[News]Malta Teatro de Nação reúne Mestre Marrom, rodrigo de odé e Loiá Fernandes para ciclo de oficinas gratuitas de capoeira angola, teatro negro e afrobeat

 

Malta Teatro de Nação reúne Mestre Marrom, rodrigo de odé e Loiá Fernandes para ciclo de oficinas gratuitas de capoeira angola, teatro negro e afrobeat

 

As inscrições estão abertas até dia 12 de agosto; as aulas são no Centro de Cultura e Arte Batakerê, na Vila Inês, em São Paulo, entre 14 e 16 de agosto

 


As inscrições para o Ciclo de Oficinas estão abertas até dia 12 de agosto por meio de formulário do GoogleForms (link no final). As aulas, gratuitas, acontecem nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Centro de Cultura e Arte Batakerê (Rua Cinturão Verde, 227 - Vila Santa Inês, São Paulo, SP). 

As aulas de capoeira angola, teatro negro e afrobeat (estilo musical africano criado na década de 1970 pelos músicos Fela Kuti e Tony Allen) tem coordenação da companhia Malta Teatro de Nação.

Ministrada por Mestre Marrom, a proposta da oficina de Capoeira Angola é realizar uma vivência das tradições e ritualidades dessa manifestação cultural. Os alunos vão exercitar formas diferentes de gingar; aprender a tirar da ginga movimentos de ataque e de defesa; e começar a jogar e a improvisar com colegas diferentes.

rodrigo de odé é o responsável pela oficina de Teatro Negro. A ideia é exercitar modos de jogo teatral e de ação, em que a relação entre palco e plateia seja repensada. O que acontece quando abandonamos a convenção dramática tradicional para apostar em uma relação entre artista e observador inspirada em referências culturais africanas? A proposta também é perceber como soa nossa voz e como o corpo reage nesta relação; e compreender como o texto ganha vida nesta modalidade cênica da performance negra.

Loiá Fernandes é a professora da oficina de afrobeat, gênero musical que combina ritmos e toadas tradicionais do povo yorubá com sonoridades e estilos afro-diaspóricos, como o jazz e o soul. Durante os encontros, os participantes realizam exercícios de sensibilização musical para o corpo e a voz. Serão exploradas dinâmicas de responsos (jogos de perguntas e respostas); a execução de células rítmicas com os pés, as palmas, ombros e quadris; e uma gama de vocalizações teatrais:  frases, diálogos, berros, gritos, assobios, sons guturais, gemidos e fluxos de vocalizes mais convencionais.

O Ciclo de oficinas e lançamento da obra teatral Elegbára Beat foi contemplado e subsidiado pelo ProAc - Edital ProAc 22/2023 - Publicação de Obra Teatral Inédita.

 

Sobre Malta Teatro de Nação

Fundada em 8 de abril de 2022, em São Paulo, a Malta Teatro de Nação é um núcleo de pesquisa e criação teatral formado pelo artista e pesquisador rodrigo de odé, por Maré Oliveira, artista e pesquisadore, pelo músico e ator Anderson Sales e por allanAmaria, que é atriz e artista capilar. A prática da capoeira angola, mais o cultivo de sua filosofia do corpo, da mente e do espírito, é a base do projeto de pesquisa de linguagem da Malta, que visa a produção de uma poética contemporânea para o teatro negro de São Paulo (e do Brasil e do mundo em geral). Além da capoeira angola, o trabalho da Malta trata de problemas, questões e símbolos comuns à experiência vivida pela comunidade negra nacional e internacional. Sem a posse de uma sede própria, a Malta já transitou por Heliópolis, Lapa e Pirituba, praticando a capoeira angola e exercícios de leitura e interpretação em espaços privados e públicos, como praças e centros esportivos. A realização do Ciclo de Oficinas e Lançamento da Obra Teatral Inédita Elegbára Beat, de rodrigo de odé, marca a estreia da Malta na cena teatral de São Paulo, fruto de um projeto contemplado em 1º lugar no Edital ProAc 22/2023.

 

Serviço
Projeto ELEGBÁRA BEAT - IDENTIDADE E RESISTÊNCIA

CICLO DE OFICINAS

Centro de Cultura e Arte Batakerê - Rua Cinturão Verde, 227 - Vila Santa Inês, São Paulo, SP

Oficina de Capoeira Angola: 14 a 16 de agosto, das 14h às 16h.
Oficina de Teatro Negro: 14 a 16 de agosto, das 16h às 18h.

Oficina de Afrobeat: 14 a 16 de agosto, das 18h às 20h.


Público-alvo: artistas de coletivos de teatro negro, praticantes da capoeira, estudantes de teatro, educadores, gestores pedagógicos e culturais e lideranças comunitárias. 

 

Inscrições até dia 12 de agosto, por ordem de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffqD0FBk3p9tHgoPVD5Zt7ExqZ4uKqD-EBdDb-l2KkdI_p1g/viewform

 

Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário