[Tecnologia]Festival de Cultura Digital, que faz parte do projeto sociocultural inédito e gratuito “Casa Digital”, estreia no dia 2 de julho, na Rocinha
Festival
de Cultura Digital, que faz parte do projeto sociocultural inédito e gratuito
“Casa Digital”, estreia no dia 2 de julho, na Rocinha
O
Festival de Cultura Digital começa no dia 2 de julho, na Biblioteca Parque
Rocinha C4, na zona sul do Rio. Irá promover atividades de integração
tecnológica, que incluem os
games (GameDev), a arte digital e a música tech, além de workshops de Realidade
Aumentada, palestras e oficinas gratuitas sobre o universo de programação. Serão disponibilizadas mais de 40 horas
de oficinas práticas de criatividade digital, um curso de introdução
tecnológica e uma exposição de arte e cultura digital. Além disso, os participantes também terão acesso a
materiais e temáticas de empreendedorismo à educação financeira. A inauguração
oficial aconteceu no dia 25 de junho.
Os
workshops começam no dia 2 de julho (terça-feira) e vão até o dia 12 de
setembro (quinta-feira). O curso de Introdução Tecnológica está previsto para
começar no dia 25 de junho (terça-feira) e terminar no dia 8 de outubro
(terça-feira). As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, de 15h00
às 17h30 e de 18h30 às 20h00. A exposição de Arte e Cultura Digital será aberta
ao público e acontecerá de 16 de agosto a 10 de outubro, de segunda a
sexta-feira, de 10h00 às 20h00. A cerimônia de encerramento do projeto “Casa
Digital” está marcada para o dia 10 de outubro, a partir das 16h00, na
Biblioteca Parque Rocinha C4, com a entrega dos certificados aos alunos.
A
Biblioteca Parque da Rocinha C4, que é um espaço da Secretaria Estadual de
Cultura, é considerada hoje um relevante polo de empreendedorismo dentro da
comunidade devido às inúmeras ações promovidas e idealizadas pela agência
Trinity.
O
Festival de Cultura Digital está inserido no projeto sociocultural inédito e
gratuito de integração social, cultural, digital, profissional e tecnológica “Casa Digital”. Idealizada pela agência de comunicação Trinity e executada em
parceria com o Instituto Consuelo, a iniciativa tem
um forte compromisso com a inclusão, formação, transformação e a capacitação de
jovens em situação de vulnerabilidade social. A “Casa Digital” engloba duas frentes: o Festival de Cultura Digital, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, e
o Programa de Capacitação, que
consiste em promover cursos com foco no desenvolvimento prático e técnico para
ensinar aos alunos habilidades necessárias para navegar e prosperar na era
digital.
Os
objetivos do projeto são criar, fomentar, promover e propagar a cultura digital
em suas diversas vertentes, apoiar os profissionais da área, ampliar o acesso
da população a ela e iniciar os jovens interessados em aprender de forma
prática. A “Casa Digital” também tem a finalidade de encurtar a distância
existente entre os jovens de comunidade e o universo da tecnologia, os
preparando para o mercado de trabalho.
Dentro
do Programa de Capacitação, na
Tijuca, estão sendo oferecidos dois cursos: Formação em Engenharia de Dados e Capacitação em TI. As oficinas começaram no dia 7 de maio com o
curso Capacitação em Tecnologia da
Informação. No dia 11 de
maio, aconteceu a 1a aula presencial do curso Formação em Engenharia de Dados. A curadoria dos conteúdos e a administração das master
classes estão por conta do especialista em finanças e embaixador do projeto, Gilvan
Bueno. Os participantes selecionados estão cursando ou concluíram recentemente
o ensino médio e têm mais de 16 anos. Ao todo são 30 alunos por turma. As aulas
estão acontecendo nos modelos on-line (terças e quintas, de 15h às 17h e de 19h
às 22h) e presencial (aos sábados, de 10h às 12h e de 14h às 16h, no polo
Tijuca, na Rua Campos Sales, número 55, no bairro da Tijuca, próximo à estação
de metrô Afonso Pena, na zona norte do Rio). Os alunos recebem uma bolsa
auxílio e lanches no local das aulas presenciais. As pessoas interessadas em
obter mais informações sobre a Casa Digital podem acessar o site: casadigital.cc.
A “Casa Digital” também visa estabelecer um centro tecnológico que
atue como um catalisador para a inclusão
digital e a inovação. Por meio de atividades interativas e educativas, os alunos
serão introduzidos ao mundo digital de uma maneira que estimule o pensamento
crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Os idealizadores e
organizadores do projeto têm o intuito de transformar a “Casa Digital” em um espaço onde a tecnologia servirá como ponte
para o futuro, preparando os jovens para as demandas de um mundo cada vez mais
conectado.
A iniciativa é organizada pela Trinity,
agência especializada em marketing de causa, em parceria com o Instituto
Consuelo, e conta com o apoio da Biblioteca Parque da Rocinha C4. Fernando
Oliveira, diretor-geral da Trinity e idealizador da “Casa Digital”, destaca: “Nosso
foco é a entrega social.” O ciclo é concluído com a contratação dos
beneficiários do projeto nos quadros das empresas incentivadoras, gerando
transformação social e inclusão.
O projeto “Casa Digital” é patrocinado pela
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas
Elogroup, Zoop, CMCorp, Zoox, QV Benefícios, Vtex, Triscal, Crescera Capital,
Monex Energia, Grupo GR e Faros, por meio da Lei Municipal de Incentivo à
Cultura - Lei do ISS.
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