento e deságua num mar de possibilidades que o autocuidado físico, mental e emocional podem proporcionar. Para a jornalista, o livro pretende chamar a atenção para o fato de que todas as pessoas podem contribuir para soluções das crises socioambientais, cada um à sua maneira. “Traz sentido à vida saber que podemos fazer a diferença, mas sem ilusões: perrengue é inevitável, burnout é opcional”, diz Karina.


Com mais de 18 anos de experiência como jornalista ambiental, Karina Miotto saiu de São Paulo para viver por cinco anos na Amazônia, onde teve a oportunidade de conviver com o povo local, denunciar e produzir conteúdos sobre as agressões diárias cometidas contra as vidas da floresta. Ao longo dessa vivência, sentiu que não conseguia proteger a Amazônia efetivamente. A impotência sentida diante do desmatamento e das injustiças sociais, combinada com a paixão pela causa, dedicação excessiva e os constantes abusos que denunciava a levaram a um burnout severo, que a impediu de continuar trabalhando pela Amazônia naquele momento. 

“Percebi que todas as reportagens que eu fazia, e todo aquele ativismo que promovia informação não eram suficientes para gerar o resultado que eu queria, de proteger a Amazônia. Como jornalista, foi revelador descobrir que apenas informar não era suficiente para mudar a realidade. A sensação de fracasso e o desgaste foram tamanhos que travei e não conseguia mais trabalhar e nem produzir”, conta Karina. 


Cuidando de si para cuidar do planeta


O livro traz de forma detalhada como Karina superou o burnout e conseguiu dar continuidade à sua causa de vida e missão de alma. ”Entendi que precisava, antes de qualquer coisa, cuidar de mim, reconhecer minhas dores e buscar novas formas de atuação baseadas na empatia, na compaixão e na delicadeza, o oposto do embate, formato que tinha iniciado minha jornada”. 


Como parte de seus aprendizados para formas mais amorosas e inspiradoras de ação, Karina investigou diversos temas, do chamado Ativismo Delicado à Comunicação Não Violenta e, principalmente, Ecologia Profunda, uma filosofia ambiental que traz questionamentos e formas éticas de estar no mundo. 


“Ao adotar a Ecologia Profunda como visão de mundo, mergulhamos em uma compreensão mais sistêmica, complexa e ampliada de nossa relação com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Essa abordagem não se limita a questões ambientais - ela nos desafia a reconhecer a interconexão de todas as formas de vida e a repensar nosso papel no grande esquema da existência”, explica.


Em “Changemakers”, Karina apresenta seus aprendizados e histórias pessoais, mas sobretudo nos convida a mergulhar num universo de subjetividades, sincronicidades, experiências com culturas ancestrais de vários lugares do planeta, intuições e conexões múltiplas. “Precisei confiar no fluxo e na intuição que me levou à Amazônia, me fez sair da floresta e me guiou por novos caminhos de evolução e aprendizado. Espero, a partir do relato de minha experiência pessoal e profissional, poder inspirar as pessoas a cuidarem de si tanto quanto querem cuidar do mundo”, afirma Karina. 


Lançamento:

Rio de Janeiro 

Dia 4/7 – quarta - 19h - Lançamento do livro com conversa entre a Karina Miotto e Fe Cortez, idealizadora do Menos 1 lixo. Mediação de Isabel Valle (Bambual Editora). Na Blooks Livraria - Espaço Itaú de cinema – Praia de Botafogo 316 – Botafogo


São Paulo 

21/7 – domingo - 10h - Lançamento do livro e bate papo descontraído entre Karina Miotto e Leandro Ramos (Diretor Global de Programas da WITNESS). O público será convidado a experimentar a Ecologia Profunda, mesmo estando em um grande centro urbano. Parque Trianon – Av. Paulista 1700 (ponto de encontro: a fonte, perto do parquinho infantil).


MAIS SOBRE A AUTORA:

Carreira em detalhes, com imagens:

https://drive.google.com/file/d/144ad4gqDrhNhyLHliPaPB7oFxdf6b9F6/view?usp=sharing






Nenhum comentário