[News]Olímpico lança “Fora do Tempo”
Ouça o álbum: https://awal.ffm.to/
Assista o clipe de todas as faixas: https://www.youtube.
SPVIC (Haikaiss) e Neto (Síntese) se conheceram pessoalmente em 2012 nos bastidores do programa “Manos e Minas”, da TV Cultura. O Haikaiss tinha acabado de lançar o seu álbum de estreia e o Síntese estava prestes a lançar o seu. A sintonia foi imediata.
Mais de dez anos de amizade depois, SPVIC e Neto decidiram tirar do papel a ideia de fazer música juntos. Inspirados na ideia de "Champion Sound", de J Dilla e Madlib, começaram a trocar beats: "A gente queria algo que evidenciasse esse nosso papel de produtor, que sempre tivemos nas nossas outras bandas, e que víamos cada vez mais escasso da nossa geração para frente. Esse lance do MC também produzir as próprias músicas, pra nós é muito valioso" – conta SPVIC.
A partir desse primeiro passo, começaram a se encontrar semanalmente na casa do mestre e amigo de longa data DJ Mako e o projeto Olímpico foi ganhando forma. Produziram metade do álbum e os encontros formataram melhor o projeto: "Ali a gente viu, que além dos beats que a gente tava fazendo, também tinha uma parada de dupla de MC mesmo, tipo um Blackstar (Mos Def e Talib Kweli), que a gente ama. E tudo isso fluindo ali no templo do nosso DJ e Sensei Makotchan." - disse Neto - "Essa atmosfera ritualística do processo, de samplear do vinil, de usar desde o Fruity Loops 20 Demo até as máquinas mais antigas do Mako, escrever no papel, sabe? Com certeza refletiu muito na aura do Olímpico" - conclui SPVIC
Depois dessa imersão, Vic e Neto foram para o estúdio do músico e produtor VG, gravar o material que já tinham, e lá o projeto tomou outras proporções. Crises e reflexões sobre amor, dinheiro e o ofício, nasceram as letras sobre conflitos pessoais e relacionamentos turbulentos, que foram ganhando espaço no álbum junto com beats do VG, que acabou produzindo a outra metade das músicas.
"O estilo e o gosto do VG casaram muito com o que a gente queria pro Olímpico. Vendo como o Vic cria com liberdade sobre qualquer tema, mais o lance de não ter o 'peso' de estar escrevendo pro Síntese, me trouxeram uma leveza maior pra escrever sobre o que nunca tinha me permitido." explica Neto. "Foi uma sinergia muito especial, as músicas surgiam rápido no estúdio com o VG. E digo o mesmo, o Neto me permitiu escrever de um jeito que nunca escrevi antes, falando sobre coisas que têm a ver com a gente.” - disse SPVIC.
As participações foram escolhidas a dedo. Dukes, a lenda do ABC, participa em duas músicas. Wesley Camilo rouba a cena no refrão de "O Que É o Amor?". Leo Gandelman, o expoente do sax brasileiro, dá o ar de sua graça em três das nove músicas do Olímpico. E a cereja do bolo, aos 45 minutos do segundo tempo, o MC e produtor lendário de Niterói Marechal participa com uma produção no Olímpico.
“Fora do Tempo” é o álbum de estreia Olímpico, numa menção aos gregos, nasce da convivência de deuses imperfeitos. É como um monumento à cultura hip hop e ao rap nacional erguido por mestres de seus ofícios: “Nosso maior objetivo era ter a liberdade para fazer um rap maduro. Celebrar a escola de rap que nos formou; chamar quem a gente gosta, fazer do jeito que a gente queria, diferente por não estarmos produzindo para nossos projetos 'principais', que já têm um conceito, uma história e muitas outras pessoas envolvidas” – comenta Neto – "E é só o começo dos trabalhos" - conclui SPVIC.
Toda a produção executiva foi feita pela EME Cultural. “Para nós é um projeto muito especial. Desde o começo trabalhamos juntos para esse projeto acontecer e é uma alegria conseguir concretizar e ver ele nascer de forma tão bonita” – comentou o diretor artístico da EME, Raphael Damiati.
Olímpico é um projeto da produtora Eme Cultural, e foi contemplado pela 7ª Edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo através da Secretaria Municipal de Cultura.
Bio SPVIC
Com 17 anos de caminhada na cena de música urbana, Spvic, membro do grupo de rap Haikaiss, ostenta uma carreira recheada de hits e álbuns reconhecidos por todos os amantes de hip-hop. Sua genialidade e constância durante esse tempo o elevaram ao posto de um dos grandes nomes do rap nacional nos últimos anos, e os recentes lançamentos do Haikaiss só confirmam tal fato. É embaixador da PAST BLUE RIBBON e entrevistador do T alk Show PAST TALK, também curador da segunda temporada do Hip Hop Machine, o maior projeto de Hip Hop Jazz do
Brasil. Ele está sempre envolvido em inúmeros projetos também como produtor, somando cinco álbuns.
Bio Neto
Gestério Neto é um dos fundadores do grupo de rap Síntese, referência no segmento desde que lançou o álbum duplo de estreia, o "Sem Cortesia (Vagando na Babilônia/Em Busca de Canaã)". Desde então, junto com vários parceiros, levou o nome do rap e espalhou a mensagem da Síntese pelos 4 cantos, viajando pelo Brasil em nome da cultura hip hop. Neto produziu e dirigiu artisticamente toda a discografia do Síntese, até hoje em atividade. Além do Síntese Neto já trabalhou com outros artistas da música brasileira como Criolo, Black Alien, Lúcio Maia, BK, Diomedes Chinaski,, Vitor Xamã, Rodrigo Ogi, Pedro Quali, Joabe Reis, Nego Max, Rincon Sapiência, Nação Zumbi, Helião RZO, MC Marechal, Tássia Reis, Flora Matos, Sant, Clara Lima e muitos outros.
Nenhum comentário