[News] CIA VENENO DO TEATRO estreia montagem de ÉDIPO sob ótica de Foucault dia 20 de setembro na SP Escola de Teatro

 

Foto de Jonatas Marques


Para montar a clássica tragédia grega Édipo Rei, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C, a Cia Veneno do Teatro e o dramaturgo, adaptador e diretor Bartholomeu de Haro pautaram-se na temática do filósofo Michel Foucault (1926-1984). As tragédias de Sófocles são tão geniais que sempre retornam, elabora o grupo. A consciência dos atos e como se desdobram sem a devida percepção dos indivíduos que são vigiados permanentemente, pode desembocar no exercício do poder alienado. Depois de algumas  apresentações em 2023, parte de seu processo de montagem, o espetáculo estreia dia 20 de setembro, sexta-feira, na SP Escola de Teatro/ Sala Alberto Guzik – R1 - Praça Franklin Roosevelt, 210. A temporada vai de  20 de setembro a 13 de outubro de 2024, com sessões sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 18h.

Nas referências do encenador, têm lugar os principais pensadores do século 20: Sigmund Freud, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Foucault, “além de tantos importantes autores” que lançaram seus olhares sobre a obra e canalizaram para outros desdobramentos.  De Haro assistiu e se interessou pelas conferências proferidas por Foucault, inclusive no Brasil, sobre As Verdades e as Formas Jurídicas. A concepção para a primeira montagem da peça Hello Édipo foi idealizar um espaço de ação atemporal que acolhesse tanto o clássico quanto o contemporâneo. “A tomada da palavra por parte do povo, dos anônimos, são alguns dos elementos fundantes nesta adaptação. Conspirando com a criação de autores como M. Yourcenar, R. M. Rilke e O. Bilac, pretendemos evocar os mitos, os arquétipos, disfarçados e/ou ocultos nas ‘encruzilhadas’ da cidade, em um contexto urbano e atual. Um ato violento e metafórico que nos faz refletir sobre a condição humana, suas ações e consequências”, afirma a atriz Elen Londero.


 


Sinopse - Édipo como fio condutor do inquérito – promotor, juiz, carrasco e réu de si mesmo


 


Todo o enredo da obra original está preservado bem como os personagens. Édipo na rua... no meio do cruzamento. Um grupo de pessoas que tenta encenar uma peça (O Inferno é para quem se acha no Céu), se amotina e toma o público como refém. O grupo decide contar a sua versão de Édipo-Rei em meio a uma encruzilhada urbana, desrespeitando a faixa de segurança onde Foucault tenta consertar o semáforo que entrou em pane. Todos estão em um confinamento (“pode ser em qualquer instituição, uma família, uma prisão, uma escola”), onde ocorre uma rebelião, um motim violento e metafórico; os atores “amotinados” capturam o público e seus personagens como reféns e os guardam dentro de si, clandestinamente. Vestidos e imbuídos dessa nova e poética insurreição nada mais resta a fazer senão percorrer o labirinto, os túneis; enfim, tentar fugir do cativeiro. Medo, prazer, poesia – há um tribunal onde a verdade será revelada com o desdobramento dos inquéritos e testemunhos. O rescaldo caberá a todos. Após esta jornada, encontra-se  alguma luz, um clarão que incentiva e anuncia: dias melhores já estão vindo. O complexo é simples.


 


Diálogo entre o clássico e o contemporâneo


 


Para dar vida à história na sua concepção Bartholomeu solicitou à equipe de criação – cenografia (JC Serroni), figurino (Telumi Hellen), iluminação (Guilherme Bonfanti) e música (André Omote/Bartholomeu de Haro) - que todos os elementos cênicos estabelecessem um diálogo entre o clássico e o contemporâneo. “Lancei mão do metateatro, marcações inusitadas, sonoridades clássicas, batuques, rap original (de minha autoria) executado ao vivo, poesia urbana, grafite, cenários/figurinos/adereços, feitos de material reciclado e desconstruído, iluminação que reflete atmosferas misteriosas e poéticas, resenhas de textos atuais que interagem com a ação”, explica Bartholomeu. O diretor também criou três vídeos que são exibidos durante a peça - uma entrevista polêmica de Foucault e outros originais com as marcas da expressão dos guetos, ocupações, danças do “eterno retorno”. “Enfim, um espetáculo coeso, harmônico, repleto de associações que é performado por atuantes plenos em cena. Tudo isso para provocar, impactar e proporcionar ao público a potência com sensibilidade que o Teatro oferece”, completa De Haro.


 


Dramaturgia e encenação


 


A montagem focou como mote principal a “encruzilhada” existencial do personagem principal, “juntamente com a trajetória dos demais personagens, gerando assim um protagonismo dos atuantes para cada cena/situação.”, conta o diretor. Édipo foi o condutor do inquérito, o promotor, o juiz, o carrasco e o réu de si mesmo. Ele consegue ter êxito no inquérito, êxito esse que o destrói. De Haro ressalta que “os testemunhos deveriam ser materializados e expressos na narrativa teatral trazendo a infância, a família, o totem, as muralhas, os territórios de inquéritos e aprisionamentos institucionais bem como corporais conectados com a temática de Michel Foucault e também com manifestações de outros autores e as minhas próprias realizando uma compilação poética e atual”. A proposta de Bartholomeu é que os personagens surjam das ruas da cidade, dos guetos, das ocupações. “A inovação é que nesse desdobramento cênico, os anônimos, aqui revoltosos “mascarados”, se apropriam de seus personagens e vão se revelando e estabelecendo uma relação direta com os outros personagens e público.”


 


Sentença de conclusão:


 


“Antes de ficar cego, Édipo não fez outra coisa em sua vida, senão brincar de cabra-cega com o Destino.”


 


Trecho da conferência de Michel Foucault na PUC- Rio, 10=973


 


“(...) A tragédia de Édipo é o primeiro testemunho que possuímos das práticas judiciárias gregas. É uma história onde pessoas, ignorando uma certa verdade, vão conseguir, através de uma série de técnicas, descobrir uma verdade que coloca em questão a própria soberania do soberano. Édipo foi o condutor do inquérito, o promotor, o juiz, o carrasco e o réu de si mesmo. Ele consegue ter êxito no inquérito, êxito esse que o destrói.”


 


EQUIPE


Direção e Adaptação Dramatúrgica: BARTHOLOMEU DE HARO.


 


Atuantes:


Édipo/Adão: JOSÉ SAMPAIO@_jose_sampaio_. Jocasta/Psicóloga: SOL FAGANELLO @solfaganello. Tirésias/Diretor: SILVIO RESTIFFE @silviorestiffe. Estrangeira/Eva: ELEN LONDERO @elenlondero. Creonte/Torturador: PEDRO HENRIQUEMOUTINHO @pedromoutinho. Cécrops: BARTHOLOMEU DE HARO @bartholomeudeharo. Mulher do Coro/Sphingo: DARÍLIA FERREIRA @darilia.ferreira. Amotinado Cariclô: TED O’REY @ted_rey_. Guia: MARINA SOVERAL @masoveral.


 


Cenário: J. C. SERRONI @jcserroni. Iluminação: GUILHERME BONFANTI guilhermebonfanti.


Figurinos: TELUMI HELLEN @telumihellen. Sonoplastia: ANDRÉ OMOTE andreomote,FELIPE SILOTTO @felipe_silotto, GRUPO VOZ/KARPINTARIA @karpintaria, BARTHOLOMEU DE HARO @bartholomeudeharo.Cenotécnico: ALÍCIO SILVA @aliciosilv0. Assistente de Figurino: NATÁLIA MUNCK @munckn. Assistentes de Cenografia: BRUNO TORATO @brunotorato, CAIO ROSA @soucaiorosa. Aderecistas: DOUGLAS VENDRAMINI, MIRELA MACEDO. Operador de Luz: EMERSON FERNANDES. Operador de Som: DIOGO VIEIRA DA SILVA @_diogovieira8. Preparação Corporal: CHRISTIANE LOPES @christiane9870. Fotografia do Processo: JONATAS MARQUES @jonatasmarques. Desenho “Death of Oedipus”: IAN DE HARO @iamnot.0. Design Gráfico, Edição de Imagens e Vídeo: HENRIQUE MELLO @euhenriquedemello. Argumento/Vídeos: BARTHOLOMEU DE HARO@bartholomeudeharo.


 


Assistente de Produção: DANILO STAVALE @danilo.stavale. Assistente Administrativo: MARCELO LUIS @eu.sou.marcelo. Social Media: IAN DE HARO @iamnot.0, DANILO STAVALE @danilo.stavale. Assessoria de Imprensa: MARIA FERNANDA TEIXEIRA e MACIDA JOACHIM/ARTE PLURAL @artepluralweb. Direção de Produção: ELEN LONDERO / DE HARO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. Realização: INSTITUTO USUVIAS e CIA VENENODO TEATRO @ciavenenodoteatro.


 


Parceria: Secretaria de Cultura do Município de São Paulo


Apoio Cultural: ADAAP e SP Escola de Teatro


Redes Sociais: @ciavenenodoteatro


 


SERVIÇO


Temporada - De 20 de setembro a 13 de outubro de 2024. Sessões - Sexta e sábado às 20h30. Domingo às 18h. SP Escola de Teatro. Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, Sala Alberto Guzik – R1.


Ingressos: Gratuito. Somente pela internet: Sympla SP Escola de Teatro - www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro. Lotação: 70 lugares. Classificação indicativa: 12 anos





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