[News]Setembro no CCBB Rio

 Setembro no CCBB Rio

É primavera e o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro continua florescendo com convidado internacional, nova exposição, teatro, cinema e muita música brasileira!
 
A.R.L. Vida e Obra - Créd. Adriano Rosa
 
Mais imagens de divulgação em https://photos.app.goo.gl/xoAvZ3JS4eRaBZeJ7
 
Setembro tem estreia de exposição, teatro, cinema, música e atividades educativas para curtir o mês todo! 
O artista autodidata Antônio Roseno de Lima, será homenageado com a nova exposição do CCBB Rio, A.R.L Vida e Obra abre um campo de discussão importante sobre a chamada Arte Bruta Brasileira.
Um jardim para Tchekhov estreia no teatro 3 com elenco e direção de peso, em uma comédia dramática que se inspira no universo do autor russo Anton Tchekhov. Já no cinema, a Mostra de Cinema Alemão - Elas Dirigem! tem sua segunda edição no Rio de Janeiro e apresenta ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã, colocando em evidência o cinema contemporâneo feminino do país.
Leonardo Padura estará no Brasil a convite do Clube de Leitura CCBB 2024 para a edição de setembro. O encontro, com o tema ‘’Letras Cubanas’’, tem como ponto de partida o best seller O homem que amava os cachorros, escolhido pelo público para a leitura do mês.
Feira das Yabás no CCBB – Reconstruindo territórios e pertencimento retorna à área externa para mais um dia de samba e gastronomia afrocarioca, feita pelas ‘tias’, figuras que representam os quintais suburbanos. Como é tradição, a Feira iniciará com uma roda de conversa e em seguida, a roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz com participações especiais.
Fechando o mês com muito som, o Festival Paredão Ocupa o Museu traz ao CCBB RJ dias de programação intensa, totalmente gratuitas. Cada noite é dedicada à música de uma das grandes estruturas sonoras das periferias brasileiras - Aparelhagem do Pará, Radiola de Reggae do Maranhão e Paredão de Funk - com apresentações musicais inéditas, rodas de conversa e feira gastronômica.
 
Confira a programação completa:
EXPOSIÇÕES
 
Entrada gratuita.
 
LUIZ ZERBINI – PAISAGENS RUMINADAS 
Até 02 de setembro
Últimos dias para conferir a mostra já visitada por mais de 70 mil pessoas! A retrospectiva que traça um panorama da atuação do artista nas últimas décadas, cujo trabalho faz uso de uma variedade de materiais e suportes e aponta para temas como ecologia e ancestralidade, urgentes dos tempos atuais. Numa reflexão sobre seu processo de criação, Luiz Zerbini afirma que "viver é ruminar paisagens". A ruminação como método é o ponto de partida curatorial para a exposição, que acompanha as constantes reelaborações paisagísticas da obra do artista: do seu exercício cotidiano de pintar as paisagens por ele habitadas à sua paisagística de caráter sonoro, histórico e alegórico. 
Curadoria: Clarissa Diniz 
Classificação indicativa: livre   
 
A.R.L. - VIDA E OBRA
De 04 de setembro a 28 de outubro
A exposição oferece ao público um conjunto de pinturas e fotografias produzidas pelo artista autodidata Antônio Roseno de Lima, abrindo um campo de discussão importante sobre a chamada Arte Bruta brasileira. Original de Alexandria (RN), Roseno parte em 1926 para Campinas (SP), onde produziu a maioria de suas obras. Apesar da extrema pobreza e da falta de instrução formal, A.R.L., como assinava suas obras e nome pelo qual teve reconhecimento internacional, encontrou meios para se expressar de forma livre, autêntica e criativa. A partir de materiais rústicos, o artista constrói uma identidade criativa forte, baseada em cores vivas e chapadas.
Curadoria: Geraldo Porto
Classificação indicativa: livre  
 
PRIMEIRO DE MARÇO 66 – ARQUITETURA DE MEMÓRIAS     
Até 16 de dezembro
 
Dentro das comemorações de 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, a exposição resgata a rica trajetória e a importância arquitetônica do icônico prédio situado no coração do centro histórico da cidade. Retratado como um ser vivo, cuja história se entrelaça com a do Rio de Janeiro e do Brasil, passando de sede de uma Associação Civil para sede do maior e mais antigo banco do país na época e para, finalmente, inaugurar um novo conceito de apoio e promoção da cultural no país.   
 
