[News] CINEMA MATILHA EXIBE REVOADA E O CONTATO NESSA QUINTA (22)

 


A partir dessa quinta (22), o CINE MATILHA (SP) exibe a ficção baiana REVOADA, de José Umberto Dias (“O Anjo Negro”), e o documentário O CONTATO, dirigido por Vicente Ferraz (“Soy Cuba — O Mamute Siberiano” e “Estrada 47”), que foi rodado na região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e falado em quatro línguas indígenas.

REVOADA tem como protagonistas os remanescentes do bando de Lampião, que precisam seguir novos rumos após a morte de seu líder. O elenco conta com Jackson Costa, Annalu Tavares, Nelito Reis e Aldri Anunciação, e o filme recebeu os troféus Cacto de Ouro nas categorias melhor atriz (Annalu), figurino (Zuarte Júnior) e maquiagem (Wilson D'Argolo) no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em Floriano (PI).

“O cangaço seduzia a juventude nordestina. Essa rapaziada dividida entre a enxada e o fuzil: ou ia ser camponês ou polícia. Assim se traduzia a nossa esquizofrenia social no sertão. O filme assume esse enfoque cujo núcleo é o jovem de uma região sob vários aspectos inóspita, desejoso de viver, de ter sob seu controle a seiva da vida e que opta pela rebelião existencial, por um estilo de liberdade a todo custo”, explica o diretor que também assina o roteiro do longa.

Já O CONTATO traz três narrativas paralelas pelo ponto de vista dos povos originários e levanta temáticas atemporais sobre o impacto do contato com o homem branco, como a perda da língua, da tradição e identidade, além do extermínio de florestas e povos nativos. Também são relatadas histórias sobre a relação entre os diversos grupos étnicos, suas crenças e a sagrada conexão com a terra.


 


São Gabriel da Cachoeira, o ponto em comum para as três famílias, é um dos municípios com maior extensão do mundo, com 109.184,996 km². Localizado na região da Cabeça do Cachorro, que faz fronteira com Brasil, Venezuela e Colômbia, 95% da sua população é composta por indígenas.


 


“O grande desafio de realizar um filme sobre um universo aparentemente distante e complexo foi criar um recorte capaz de sintetizar diversos assuntos. Por isso, optei por acompanhar a jornada de algumas mulheres que estavam em busca de solucionar seus dramas familiares. Ao estabelecer uma ponte com elas, descobri que essas histórias, apesar de singulares, são universais e capazes de levar o espectador a entender as consequências da colonização no Alto Rio Negro fazendo uma imersão em uma realidade pouco conhecida dos brasileiros”, explica Ferraz.


 


 


Sinopses


REVOADA


80 minutos


Um grupo de cangaceiros, composto por duas mulheres e oito homens, sente a morte de Lampião. Os cangaceiros ficam desnorteados e não sabem como agir e nem como lidar com a situação. Estão num impasse entre se entregar ou buscar vingança. A polícia e a angústia os persegue pelo interior do nordeste.




O CONTATO


84 minutos


Três grupos de personagens, indígenas moradores dos territórios no alto do Rio Negro – AM, contam sobre a história da colonização da região desde os primeiros contatos entre indígenas e não indígenas até os dias de hoje.




 


Programação


22 de agosto (quinta-feira)


19h O CONTATO


23 de agosto (sexta-feira)


19h O CONTATO


24 de agosto (sábado)


18h O CONTATO


19h30 REVOADA


 


 


 


CINE MATILHA


Rego Freitas, 542 - 3º andar


República, São Paulo


Sobre o Cine Matilha


O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.


A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.


Sobre a Matilha Cultural


Em maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.


Convidamos vocês a se juntarem nesta emocionante jornada de reabertura.





Nenhum comentário