[News] Lançamento acadêmico contribui para melhor entendimento da esquerda no Brasil

 Lançamento acadêmico contribui para melhor entendimento da esquerda no Brasil



História do Socialismo Democrático Brasileiro, de Alexandre Hecker, faz um retrospecto sobre a trajetória do socialismo no país

 

Livro será lançado dia 11 de julho (quinta-feira), às 19h, na Livraria da Vila Fradique Coutinho (Rua Fradique Coutinho 915, Vila Madalena, São Paulo)

Neste mês, chega às livrarias a História do Socialismo Democrático Brasileiro (Editora Annablume, 2024), de autoria do historiador e professor Alexandre Hecker. A obra traz um panorama dos últimos 80 anos da história política do socialismo no Brasil, entrelaçando-os às lutas da esquerda no país.

O autor mostra as várias facetas do ideal socialista. Segundo Hecker, o socialismo democrático brasileiro nasce da grande troca de culturas provocada pela vinda e integração de imigrantes europeus, a partir de finais do século XIX.

“Um grupo sediado em São Paulo, passou a defender uma mistura de socialismo e liberalismo, algo que pudesse servir de base para a construção de direitos sociais e políticos, sem eliminar a iniciativa privada de cidadãos livres”, explica o autor.

Durante os anos iniciais do século XX, diferentes militantes dedicados à luta por melhores condições de trabalho experimentaram dar vida a diversas organizações políticas, porém foi após o término da segunda Grande Guerra que as condições conjunturais permitiram a fundação de um partido político capaz de colocar em pauta as propostas socialistas democráticas.

Assim surge o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que plantou suas raízes inicialmente no Rio de Janeiro, em 1945, contando com grandes pensadores políticos do período: João Mangabeira, Hermes Lima, Evandro Lins e Silva, Mário Pedrosa, no Rio de Janeiro; e outros igualmente importantes em São Paulo, como Fúlvio Abramo, Paulo Emílio Salles Gomes, Antonio Candido de Mello e Souza, Sérgio Milliet, Sérgio Buarque de Holanda.

O projeto era superar formas opressoras de capitalismo com a socialização dos meios de produção, mantendo, porém, a propriedade privada, desde que não prejudicasse o conjunto da sociedade.O lema adotado foi “socialismo e liberdade”.

Vale destacar que, apesar de nunca ter deixado de ser um partido pequeno, o PSB contribuiu para diversificar a cultura política de esquerda, aproximando-a da democracia.

“Este trabalho pretende mostrar como a história apresenta circunstâncias criativas que podem ser reconhecidas como referências para o estabelecimento de diálogos contemporâneos produtivos entre progressistas e democratas liberais, abrindo oportunidade para uma crítica pluralista ao capitalismo, sem posições arraigadas", explica Hecker.

Lançamento do livro: dia 11 de julho, quinta-feira, às 19h (Livraria da Vila na Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena)

Sobre o autor: Alexandre Hecker é graduado em História/USP (1976); mestre em História Social/ USP (1987); doutor em História Social/USP (1996); pós-doutor pela UNIMI, (Università degli Studi di Milano/Itália) (1997/98); professor aposentado do Depto. de História da UNESP (Assis) e de seu Programa de Pós-Graduação (1993-2007); professor de história contemporânea da PUC-SP (1989-1993). Foi diretor da ANPUH-Nacional e editor da Revista Brasileira de História – RBH; membro do Conselho Editorial de diversas revistas acadêmicas de história. É autor de artigos e livros publicados, entre eles: Um socialismo possível: a atuação de Antonio Piccarolo em São Paulo. São Paulo: T. A. Queiróz, 1989; Socialismo Sociável: o PSB paulista em tempos de guerra fria (1945-1965). São Paulo: Editora da Unesp, 1998; Revolução Russa: uma história em debate. São Paulo: Expressão & Arte, 2007; Memórias de um futuro melhor: depoimentos e sentimentos do socialismo democrático no Brasil. São Paulo/Brasília: Fundação João Mangabeira, 2020; História do socialismo democrático brasileiro: o Rio de Janeiro como centro produtor e difusor. São Paulo: Editora Annablume, 2024.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1608653037522903

 

Conexão Xpress
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário