[News] Banca de Quadrinistas de setembro recebe como expositores cinco convidados com diferentes trajetórias e a série Quadrinhos A2
Banca de Quadrinistas de setembro recebe como expositores
cinco convidados com diferentes trajetórias e a série Quadrinhos A2
Esta edição tem como participantes D.K., Helô D'Angelo, Jun Sugiyama, Lily Carroll
e Maria Isabela, a Lazuc, além da série de HQs criada pelos quadrinistas Cris Eiko e Paulo Crumbim. O Itaú Cultural realiza a programação todo último domingo do mês,
com a participação de artistas selecionados pelo chamamento aberto para interessados em integrar a atividade e expor e vender seus trabalhos em HQ.
O Itaú Cultural realiza no dia 29 (domingo) a edição de setembro da Banca de Quadrinistas. Das 11h às 16h, seis convidados expõem sua produção em HQ no espaço dedicado à atividade no Bulevar do Rádio, área localizada na rua Leôncio de Carvalho, entre a sede do IC e o Sesc Avenida Paulista. São eles: o diretor de vídeo e ilustrador D.K.; a quadrinista Helô D'Angelo, com seu trabalho direcionado à temática de direitos humanos; o roteirista de quadrinhos Jun Sugiyama; a quadrinista Lily Carroll, que aborda temas como LGBTQIA+, fantasia e horror na sua produção; a ilustradora Maria Isabela, conhecida como Lazuc, cuja atuação é direcionada a histórias de referências pretas; e Cris Eiko e Paulo Crumbim com a sua série autobiográfica Quadrinhos A2, em uma mescla entre o cotidiano e o fantástico.
Os participantes da Banca de Quadrinistas são selecionados a partir do chamamento aberto pelo Itaú Cultural para interessados em integrar a programação (seguem abaixo mais informações). A programação acontece até novembro, sempre no último domingo do mês. A edição de outubro não será realizada, devido um possível segundo turno das eleições municipais, que pode acontecer no dia 27.
Participantes
Jun Sugiyama começou sua trajetória como roteirista de quadrinhos em 2014. Ele já teve trabalhos publicados em coletâneas como Gibi Quântico e lançou a série JaPow, com Eduardo Capelo. O quadrinho Romaria, editado pela JBC, e assinado com o artista Alexandre Carvalho, recebeu o prêmio Bronze no International Manga Awards, em 2018.
A quadrinista paulistana Helô D'Angelo tem sua produção focada nos direitos humanos, presente em livros como Dora e a gata, Pequeno manual de defesa pessoal, Nos olhos de quem vê, Isolamento, Boy dodói e Só com a gente. Sua obra ultrapassou fronteiras dentro e fora do país, integrando eventos como as Bienais do Rio de Janeiro e de Alagoas, a Semana do Quadrinho Nacional, em Manaus, e a exposição Era uma vez um país (mais ou menos) maravilhoso, em Portugal. Dentro desse processo de internacionalização, Pequeno manual de defesa pessoal será publicado em birmanês e espanhol, e Boy Dodói, em alemão.
Lily Carroll, por sua vez, tem dedicado sua produção atual ao tema LGBTQIA+, o porn positive (movimento social e filosófico que busca mudar atitudes e normas culturais em torno da sexualidade), e à fantasia e ao horror. Com formação em desenho de comunicação, desenho de moda e biblioteconomia, a quadrinista já foi editora e redatora de revistas de cultura pop e animação japonesa. Em 2020 ilustrou Quimera, que aborda o tráfico atlântico de escravizados.
A temática racial também conduz o trabalho de Maria Isabela da Silva Gomes, a Lazuc, historiadora de formação, que fecha o grupo de quadrinistas dessa edição. Mestranda em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) sobre o reconhecimento da cidadania na imprensa negra (1833), ela usa em seu trabalho traços marcados e cores vivas para ilustrar e refletir sobre a história preta. A artista busca ilustrar essas referências de forma leve e acessível.
O grupo de participantes da Banca de Quadrinistas de setembro fecha com a série Quadrinhos A2, de Cris Eiko e Paulo Crumbim, hoje composta por sete livros e três spin offs – séries derivadas –, reunindo mais de 800 páginas de quadrinhos. Entre os livros está, por exemplo, Andei por Entre as Frestas e Te Trouxe Flores, Pedras e Algumas Miudezas, que lança uma investigação sobre o atual momento do país, fazendo uso do fantástico e do absurdo para apresentar retratos do Brasil contemporâneo em quadrinhos. A série, publicada pela MINO, foi contemplada pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2023.
Chamamento
Os interessados em participar das próximas edições da Banca de Quadrinistas, do Itaú Cultural, têm até o dia 23 de outubro para se inscrever para a seleção, por meio deste formulário, disponível no site da instituição:
https://itaucultural.
Os selecionados receberão um cachê de R$ 1 mil brutos. Os custos de transporte e hospedagem ficam a cargo dos artistas ou coletivos.
SERVIÇO
Banca de Quadrinistas – Setembro
Com os quadrinistas D.K., Helô D'Angelo, Jun Sugiyama, Lily Carroll e Maria Isabela (Lazuc), e a série Quadrinhos A2, de Cris Eiko e Paulo Crumbim
Dia 29 de setembro (domingo), das 11h às 16h
No Bulevar do Rádio
Rua Leôncio de Carvalho, s/n, Paraíso. São Paulo/SP - entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista
Duração: 300 minutos
Capacidade: Livre
Gratuito
Chamamento – Banca dos Quadrinistas de agosto a novembro:
Inscrições até o dia 23 de outubro.
Pelo link https://itaucultural.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Conteúdo Comunicação
Nenhum comentário