[News] Após sucesso em Cannes, curta brasileiro "Amarela" concorre à mostra principal do TIFF

 

Setembro de 2024 -- O curta-metragem “Amarela”, que disputou a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem 77º Festival de Cannes, foi selecionado para a mostra competitiva Short Cuts do TIFF - Toronto International Film Festival.


Escrito e dirigido por André Hayato Saito e produzido por Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad (MyMama Entertainment), o filme disputa com outras 40 produções o IMDbPro Short Cuts Awards for Best Film, a maior premiação da categoria no festival.

 


“Houve um momento na jornada de ‘Amarela’, um filme que oferece uma visão tão íntima da comunidade asiática no Brasil, em que nos perguntamos se ele teria o mesmo impacto para pessoas não amarelas. Mas, como me disse uma vez a cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamazaki: 'Os segredos da alma são universais'. Por isso, estar no TIFF, logo após nossa passagem por Cannes, é uma alegria imensa. Estamos celebrando a oportunidade de mostrar, em um festival tão icônico, o poder das narrativas que rompem com os estereótipos e enriquecem a visão do que significa ser brasileiro -- um mosaico de identidades que merece ser visto, reconhecido e valorizado”, explica o diretor André Hayato Saito.

 


O filme, único representante brasileiro no Short Cuts, integra o Programa 1 de curta-metragens do festival e será exibido em três ocasiões, sempre no Scotiabank Theatre Toronto:


05/09/2024 - 7:45PM (horário local)


06/09/2024 - 1:30PM (horário local)


12/09/2024 - 5:45PM (horário local)

 


Sinopse:


São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, Erika Oguihara (Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.

 


“Amarela” é o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, que está em processo de captação e foi selecionado para o Torino FeatureLab 2024. O programa, que se destina a duplas de direção/produção de longas-metragens em avançado estágio de produção, é desenvolvido em três workshops durante um semestre.

 


"Após a estreia mundial na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do Festival de Cannes, estamos extremamente felizes com a première norte-americana no TIFF - Toronto Film Festival, que já acolheu outros projetos que produzi, e que agora, iremos retornar com Amarela. Estou muito feliz por esse reconhecimento e pela oportunidade de amplificar o cinema autoral que considero essencial como o de André Hayato Saito. Um cinema que aborda pertencimento e identidade, enquanto demonstra o poder acolhedor do coletivo. E gostaria de aproveitar para agradecer a SPCINE por ter possibilitado minha vinda ao festival", disse Mayra Faour Auad, produtora do filme.

 


Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, “Amarela” marca a estreia nas telas da jovem protagonista nipo-brasileira Melissa Uehara. O filme teve produção de Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, coprodução de André Hayato Saito e Tati Wan, direção de fotografia de Hélcio Alemão Nagamine, direção de arte de Luana Kawamura Demange, montagem de Caroline Leone, elenco por Gy Ogata, figurino de Yuri Kobayashi, trilha sonora original de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo, produção executiva de João da Terra, direção de produção de Toti Higashi e produtores associados Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago.

 


Ficha Técnica:


Uma Produção: MyMama Entertainment


Dirigido por: André Hayato Saito


Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan


Produzido por: Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad


Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan


Produção Executiva: João da Terra


Produção Associada: Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago

 


Direção de Arte: Luana Kawamura Demange


Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine


Montagem: Caroline Leone


Produção de Elenco: Gy Ogata


Figurino: Yuri Kobayashi


Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo

 


Direção de Produção: Toti Higashi


Coordenação Executiva: Luísa Durães


Preparação de Elenco: Marina Medeiros


Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Alice Saori, Takao Yabu.

