[News] Clube de Leitura CCBB 2024 traz Leonardo Padura ao Brasil

 

De volta ao Brasil após cinco anos, a convite do Clube de Leitura CCBB 2024, o escritor cubano Leonardo Padura estará no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para o encontro de setembro,  abrindo uma janela para a literatura de autores  latino-americanos, pouco traduzidos e divulgados entre os brasileiros - e com a recíproca verdadeira. Padura passará ainda pela 35ª Bienal de São Paulo, pelo Festival Literário de Cultura Judaica, na mesma cidade, e terá agenda no Norte e Nordeste do Brasil, ainda em definição.


 


Nos dias 15 e 16 de agosto de 2024, o público escolhe, em votação aberta, no perfil do CCBB RJ (@ccbbrj), entre os livros do autor  O homem que amava os cachorros; Febre de Cavalos; e  Água por Todos os Lados, para o bate-papo que acontece na segunda quarta-feira de setembro, dia 11, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, que contará ainda com a  presença  do escritor e tradutor argentino Rodrigo Labriola .


“Desde que iniciamos a abordagem da literatura internacional, é objetivo do Clube de Leitura CCBB, agora em sua terceira edição, colocar nosso público em contato com grandes autores da América Hispânica, como Alejo Carpentier e Octavio Paz. É o caso de Leonardo Padura, que se popularizou no Brasil com um dos títulos escolhidos para a votação: O homem que amava os cachorros”, conta Suzana Vargas, curadora e mediadora do Clube.


Para além de ser considerado hoje uma espécie de best-seller latino-americano, a obra de Padura se ocupa de denunciar, através das histórias que narra, alguns acontecimentos históricos importantes que, em sua literatura, são vistos por dentro, através de personagens marcantes e uma fantástica capacidade de fabulação.


 


Segundo Suzana Vargas, os livros dele são escritos para despertar o gosto pela leitura justamente pela capacidade que têm de mesclar acontecimentos históricos à literatura. “Padura faz isso com graça, ironia e humor e conduz o leitor com perspicácia até uma Havana desconhecida. Essa viagem nos revela, em consequência, uma Cuba surpreendente, suas contradições e suas lutas de sobrevivência”, analisa Suzana Vargas, para quem é um privilégio e uma honra o Clube de Leitura poder oferecer esse contato mais direto com Leonardo Padura, sobretudo e também por conta do talento narrativo de seu livro mais recente, Pessoas Decentes.


 


SOBRE OS LIVROS


O homem que amava os cachorros: Em uma trama fascinante, este romance explora os segredos da Revolução Espanhola, Revolução Russa e Revolução Cubana, ligando-os por meio do enigmático assassino de Leon Trotsky. O autor revela as contradições das utopias do século XX, oferecendo uma leitura instigante.


Febre de Cavalos: Andrés enfrenta os dilemas de juventude, do amor e do amadurecimento na Havana dos anos 1980. As complexas relações com sua mãe, namorada e uma vizinha mais velha são entrelaçadas com o cotidiano cubano, revelando os alicerces que futuramente se destacariam na narrativa policial do autor.


Água por Todos os Lados: Uma cativante exploração das memórias e inspirações do autor, revelando o processo criativo por trás de suas obras e sua profunda conexão com sua terra natal. O leitor é convidado a mergulhar nas histórias, personagens e reflexões de um mestre da literatura cubana contemporânea.


O encontro com Leonardo Padura e Rodrigo Labriola acontecerá no dia 11 de setembro de 2024, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, do CCBB RJ, com entrada gratuita.


O Clube de Leitura CCBB 2024 conta com o patrocínio do Banco do Brasil. 


Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do BB. O projeto vai até dezembro de 2024 e todas as edições anteriores já estão disponíveis.





Nenhum comentário