Curadoria: Milton Guran 
Classificação indicativa: livre

 
ARTES CÊNICAS 
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard. 
LETS PLAY THAT OU VAMOS BRINCAR DAQUILO
Teatro III  
Até 15 de setembro - Quintas a sábados - 19h; Domingos - 18h 
 
A peça narra o encontro do ator Tuca Andrada com a vida/obra do artista Torquato Neto e o efeito produzido desse encontro em sua própria vida. O espetáculo é um híbrido de recital de poesia, show, jogo, aula, debate e stand-up. Um espetáculo sem quarta parede em que o ator se comporta como se estivesse numa roda de amigos contando uma estória. 
Direção: Tuca Andrada e Maria Paula Costa Rego. Elenco: Tuca Andrada 
 
Duração: 80 min   
Classificação indicativa: 16 anos  
   
 
UM JARDIM PARA TCHEKHOV
Teatro III
25 de setembro a 27 de outubro - Quartas a sábados - 19h; Domingos – 18h
 
Uma consagrada atriz de teatro vai morar com sua filha, médica, e seu genro, um delegado de polícia, num condomínio em Botafogo. Desempregada há 3 anos, Alma Duran sonha em montar "O Jardim das Cerejeiras". Ao enfrentar dificuldades para montar o espetáculo, ela conhece um desconhecido no playground do prédio, que afirma ser Anton Tchekhov, e que passa a ajudá-la. Os limites entre realidade e ficção, comédia e drama, passado e presente, Brasil e Rússia, vão se misturando, numa trama que discute - com bastante humor- os tempos de intolerância que vivemos no país.
Dramaturgia: Pedro Brício. Interlocução de dramaturgia: André Emídio e Maurício Paroni de Castro. Direção: Georgette Fadel. Elenco: Maria Padilha, Leonardo Medeiros, Erom Cordeiro, Olivia Torres e Iohanna Carvalho
 
Duração: 110 min 
Classificação indicativa: 14 anos
 
MÚSICA
Entrada Gratuita.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE HARPAS
Teatro II
01 a 30 de setembro – quarta a segunda
Considerado o maior festival de harpas do mundo e único no Brasil, o XIX RioHarpFestival 2024 reunirá harpistas estrangeiros e brasileiros em diversas formações orquestrais, apresentando a versatilidade do instrumento ao público carioca por meio de vários tipos de harpas e ritmos que vão da música barroca à contemporânea. Confira a programação completa em bb.com.br/cultura
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
PAREDÃO OCUPA O MUSEU
Entrada gratuita  
Área externa
26 a 28 de setembro – quinta, sexta e sábado
 
O projeto é um encontro de grandes estruturas sonoras numa experiência imersiva, que traz para o CCBB Rio de Janeiro o universo cultural dos paredões: Aparelhagem do Pará, Radiola de Reggae do Maranhão, Paredão de Funk Carioca e Paredão Automotivo de Goiás. A programação será composta por apresentações musicais de bandas, MCs, DJs, projeções mapeadas com VJs, apresentações de danças e feira de comidas típicas.
Realização: Vamo que Vamo, Filmes Bárbaros, Mar de Morros; Curadoria: Ademar Danilo, Tássia Seabra, Francisco Sidou; Direção artística musical: Jasmine Giovannini; Direção artística audiovisual e de comunicação: Barbara Vida; Produção executiva: Lisa Brito; Design: Gustavo Palermo; Cenário: Carla Ferraz; Iluminação: Tábatta Martins e Thaysa Carvalho; Assessoria de imprensa: Yasmin Bianco; Produção Local: Daiane Brasil, Joana Rodrigues e Débora Ambrosia.

