[News] Com texto de Alessandro Marson, o espetáculo “Um só” encerra temporada, neste domingo (15/09), no Estúdio FilmIn, em Botafogo
Com texto de Alessandro Marson, o espetáculo “Um só” encerra temporada, neste domingo (15/09), no Estúdio FilmIn, em Botafogo
Dirigida por Viétia Zangrandi, a peça mergulha no universo dos atores em início de carreira, suas aspirações e angústias. No elenco, estão Eduardo Melo, Felipe Hintze e Felipe Silcler, que vivem três jovens prestes a fazer um teste para protagonizar um longa-metragem
Uma disputa acirrada. Apenas um participante sairá vitorioso e terá sua vida transformada. Esta é a premissa do espetáculo “Um só”, que encerra temporada, neste domingo (15/09), Estúdio FilmIn, em Botafogo, em ambiente adaptado para uma sala de teatro. Com texto de Alessandro Marson e direção de Viétia Zangrandi, a ação acontece em um estúdio de cinema. A competição que vai mudar a vida deles é um teste para protagonizar um longa-metragem. Como em um jogo, a sala de espera se transforma em um ringue onde a concorrência entre as personagens poderá ser perversa, dolorosa e crucial, bem como poderá se tornar uma janela para a empatia, o sentimento de pertencimento e o autoconhecimento.
“Ainda na pandemia, assisti à série “Round 6”, e aquela trama de jogo na qual só um ganha o prêmio ficou na minha cabeça. Quis levar a ideia para um universo com o qual tenho muita familiaridade, que é o dos artistas”, explica Marson. “Esses três atores falam sobre seus sonhos, dúvidas, medos e relações. Com a intenção de conquistar o papel que pode mudar substancialmente a carreira de cada um, eles expõem suas tensões, conflitos e as angústias que vivem diariamente”, completa.
No elenco, estão os atores Eduardo Melo, Felipe Hintze, Felipe Silcler, que vivem três rapazes jovens, em início de carreira, cada um com uma história totalmente diferente. Eles estão disputando o mesmo papel e, por motivos variados, precisam conquistar esse trabalho. A peça acompanha os conflitos psicológicos desses profissionais, que mergulham nas emoções de seus personagens, nem sempre dominando seus próprios sentimentos. E é através destas aspirações ambíguas que a dramaturgia descreve os conflitos desses artistas e aspirantes.
“O espetáculo é um drama com momentos descontraídos. A gente tem pitadas de humor, quando os personagens estão ainda se conhecendo e vestindo suas máscaras sociais. No decorrer do tempo, essas relações vão se desgastando, e o espetáculo fica mais sério, mais dramático”, descreve a diretora Viétia Zangrandi. “Preparem-se para um ringue de ideias enquanto mergulhamos no universo da vulnerabilidade masculina dos personagens, explorando os desafios da profissão, as relações afetivas, as incessantes buscas por reconhecimento e sucesso e pela identidade artística, a competitividade profissional e as divergências inflamadas por uma sociedade polarizada”, acrescenta.
A trama traz à tona temas como a solidão, a pressão psicológica e o medo do julgamento e rejeição; e de maneira envolvente e cativante, provoca risos, reflexões e epifanias. Vamos acompanhar intimamente os bastidores do processo de preparação desses atores, suas particularidades e contradições da profissão – tudo o que faz com que este ofício seja tão almejado e admirado.
Sobre Alessandro Marson
Formado em jornalismo, Alessandro Marson fez especialização em teledramaturgia e pós-graduação em pedagogia. Fez Oficina de Dramaturgia na Globo, em 1997, e Oficina de Humor em 2000. Trabalhou como autor na Globo por 24 anos, colaborando em mais de dez novelas (“Cordel Encantado”, “Desejo Proibido”, “Avenida Brasil”, “Joia Rara” “Flor do Caribe”) e foi autor, em parceria com Thereza Falcão, das novelas “Novo Mundo”, “Nos Tempos do Imperador” e “Elas Por Elas”. Foram indicados ao Emmy Internacional e ao Melhores do Ano por “Nos Tempos do Imperador”, além de terem ganhado o APCA. Para o teatro, escreveu “A Invenção do Amor”, “Carro de paulista”, “Malvadas”, entre outras peças.
Sobre Viétia Zangrandi
Viétia Zangrandi é atriz e diretora de movimento formada na UNICAMP. Recentemente fez a novela “Elas por Elas”, personagem Vilma, na Rede Globo. Como atriz trabalhou com diversos diretores como Antunes Filho, Zé Celso Martinez Correia, Márcio Aurélio, Sérgio Módena, Moacyr Góes, entre outros. Trabalhou como assistente de direção e preparadora corporal no espetáculo “Coração Inquieto” de Sérgio Módena (2002), “Isto era tudo que eu queria”, com direção de Ítalo Rossi (2007). Dirigiu em parceria com o autor a peça “As Malvadas” (2013/14), de Alessandro Marson. Fez direção de movimento nos espetáculos “Popcorn” (2013/14), “Caixa de Areia” (2014), “Petit Monstre”, todas de Jô Bilac, “Adorável Garoto” de Maria Maya (2014), “Match”, com direção de Dir. Bruno Guida (2016). Em 2019, fez direção de movimento para a peça “A Vinda do Messias”, com direção de Isabel Cavalcante. Em outubro de 2023, assinou a direção de movimento do monólogo “Ao Soar do Sino” de Bruno de Oliveira.
Ficha Técnica
Texto: Alessandro Marson
Direção: Viétia Zangrandi
Direção de Produção: Alina Lyra
Elenco: Eduardo Melo, Felipe Hintze, Felipe Silcler e Diego Casanova (stand-in)
Iluminação: Adriana Ortiz
Figurino: Evelyn Cirne
Supervisão de Figurino: Bruno Perlatto
Cenário: Tuca Benvenutti
Visagismo: Teddy Zany
Direção de Audiovisual: Bruno Laet
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Trilha Sonora: MOLLA
Programação visual e designer: Deko Mello
Assistente de direção: Mariana Consoli
Produção Executiva: Isa Quinta
Realização: Alina Lyra Produções
Serviço
Temporada: 03 de agosto a 15 de setembro de 2024
Estúdio FilmIn: Rua São Clemente 104 – Sobrado - Botafogo
Telefone: (21) 99146-6533 / (21) 99181-8124
Dias e horários: sábados e domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)
Duração: 1h10
Classificação etária: livre
Capacidade de público: 50 pessoas
Venda de ingressos: pela plataforma Sympla - https://www.sympla.com.br/
Instagram: @espetaculoumso
Racca Comunicação
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