[News]A Rádio Positividade FM e o Instituto Percepções lançam
Curso de Tecnologia da Informação no Projeto Social “Inclusividade"

 

A Rádio Positividade FM e o Instituto Percepções lançamCurso de Tecnologia da Informação no Projeto Social “Inclusividade"



 

Projeto social "Inclusividade" entra numa nova fase. A partir de 6 de julho, o projeto oferecerá um curso gratuito de Tecnologia da Informação, idealizado para capacitar 10 jovens e encaminhá-los para o mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz. O “Inclusividade” nasceu de uma parceria entre a Rádio Positividade FM e o Instituto Percepções.

 

O curso de TI ensina aos alunos habilidades essenciais em programação, utilizando a linguagem Python e outras tecnologias. O objetivo é preparar os jovens para o futuro digital, introduzindo conceitos básicos de programação e habilidades práticas em desenvolvimento de aplicações web. A estrutura do curso abrange desde lógica de programação e pensamento computacional até introdução ao banco de dados com MongoDB, framework Django com HTML, CSS e JavaScript.

 

A metodologia adotada será prática e inclusiva, com aulas interativas, atividades em grupo, projetos colaborativos, suporte individualizado para cada aluno e a utilização de recursos online e offline para reforçar o aprendizado. O instrutor será Messias Ferreira, de 29 anos, um profissional experiente com uma década de trabalho na área de tecnologia e oito anos dedicados ao desenvolvimento de software. Atualmente, ele atua como Engenheiro de Dados na Serasa Experian. Criado na comunidade de Rio das Pedras, Messias traz uma perspectiva única e uma empatia genuína ao entender e lidar com os desafios enfrentados pelos jovens atendidos pelo projeto.

 

O programa terá duração de seis meses, com aulas aos sábados, das 9h00 às 12h00, realizadas no núcleo “Inclusividade”, situado no Floresta Country Club em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O impacto será efetivo na vida de 10 jovens que passaram por um processo seletivo para participar do curso, capacitando-os para o mercado de trabalho, promovendo a inclusão digital e contribuindo para a redução da desigualdade social. Consequentemente, as famílias destes jovens serão impactadas.

 

Ao final do curso os alunos desenvolverão um software de controle de frequência para projetos sociais. Esta ferramenta permitirá o acompanhamento e a aplicação do conteúdo pedagógico, sendo disponibilizada gratuitamente para que outras organizações do terceiro setor possam utilizá-la em seus projetos.

 

As inscrições para o Curso de Tecnologia da Informação do “Inclusividade” já estão abertas através do WhatsApp (21) 3936-2240.

 

"A cada avanço tecnológico, uma nova página se escreve, redefinindo o curso das vidas com possibilidades infinitas”.

Nenhum comentário