[News] 5ª edição do Vitrine Lab, projeto de formação em distribuição audiovisual, abre inscrições em 23 de setembro

 

A quinta edição do Vitrine Lab, curso livre de capacitação em distribuição cinematográfica realizado pela Vitrine Filmes, terá suas inscrições abertas no dia 23 de setembro. A grande novidade é que este ano todas as vagas do curso serão gratuitas, e prioritariamente afirmativas. Isso só foi possível devido ao apoio da SPCINE, e com a participação do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.


A seleção dos 120 participantes priorizará aqueles que se autoafirmarem como pertencentes a grupos minorizados, como negros, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Mães e pessoas com renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos também são grupos prioritários para a seleção. Parte das vagas (10%) será destinada a membros da rede afirmativa da SPCINE. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 30 de setembro de 2024, podendo ser encerradas antecipadamente caso o limite de 650 pessoas inscritas seja atingido. 


Toda e qualquer pessoa acima de 18 anos e residente em território brasileiro poderá se candidatar às vagas da Vitrine Lab. A inscrição, que será feita através de um formulário online, aberto para inscrições a partir de 23 de setembro, e solicitará as seguintes informações: 


Dados pessoais; 

Mini-bio (máximo 600 caracteres); 

Currículo (PDF, máximo 2 laudas); 

Carta de intenção contando um pouco da sua história pessoal e por que você gostaria de participar do laboratório (PDF, máximo 1 lauda); 

Foto de divulgação (JPEG ou PNG, max 3 mb); 

Declaração de gênero, etnia e renda familia; 

Comprovante de residência.

Módulos do Curso


O módulo teórico do curso será composto por 12 aulas, que ocorrerão entre 28 de outubro e 27 de novembro. Serão abordados aspectos formais da distribuição de longas-metragens em território brasileiro, temas relacionados à cadeia de valor do cinema nacional, práticas negociais e de produção executiva, marketing digital e offline, produção de conteúdo, políticas públicas, programação em salas de cinema e muito mais. as aulas serão mediadas por profissionais atuantes no mercado, entre membros da equipe da Vitrine e convidados.


Após o encerramento do módulo teórico, a equipe da Vitrine Filmes selecionará até dois participantes para ter uma experiência prática junto ao(s) time(s) de marketing e/ou programação da Vitrine Filmes. . O módulo prático terá três meses de duração, com carga horária de 30 horas semanais.


Desde sua primeira edição, em 2021, o Vitrine Lab já contribuiu para a formação de mais de 350 profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho em diferentes elos da cadeia audiovisual. 


Além da SPCINE e dos órgãos governamentais, o Vitrine Lab conta também com a parceria do Projeto Paradiso. Mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, o projeto atua de forma filantrópica para incentivar o audiovisual brasileiro, e apoia o Vitrine Lab desde sua primeira edição.


Para mais informações, consultar o FAQ - Perguntas e Respostas no site da Vitrine. Dúvidas adicionais podem ser tiradas por meio do e-mail lab@vitrinefilmes.com.br.


Sobre a Vitrine Filmes

Desde 2011 a Vitrine Filmes se dedica à distribuição de narrativas autorais e independentes, investindo no crescimento e na valorização do cinema nacional. 

Nesses 14 anos de atuação, a Vitrine foi pioneira ao explorar o circuito exibidor de maneira descentralizada através da Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva de filmes brasileiros em salas de cinema comerciais; e segue inovando ao expandir suas áreas de atuação, desenvolvendo e produzindo conteúdos, ao mesmo tempo em que oferece capacitação aos profissionais do audiovisual, através do Vitrine Lab.

Ao longo dessa história, mais de 5 milhões de pessoas já foram impactadas pelos filmes da Vitrine em salas de cinema, além de outras centenas de milhões que tiveram acesso aos conteúdos em outras janelas. Fazem parte do catálogo da distribuidora títulos como "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021, e "Nosso Sonho", a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, dirigida por Eduardo Albergaria, filme brasileiro mais visto em salas de cinema no ano de 2023. 

Em 2024, pela Sessão Vitrine Petrobras, "A Hora da Estrela" de Suzana Amaral, voltou aos cinemas com uma cópia restaurada, e títulos premiados como "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", de Marão, "Sem Coração", de Nara Normande e Tião e "Cidade; Campo", de Juliana Rojas também tiveram seu encontro com o público brasileiro.

Para 2025, estão confirmados os lançamentos de Baby, de Marcelo Caetano, exibido na Semana da Crítica de Cannes 2024 e “O Agente Secreto”, novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone no elenco. 






Nenhum comentário