[News] Zulmira Correia lança obra vencedora do prêmio Tato Literário, na Ponta de Lança e Bienal do Livro

 

Divulgação


Vencedora do Tato Literário - 1º Prêmio com.tato de Literatura Independente, promovido pela com.tato, na categoria poesia, Zulmira Correia (@zulmiracorreia_) se consolida como poetisa e lança seu terceiro livro, “A duração entre um fósforo e outro” pela editora Tato Literário, marcando a estreia do selo. A autora faz dois eventos de lançamento em São Paulo, nos dias 5 e 8 de setembro.

No dia 5, às 20h, Zulmira participa junto com Bárbara Zarif (@barbarazarif) e Maitê Lamesa (@microsentimavos) de roda de conversa mediada por Thaís Campolina (@thaiscampolina) com o tema “Viagem como motor poético”, na Ponta de Lança (@livrariapontadelanca), localizada na Rua Aureliano Coutinho, número 26, na Vila Buarque. A entrada é gratuita.

A autora reencontra Thaís Campolina na 27ª Bienal do Livro de São Paulo, na mesa "Poesia contemporânea feita por mulheres", com participação também de Bruna Escaleira (@bru_esc). A roda de conversa acontece às 14h no estande da Escreva, Garota!. A Bienal acontece no pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na Av. Olavo Fontoura, 1209, no bairro de Santana, na Zona Norte e os ingressos podem ser adquiridos pelo aplicativo ou site da Fever.



Conheça a obra e autora

No livro “A duração entre um fósforo e outro”, a autora utiliza uma linguagem que transita entre a prosa poética e o verso livre para acompanhar os processos mentais narrativos de uma mulher que se encontra em um momento de transição: desocupar a sua casa da infância para vendê-la em dois dias, mas esse tempo acaba se dissociando na medida em que o texto se amplia. Primeiro pelos minutos, que viram horas, depois semanas. Em capítulos marcados pela passagem do tempo, a poeta cearense se funde à personagem neste processo, no qual redescobre memórias, cômodos vazios e caixas que precisa esvaziar ou encher.

A autoria se utiliza de datas, horários, escrita rápida sem pontuação e elementos estéticos como desenhos e linhas que aproximam a obra à ideia de diário.  Repleto de ilustrações, rabiscos e escritos à mão, os versos se fundem a isso intencionalmente. Todo o projeto gráfico de “A duração entre um fósforo e outro” foi pensado e realizado pela própria Zulmira. “Acessar esse livro, é acessar um diário, registros íntimos e subjetivos. Sou eu”, define a escritora.

Nascida em Crato, região do Cariri, no Ceará, Zulmira é escritora, designer, artista e pesquisadora. Graduou-se em Design Gráfico pela Escola de Belas Artes, UFBA (Universidade Federal da Bahia), é mestra na linha de Design e Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da UFBA/EBA, com direcionamento para livro de artista, publicações independentes e escrita expandida. Em paralelo, pesquisa os saberes, práticas e ofícios gráficos do Nordeste, em especial, do Cariri cearense, com foco em xilogravura e cordel, das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. 

Além de vencer o Tato Literário - 1º Prêmio com.tato de Literatura Independente, Zulmira venceu em 2020 o V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Companhia Editora de Pernambuco, na categoria poesia, com o livro de estreia “As cartas de Maria”, sendo  a autora mais jovem e única nordestina a levar o prêmio na edição. Sua segunda obra, “Abissal”, saiu pela Editora Patuá no ano de 2023.




Adquira “A duração entre um fósforo e outro”, via site da Com.tato Comunicação: 


A duração entre um fósforo e outro – com.tato (comtato.co)





Nenhum comentário