Classificação indicativa: 18 anos
Confira a programação completa em bb.com.br/cultura
 
CINEMA

BERNARDET E O CINEMA 
Cinema I  
Até 22 de setembro 
Entrada gratuita
 
Retrospectiva inédita de filmes dirigidos, escritos ou encenados pelo crítico, autor, roteirista, montador, professor, ator e pensador Jean-Claude Bernardet. Dentre os 20 filmes que serão exibidos, a mostra traz pérolas como “São Paulo, Sinfonia e Cacofonia” (1994), “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), “Eterna Esperança: sem pressa e sem pausa, como as estrelas” (1971) e Sobre os anos 60 (1999). O inédito “A Última Valsa” e “Cama Vazia”, menção honrosa no Festival de Gramado de 2023, ambos codirigidos com Fábio Rogério serão exibidos na programação da mostra.
Aos 88 anos de idade - completos no dia 2 de agosto, Bernardet carrega uma brilhante trajetória profissional de 70 anos, segue ativo e produtivo.  Como escritor, publicou, em 2023, “Wet Mácula”, em parceria com a escritora Sabina Anzuategui, editado pela Companhia das Letras.
 
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
 
6˚  CINEESPORTE 
Cinema II 
Até 02 de setembro 
Entrada gratuita
 
O CINEESPORTE-Festival de Cinema de Esportes se caracteriza por ser um festival de cinema de perfil singular no Brasil. É a principal vitrine para exibição da rica e variada cinematografia esportiva mundial no país. Presente no Centro Cultural Banco do Brasil desde a primeira edição, em 2016, o festival oferece uma programação gratuita, em formato presencial, com obras cinematográficas de temas ligados a diversas modalidades esportivas, considerando também conteúdos audiovisuais com recursos de acessibilidade. 
 
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
 
MOSTRA DE CINEMA ALEMÃO - ELAS DIRIGEM!
Cinema I
25 de setembro a 07 de outubro
Entrada gratuita
 
A mostra ‘’Elas Dirigem’’, apresenta ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã expressa em obras produzidas por cineastas germânicas, colocando em evidência o cinema contemporâneo feminino do país.  Serão exibidos filmes que revelam um panorama da produção do país, com obras sequer lançadas no Brasil, fortalecendo o protagonismo de diretoras mulheres e proporcionando ao público o acesso a um recorte da filmografia alemã que vale ser compartilhado com os espectadores brasileiros.
 
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
 
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar - Quarta a segunda
O CCBB Educativo - Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural, que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas Mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Educadores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura, e outros para experimentar, criar e conviver no CCBB.  
 
VISITA MEDIADA EM LIBRAS
O CCBB Educativo - Lugares de Culturas oferece, como parte de sua programação, visitas mediadas em Libras, nas diversas exposições em cartaz no CCBB-Rio apresentando uma experiência para o visitante surdo.
 
Classificação indicativa: livre.
Consulte o site para maiores informações.  
 
 
As visitas agendadas acontecem de forma totalmente gratuita todos os dias, exceto às terças-feiras. É só agendar por e-mail ou telefone:
Telefone: (21) 3808-2070
 
A retirada de ingressos para visitas espontâneas é realizada através do site http://bb.com.br/cultura ou da bilheteria presencial do CCBB-RJ.