 


Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo


Caracterização: Mima Mizukami


Produtora de Objetos: Vanessa Utimura


1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas


Desenho de Som: Guile Martins


Cor: Clandestino


Pós Produção: Flow VFX

 


Produção Associada: Fernando Camargo e Cesar Nery


Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone


Construção de Personagens: Éri Sarmet


Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai

 


Som Direto: Samuka Braga


Chefe de Elétrica: Russo Arildo


Chefe de Maquinária: Ademir Silva


Produção de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira


Produção de Arte: Renata Thina


Ass de Produção: Lira Kim


2ª Ass de Direção: Subúrbia


Produção de Figuração: Nalin Junior


Coreógrafo de Luta: Dani Hu


Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya

 


1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi


2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano


Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira


Foto Still: Alex Takaki


Ass de Figurino: Giovanna Naomi


Ass de Objetos: Akemi Shimada


Cabeleireiro: Victor Marques


Ass de Arte: Isabella Nakano


Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi


Platô: Vitinho


Contra Regra: Marcelo Miranda


1º Ass de Elétrica: Zequinha


2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau


1º Ass de Maquinária: Alan Alberto

2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante


Video Assist: Iasha Salerno


Logger: Daniel Pereira


Camareira: Karina Santos


Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary


Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru


Catering: Casa Catering Jeff


Seguranças: Santana e Fulvio


Porteiro: Sandro

Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes

Doblo de Figurino: James e Tony


Pick Up de Produção: Denis Diniz


Motorista de Produção: Beto Fernandes


Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza


Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro

Estrutura de Produção: Casa do Produtor


Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35

Equipamentos de Luz: Locall

Trilhos: Dlight

Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box

Apoio: Viação Grajaú (ônibus)

 


MyMama Entertainment


Produção Executiva: Andrea Lanzoni


Coordenação Executiva: Eduarda Galvão


Assistente de Coordenação Executiva: Vicky Mazzia


Direção de Produção: Latino Melo


Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri


Finalização: Raphael Tarso e Diogo Beber


Assistente de Finalização: Vitor Torres


CFO: Clayton Ricardo


Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta


Assistente de Financeiro: Rose Cardoso


Assistente Administrativa: Edilania Leite


Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno


Assessoria Contábil: FPJ


Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite

 


Clandestino


Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo


Coordenação de Pós Produção: Gabriel Alvim


Conform: Lira Kim


Quality Control: Bruno Trindade


Edição Online: Luiza Freire


Atendimento: Elciane Magda


Financeiro: Silvia Dotta


Adminstrativo: Gabrielle Dotta


Mídias Sociais: Carla Ribeiro


Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro

 


Apoio:


Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm

 


Agradecimentos:


ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Ana Kinukawa, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.

 


Sobre a MyMama Entertainment


Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com "HACK THE CITY" e "NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO", a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora audiovisual que mantém o seu foco em filmes e séries de alta qualidade autoral e amplo interesse do público. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.

 


Entre suas últimas produções estão os longas-metragens "MEDUSA", dirigido por Anita Rocha da Silveira, SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES - CANNES 2021; "FOGARÉU", dirigido por Flávia Neves, em co-produção com a produtora francesa Nathalie Mesuret - Blue Monday, e a produtora brasileira Vânia Catani - Bananeira, PREMIADO na BERLINALE 2022 - PANORAMA - Prêmio do Público; "LOS DE ABAJO", uma coprodução Bolívia/Brasil/Argentina/Colombia, dirigida por Alejandro Quiroga, que estreou no MAR DEL PLATA 2022 e teve sua PREMIÈRE LATINA no Festival INTERNACIONAL DO RIO, e "ODILON, RÉU DE SI MESMO", uma produção original da HBO MAX. Produziu também a série "The Beat Diaspora", para o YOUTUBE ORIGINALS, em coprodução com KONDZILLA.

 


O próximo filme a ser lançado em 2024, "Vitória", é do renomado diretor Andrucha Waddington em co-produção com a produtora Conspiração e Globoplay, estrelado pela nomeada ao Oscar Fernanda Montenegro ("Central do Brasil" de Walter Salles e "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão" de Karim Ainouz) e o filme "Amarela", do diretor André Hayato Saito, com estreia na mostra COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM DO 77º FESTIVAL DE CANNES.

 


Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema,

como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, entre outros.





Nenhum comentário