[News] Vida e trabalho do filósofo Jacques Derrida estão em documentário exclusivo e inédito no Curta!
Cena do documentário “Jacques Derrida - O Filósofo da Desconstrução” (Crédito: divulgação/Curta!) |
Durante muitos anos, detalhes da vida do filósofo franco-magrebino Jacques Derrida (1930-2004) pareceram permanecer ocultos. Autor de dezenas de livros, ele foi o responsável pela criação do conceito de “desconstrução” na filosofia. O documentário “Jacques Derrida - O Filósofo da Desconstrução”, de Virginie Linhart, explora detalhes e acontecimentos que marcaram a trajetória do escritor com imagens de arquivo e do acervo pessoal, gravações e entrevistas com amigos, familiares e pesquisadores.
Argelino e judeu, Jackie Derrida — ele mudou seu nome para Jacques no lançamento de seu primeiro livro — foi excluído durante boa parte da sua juventude devido às suas origens, motivo que o fez ser expulso da escola aos 12 anos de idade. No meio do século XX, o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, a Argélia lutou bravamente pela sua liberdade da França.
Ambos os acontecimentos impactaram a vida do jovem, que viu o seu sonho de ser professor se tornar inviável. “A transição para a filosofia aconteceu no momento em que, no primeiro ano, na Argel (capital da Argélia), eu entendi que não tendo estudado grego à época, eu não poderia passar no concurso para professor”, diz o próprio filósofo em imagem de arquivo recuperada para o documentário. Ele inicia os estudos na área da filosofia influenciado pelos trabalhos de Rousseau e Nietzsche. Em 1952, se muda para Paris e começa a estudar na Escola Normal Superior, onde trabalhou com Louis Althusser, um de seus principais mentores.
Sua formação seguiu e ele passou a lecionar em algumas escolas e universidades. Dez anos mais tarde, em 1962, Derrida publica o seu primeiro livro, “A Origem da Geometria”, que continha a tradução e uma introdução de um texto de Edmund Husserl. É nesse momento que ele começa a chamar atenção de pesquisadores, estudiosos e acadêmicos pela sua originalidade, uma de suas características mais marcantes. “O cenário da fenomenologia francesa era dominado por duas figuras muito grandes, dois imensos filósofos, Sartre e Merleau-Ponty. E esse livro foi uma alternativa completa ao que Merleau-Ponty havia escrito sobre o mesmo assunto”, explica o filósofo Etienne Balibar.
O documentário conta com depoimentos de Marguerite Derrida, viúva de Jacques; Jean Taousson e Lucien Bianco, amigos de infância; dos filósofos Etienne Balibar, Jean-Luc Nancy e Alexander Düttmann; dos escritores Hélène Cixous e Philippe Sollers; dos professores de filosofia David Caroll, de Los Angeles, Avital Ronell, de Nova Iorque, Sam Weber, de Chicago, e Evando Nascimento, do Rio de Janeiro; e da historiadora Elisabeth Roudinesco.
“Jacques Derrida - O Filósofo da Desconstrução” é uma produção da ARTE France. O filme pode ser assistido na íntegra no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A exibição é no dia temático Quintas do Pensamento, 25 de julho, às 23h.
Nenhum comentário