IDEIAS
Entrada gratuita. Senhas distribuídas 1h antes.
CLUBE DE LEITURA CCBB 2024    
Biblioteca - 5º andar  
11 de setembro – 17h30min - Quarta    
O encontro de setembro conta com a presença ilustre do escritor cubano Leonardo Padura. Escritor, jornalista e roteirista de cinema, Padura é autor de 14 romances e recebeu vários prêmios, entre as mais importantes o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba (2012), a Ordem dos Cavaleiros das Letras de França (2014) e o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras (2015). O evento conta também com participação especial do escritor e tradutor argentino Rodrigo Labriola. O livro a ser debatido é ‘’O homem que amava os cachorros’’.
Curadoria e mediação: Suzana Vargas
Classificação indicativa: 14 anos  
 
FEIRA DAS YABÁS NO CCBB - RECONSTRUINDO TERRITÓRIOS E PERTENCIMENTO
Entrada gratuita
Área externa
21 de setembro - Sábado - 12h
 
A Feira das Yabás no CCBB será marcada pela tradicional roda de samba do seu criador, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda e as comidas das tias representando a gastronomia dos quintais suburbanos, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira, macarrão com carne assada e muito mais.
A Feira levará suas tradições e costumes ao território da zona portuária, tão representativo da cultura negra no Rio de Janeiro e lá mostraremos um outro lado da cultura diaspórica brasileira.
EXPOSIÇÕES PERMANENTES
Entrada gratuita
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a Segunda
Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais. Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.  A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.     
Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.   
Curadoria: M’Baraká. Classificação Indicativa: Livre    
O Banco do Brasil e sua história  
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda   
Narrando os 215 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil e Arquivo Histórico, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.  Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.    
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio. Classificação indicativa: livre  
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio .    
 
CCBB PATRIMONIAL  
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o nº 66 da Rua Primeiro de Março. Um prédio histórico de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado ao mundo dos negócios financeiros. Inaugurado em 1906 para o funcionamento da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o transformou em seu edifício sede. Esta função tornou o prédio emblemático no cenário financeiro nacional até 1960, quando a transferência da sede do BB para Brasília. No lugar permaneceu em funcionamento a Agência Centro do Rio de Janeiro. 
Em 1987, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.    
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. Juntamente com o Arquivo Histórico, Museu e Biblioteca, o CCBB RJ é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.  
Conheça o Projeto Valor Memória BB
Hall social, 2º andar
O BB é patrocinador oficial do voleibol brasileiro desde 1991. E esta parceria de sucesso rendeu muitas medalhas. Esta exposição celebra as notáveis conquistas do vôlei brasileiro nas Olimpíadas através de réplicas das medalhas obtidas por nossos talentosos atletas. A mostra é fruto de uma longa parceria entre o Banco do Brasil e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que produziu e doou este acervo para o BB em função dos 30 anos de parceria entre essas duas instituições.
Regras de visitação da Biblioteca Banco do Brasil em www.bibliotecasbb.com.br  
ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL RJ 
Térreo - Segunda a domingo das 9h às 20h  
Atendimento bancário em dias úteis das 9h às 17h 
 
O Espaço Conceito reúne a tradição Banco do Brasil, a instituição bancária mais antiga do país, com a inovação em um único modelo de agência. Um atendimento bancário atrelado a ambientes de interação, informação e programação cultural. A área serve como fomento à troca de conhecimento ligado à tecnologia e ao empreendedorismo. Um espaço de convivência com arena, coworking, vitrine de negócios, laboratório maker, salas de reunião, terminais de autoatendimento bancário e o tradicionalíssimo Café Confeitaria Colombo. Nossa programação inclui palestras, pockets shows e oficinas nos finais de semana e feriados. Acompanhe a programação do mês no site do Espaço Conceito https://www.bb.com.br/site/sobre-nos/espaco-conceito-bb/eventos/
 
Sobre o CCBB RJ
 
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Em 2024 serão 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo o que você imaginar.
 
SERVIÇO  
Centro Cultural Banco do Brasil   
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)  
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br   
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
 
Ingressos:  
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.   
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.  
Funcionamento:  De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).   
 
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).   
 

Assessoria de Imprensa
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Nenhum comentário