[Teatro]Com texto de Alessandro Marson, o espetáculo “Um só” estreia, dia 03 de agosto, no Estúdio FilmIn, em Botafogo
Com texto de Alessandro Marson, o espetáculo “Um só” estreia, dia 03 de
agosto, no Estúdio FilmIn, em Botafogo
Dirigida por Viétia
Zangrandi, a peça mergulha no universo dos atores em início de carreira, suas
aspirações e angústias. No elenco, estão Eduardo Melo, Felipe Hintze e Felipe
Silcler, que vivem três jovens prestes a fazer um teste para protagonizar um
longa-metragem
Uma disputa acirrada.
Apenas um participante sairá vitorioso e terá sua vida transformada. Esta é a
premissa do espetáculo “Um só”, que estreia, dia 03 de agosto, no Estúdio
FilmIn, em Botafogo, em ambiente adaptado para uma sala de teatro. Com texto de
Alessandro Marson e direção de Viétia Zangrandi, a ação acontece em um estúdio de cinema. A competição que vai mudar a
vida deles é um teste para protagonizar um longa-metragem. Como em um jogo, a
sala de espera se transforma em um ringue onde a concorrência entre as
personagens poderá ser perversa, dolorosa e crucial, bem como poderá se tornar
uma janela para a empatia, o sentimento de pertencimento e o autoconhecimento.
Aclamado dramaturgo e autor de novelas, Marson
estará em cartaz com outra peça no mesmo período: “Pandemônio”, no Teatro
Poeirinha.
“Ainda na pandemia,
assisti à série “Round 6”, e aquela trama de jogo na qual só um ganha o prêmio
ficou na minha cabeça. Quis levar a ideia para um universo com o qual tenho
muita familiaridade, que é o dos artistas”, explica Marson. “Esses três atores falam
sobre seus sonhos, dúvidas, medos e relações. Com a intenção de conquistar o
papel que pode mudar substancialmente a carreira de cada um, eles expõem
suas tensões, conflitos e as angústias que vivem diariamente”, completa.
No elenco, estão os
atores Eduardo Melo, Felipe Hintze, Felipe Silcler, que vivem três
rapazes jovens, em início de carreira, cada um com uma história totalmente
diferente. Eles estão disputando o mesmo papel e, por motivos variados,
precisam conquistar esse trabalho. A peça acompanha os
conflitos psicológicos desses profissionais, que mergulham nas emoções de seus
personagens, nem sempre dominando seus próprios sentimentos. E é através destas
aspirações ambíguas que a dramaturgia descreve os conflitos desses artistas e
aspirantes.
“O espetáculo é um
drama com momentos descontraídos. A gente tem pitadas de humor, quando os
personagens estão ainda se conhecendo e vestindo suas máscaras sociais. No
decorrer do tempo, essas relações vão se desgastando, e o espetáculo fica mais sério,
mais dramático”, descreve a diretora Viétia Zangrandi. “Preparem-se para um ringue de ideias enquanto mergulhamos no universo
da vulnerabilidade masculina dos personagens, explorando os desafios da
profissão, as relações afetivas, as incessantes buscas por reconhecimento e
sucesso e pela identidade artística, a competitividade profissional e as
divergências inflamadas por uma sociedade polarizada”, acrescenta.
A trama traz à tona
temas como a solidão, a pressão psicológica e o medo do julgamento e rejeição;
e de maneira envolvente e cativante, provoca risos, reflexões e epifanias. Vamos
acompanhar intimamente os bastidores do processo de preparação desses atores,
suas particularidades e contradições da profissão – tudo o que faz com que este
ofício seja tão almejado e admirado.
Sobre Alessandro Marson
Formado em
jornalismo, Alessandro Marson fez especialização em teledramaturgia e
pós-graduação em pedagogia. Fez Oficina de Dramaturgia na Globo, em 1997, e Oficina
de Humor em 2000. Trabalhou como autor na Globo por 24 anos, colaborando em mais
de dez novelas (“Cordel Encantado”, “Desejo Proibido”, “Avenida Brasil”, “Joia
Rara” “Flor do Caribe”) e foi autor, em parceria com Thereza Falcão, das
novelas “Novo Mundo”, “Nos Tempos do Imperador” e “Elas Por Elas”. Foram
indicados ao Emmy Internacional e ao Melhores do Ano por “Nos Tempos do
Imperador”, além de terem ganhado o APCA. Para o teatro, escreveu “A Invenção
do Amor”, “Carro de paulista”, “Malvadas”, entre outras peças.
Sobre Viétia Zangrandi
Viétia Zangrandi é
atriz e diretora de movimento formada na UNICAMP. Recentemente fez a novela “Elas por Elas”,
personagem Vilma, na Rede Globo. Como atriz trabalhou com diversos diretores
como Antunes Filho, Zé Celso Martinez Correia, Márcio Aurélio, Sérgio Módena,
Moacyr Góes, entre outros. Trabalhou como assistente de direção e preparadora
corporal no espetáculo “Coração Inquieto” de Sérgio Módena (2002), “Isto era
tudo que eu queria”, com direção de Ítalo Rossi (2007). Dirigiu em parceria com
o autor a peça “As Malvadas” (2013/14), de Alessandro Marson. Fez direção de
movimento nos espetáculos “Popcorn” (2013/14), “Caixa de Areia” (2014), “Petit
Monstre”, todas de Jô Bilac, “Adorável Garoto” de Maria Maya (2014), “Match”,
com direção de Dir. Bruno Guida (2016). Em 2019, fez direção de movimento para
a peça “A Vinda do Messias”, com direção de Isabel Cavalcante. Em outubro de
2023, assinou a direção de movimento do monólogo “Ao Soar do Sino” de Bruno de
Oliveira.
Ficha Técnica
Texto: Alessandro Marson
Direção: Viétia Zangrandi
Direção de Produção: Alina Lyra
Elenco: Eduardo Melo, Felipe Hintze, Felipe Silcler e
Diego Casanova (stand-in)
Iluminação: Adriana Ortiz
Figurino: Evelyn Cirne
Supervisão de Figurino: Bruno Perlatto
Cenário: Tuca Benvenutti
Visagismo: Teddy Zany
Direção de Audiovisual: Bruno Laet
Assessoria
de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Trilha Sonora: MOLLA
Programação visual e designer: Deko Mello
Assistente de direção: Mariana Consoli
Produção Executiva: Isa Quinta
Realização: Alina Lyra Produções
Serviço
Temporada: 03 de agosto
a 15 de setembro de 2024
Estúdio
FilmIn: Rua São Clemente, 104 – Sobrado - Botafogo
Telefone: (21) 99146-6533 /
(21) 99181-8124
Dias e
horários: sábados e domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)
Duração: 1h10
Classificação etária: livre
Capacidade de público: 50 pessoas
Venda de ingressos: pela plataforma
Sympla - https://www.sympla.com.br/evento/um-so/2556547
Instagram: @espetaculoumso
Assessoria
de imprensa
Racca Comunicação
Nenhum comentário