[News] AGOSTO NO MUSEU DO AMANHÃ: Debate com Itamar Vieira Jr e oficinas gratuitas

 

(Crédito: Renato Parada)

Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2024 — Em agosto, o Museu do Amanhã apresenta uma programação diversificada e com destaques gratuitos: o segundo ciclo do ano de GINGA: oficinas de arte e tecnologia — com programação livre proposta pelo Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado por Santander Brasil — e o segundo dos Encontros Para o Amanhã deste ano que, entre os convidados, recebe o escritor Itamar Vieira Junior.
 

Ao longo do mês, ocorre a primeira GINGA intitulada “Desvendando a Mixagem”, reunindo pessoas interessadas nos mistérios do som. Durante três sábados - 03/08, 10/08 e 17/08, das 15h às 17h -, Miguel Arcanjo e Quimera, fundadores da Escola de Mistérios, vão dialogar sobre mixagem e o ofício de Disk Jockey — popularmente conhecido apenas como DJ. A oficina é gratuita e tem classificação indicativa livre, porém é mais adequada para maiores de 14 anos. Mais informações e inscrições no site do Museu do Amanhã.
 

No dia 27, ocorre a segunda GINGA do mês: “Criação de coletes e modelagem digital”, com o artista bernardo pormenor. Das 16h às 18h, os participantes poderão soltar a imaginação para construir identidades por meio de seus desenhos, após conhecerem os processos artísticos que norteiam o trabalho de bernardo, notadamente a obra “Protetor Solar”, criada por ele para a exposição CyberFunk. A modelagem digital também será apresentada de forma introdutória. A oficina é indicada para maiores de 16 anos. Mais informações e inscrições no site do Museu do Amanhã.
 

No dia 24, às 16h, Itamar Vieira Júnior participa do Encontros para o Amanhã. O autor dos romances Torto Arado e Salvar o Fogo (2019 e 2023, editora Todavia), conversará sobre “Inteligências e Bioeconomia” com Carina Pimenta, Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com mediação da jornalista Flávia Oliveira. Após o painel, haverá venda de livros e sessão de autógrafos com Itamar no átrio do Museu. O Encontros para o Amanhã é uma programação gratuita que conta com o apoio da Fundação Dom Cabral e está em seu segundo ano de realização, é uma série de debates sobre a construção de futuros possíveis e desejáveis. O tema central desta temporada é “A Vida é Inteligente”.
 

Para o público infantil, o destaque do mês é o programa Brincar é Ciência, que no domingo, 4 de agosto, apresenta o espetáculo teatral “A Pipa”. A trama traz sete crianças, moradoras do Morro da Providência, que por meio do lúdico constroem um novo horizonte em suas vidas. Na história, o caminho dessa turma é modificado quando a protagonista Lud vai atrás de uma pipa avoada que foi parar no asfalto. A heroína enfrenta olhares julgadores e palavras duras até encontrar uma trupe de artistas de rua que mostra uma nova perspectiva de mundo. Trata-se de um manifesto de esperança, poder e transformação.
 

Já no sábado, 24, o Brincar é Ciência apresenta a atividade “Rolê STEAM: Direito à Água” que convida os participantes a refletirem sobre o impacto do consumo de água no nosso planeta. Através de experimentações, as crianças vão investigar formas simples e criativas de aproveitar e reutilizar a água, promovendo um consumo mais consciente e sustentável. No dia 25, a atividade “Amanhã de Histórias” compartilha narrativas mitológicas, históricas e contemporâneas que exploram a nossa relação com a biodiversidade planetária.
 

Encerrando o mês, dia 31 às 9h, o programa Museu na Rua comemora o Dia Nacional da Feira com um percurso narrativo pela história das feiras, destacando seu papel como espaços de relações, trocas e festividades. Partindo da entrada do Museu, o grupo irá percorrer as ruas do entorno com o objetivo de entender como esses mercados moldaram e continuam a influenciar a história e a cultura da região. Inscrições no site do Museu.
 

Além dos destaques do mês, o Museu do Amanhã continua apresentando as exposições Experimenta Ciência, na qual é possível brincar com princípios da física como ilusões de ótica e circuitos elétricos, entre outras atividades, e CyberFunk, que traz o universo do funk em uma realidade paralela criada pelos artistas convidados, marcando as relações entre o corpo negro, o Rio de Janeiro e as tecnologias da diáspora. E, até 25 de agosto, estão abertas as inscrições para o programa Mulheres na Ciência e Inovação, criado em colaboração com o British Council para incentivar o empreendedorismo de pesquisadoras de ciência e tecnologia.

SERVIÇO

GINGAS:
Desvendando a Mixagem
Artista: Escola de Mistérios
Data: sábados, 03/08, 10/08, 17/08
Horário: 15h até 17h
Faixa Etária: a partir de 14 anos
Classificação: Classificação indicativa livre
Inscrições: Aqui

Criação de coletes e modelagem digital

Artista: bernardo pormenor

Data: 27/08

Horário: 16h até 18h
Faixa Etária: a partir de 16 anos

Classificação: Classificação indicativa livre

Inscrições: Aqui


Encontros Para o Amanhã
Quando? 24/08
Com a presença do escritor Itamar Vieira Jr.; de Carina Pimenta, Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e da jornalista Flávia Oliveira.
Ingressos: Gratuitos a serem retirados online

Brincar é Ciência
Quando? Dias 04, 24 e 25/08
Inscrições: gratuito no site do Museu do Amanhã - não dão acesso às exposições e demais atrações

Experimenta Ciência
Quando? Durante todo o mês
Ingressos: Online ou na bilheteria do Museu do Amanhã

Museu na Rua – É Dia de Feira!
Quando? 31/08 às 9h
Classificação: A partir de 10 anos
Inscrições no site do Museu

CyberFunk
Quando? Durante todo o mês
Ingressos: Online ou na bilheteria do Museu do Amanhã

Programa Mulheres na Ciência e Inovação - Abertura das inscrições
Quando? Até 25/08

Inscrições no site do Museu do Amanhã

Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, conta ainda com apoio de Bloomberg, Colgate, EGTC, EY, Granado, Rede D’Or, TechnipFMC e White Martins. Além da DataPrev apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia Amil Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí e Assessoria Jurídica feita pela Luz e Ferreira Advogados.

Sobre o IDG

O IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em conceber, implantar e gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, e Museu das Favelas, em São Paulo. Atuou ainda na implantação e na gestão do Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também foi responsável pela concepção e implementação do projeto museológico do Memorial do Holocausto, inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link.


 



Nenhum comentário