[News] Divertida Mente 2: Tristeza, Medo, Nojinho, Raiva e agora Ansiedade; Conheça os principais vilões do seu cabelo
Divertida Mente 2: Tristeza, Medo, Nojinho, Raiva e agora Ansiedade; Conheça os principais vilões do seu cabelo
Veja a seguir, como as principais emoções de Divertida Mente 2 tem tudo a ver com a queda do seu cabelo; Saiba como elas agem e afetam o couro cabeludo!
Imagem: Divulgação/Disney Pixar
O filme Divertida Mente é uma animação da Disney que nos leva para dentro da cabeça de uma garotinha de 11 anos, chamada Riley, mostrando a parte cerebral como um lugar de comando controlado pelas 5 emoções: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojinho. Em seu segundo filme lançado, um novo sentimento surge: A Ansiedade.
No filme, as emoções desempenham um papel central na vida e nas ações dos personagens, onde os sentimentos ruins levam Riley a ter consequências no decorrer da trama. Na tricologia não é diferente! As emoções têm um papel fundamental na saúde capilar: o estresse e outros sentimentos podem contribuir para queda do seu cabelo.
Vilões do cabelo
Já olhou para alguém e pensou: o que prejudica o cabelo dela?
Apontados como um dos principais vilões do cabelo, os maus sentimentos afetam diretamente a saúde capilar. Veja a seguir, de acordo com a Dra. Anne Melo, médica da clínica especialista em medicina capilar integrada, Pineapple Hair Brasil, como as emoções do filme tem tudo a ver com a queda do seu cabelo e saiba como elas agem e afetam no couro cabeludo:
1 - Raiva
“A raiva ou estresse é uma das principais inimigas dos cabelos, ela pode causar o eflúvio telógeno: uma condição que vai empurrar um grande número de folículos capilares para a fase de repouso (telógeno), resultando na queda dos fios de cabelos alguns meses depois. Já o estresse severo pode desencadear a Alopecia Areata: uma resposta autoimune em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, levando à queda de cabelo em áreas específicas.”, detalha a médica.
“Além disso, o estresse crônico pode desregular hormônios como o cortisol, que pode afetar o ciclo de crescimento do cabelo.”, completa a especialista.
2 - Tristeza
A tristeza também pode afetar o couro cabeludo. “Esse sentimento pode impactar na saúde geral levando a maus hábitos alimentares, falta de sono e outras condições que indiretamente atingem a saúde capilar. A situação pode agravar ainda mais quando a tristeza passa para uma das fases da depressão, onde ocorrem relatos de intensas quedas de cabelo.”, explica a doutora.
3 - Nojinho
No filme, a personagem nojinho representa as pessoas de baixa autoestima, que são atraentes, mas nunca enxergam a própria beleza e estão sempre em busca da perfeição. “Essa frustração, além de poder influenciar na falta de cuidado com os cabelos, também está relacionada com a tristeza e pode originar a próxima emoção: A Ansiedade.”, pontua a tricologista.
4 - Medo e Ansiedade
“O medo e a ansiedade andam juntas, pois uma pode gerar a outra. E elas juntas podem provocar a Tricotilomania: Uma condição psicológica em que a pessoa sente uma necessidade compulsiva de puxar ou arrancar os próprios cabelos, frequentemente como uma forma de lidar com a ansiedade.”, diz a médica.
Como evitar a queda capilar?
“Manter os cuidados com a saúde do corpo e da mente é o mais essencial: A prática regular de atividades físicas, uma alimentação saudável e balanceada, boa rotina de sono, e claro, evitar momentos de estresse para conservação da mente e dos cabelos. A única personagem do filme que deve controlar a nossa mente é a Alegria!”, aponta a profissional.
Apesar de ser um filme infantil, Divertida Mente atraiu um grande público adulto desde o seu primeiro filme, por transmitir uma mensagem importante sobre as nossas emoções e a como lidarmos com elas. “Isto serve como lição para nos atentarmos aos nossos sentimentos e não deixarmos que esses vilões prejudiquem nossas vidas e prejudiquem nossos cabelos.”, conclui Anne.
Se os seus cabelos caem frequentemente além do normal, procure um tricologista que possa diagnosticar a causa e dar os devidos tratamentos para solução da queda capilar.
Nenhum comentário