[Crítica] O Último Pub
Sinopse:
The Old Oak conta a história de TJ Ballantyne, dono de um pub ameaçado de fechamento após a chegada de refugiados sírios ao vilarejo. Entre esses refugiados, TJ conhece uma jovem síria, Yara, que tem uma câmera. Uma amizade inesperada nasce entre os dois personagens, apesar das tensões e preconceitos que pesam sobre a vila.
O quê eu achei?
Nessa última(sim,é a despedida do diretor) produção do escocês Ken Loach(de Eu,Daniel Blake),cujo título original é The Old Oak(em tradução literal,O último carvalho, nome do estabelecimento do protagonista)conhecemos o drama de uma família de imigrantes sírios lutando para sobreviver em um pequeno vilarejo inglês.
A história é ambientada no ano de 2016 e começa com um ônibus de refugiados sírios chegando em uma pequena cidade litorânea no nordeste da Inglaterra, perto da fronteira com a Escócia.A principal atividade dos moradores da região é a mineração de carvão(curiosidade:alguns figurantes realmente são pessoas que moram na região)poré, quando a atividade se tornou escassa,quem pôde ir embora,foi e quem não pôde,teve que enfrentar as adversidades.Ou seja, famintos e falidos,os aldeões não estão nem um pouco animados para dividir seus esparsos recursos, que dirá para receber gente nova.
Logo na chegada,os sírios são recebidos com hostilidade e uma das imigrantes,a jovem Yara(Ebla Mari)uma fotojornalista que registra momentos com sua câmera de 35mmm, tem seu objeto de trabalho quebrada por um dos xenófobos.E esse acontecimento se torna o ponto de partida da amizade entre ela e TJ Ballantyne(Dave Turner)o dono do pub local que gentilmente se oferece para consertar a câmera dela.
Yara se mudou com sua família,exceto por seu pai,que está desaparecido e é dado como morto,e logo descobre que eles podem ajudar um ao outro.TJ é viúvo,tendo perdido sua esposa e seu filho há anos e gosta de estender a mão aos outros.
Loach é conhecido pelo seus filmes que retratam as condições das classes trabalhistas-e não é diferente com esse.O foco da narrativa é a dinâmica entre os personagens e em transmitir a mensagem de que ter esperança é difícil,mas necessário.
Estreia nos cinemas dia 8 de agosto.
Trailer:
Nenhum comentário