[News] Últimos dias do 19º RioHarpFestival 2024 no CCBB Rio e outros espaços culturais do Rio
Walter D´Arpa(Argentina) |
O RioHarpFestival 2024, amplamente reconhecido como o maior festival de harpas do mundo, chega em seus últimos dias no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), até o dia 30 de setembro, na sequência de mais de 10 anos de sua realização no espaço, sempre com entrada gratuita. O evento apresenta uma programação diversificada que abrange desde a harpa tradicional até o koto
japonês, a kora e outras harpas africanas com integrações inovadoras entre músicos de diferentes continentes.
Este ano, respondendo à alta demanda de harpistas do mundo, o XIX RioHarpFestival foi ampliado e dividido em duas partes transformando o Rio de Janeiro na capital mundial das harpas em julho e complementando de 1º a 30 de setembro. Se na primeira parte homenageou-se a África, agora em setembro a homenageada é a Europa, devido à proximidade ao grande evento da cidade do Rio de Janeiro que será a reunião da Cúpula do G20 no Brasil.
O Rio HarpFestival se apresenta como alternativa cultural de música clássica na cidade. O evento, assim, integra harpistas de países participantes deste importante encontro na cidade e permite que seus Consulados no Rio de Janeiro possam convidar os seus compatriotas. Assim, estiveram no evento em julho harpistas da África do Sul, Argentina, Índia, Japão, México e estarão em setembro harpistas da Rússia, França, e, novamente, da Argentina e India, países participantes do G20.
O festival nessa segunda parte, em Setembro conta com a participação de aproximadamente 80 músicos de diversos países, incluindo harpistas da Rússia, França, Argentina e Índia, que participam do G20 e também, da Austria, Croácia, Líbano, Peru e Venezuela, de uma pianista de Cuba e renomados artistas brasileiros. Serão realizados 44 concertos, distribuídos entre o Centro Cultural Banco do Brasil (35), o Espaço Cultural Sesc (Marquês de Abrantes) (4), Biblioteca Nacional (1), Museu da Justiça (2) Centro Cultural Justiça Federal (1) e Palácio São Clemente (1).
Além das apresentações no Brasil, o RioHarpFestival vem se expandindo para a Europa. No período entre julho e outubro de 2024 serão realizados 10 concertos em cidades de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, Itália, Alemanha e Áustria, contribuindo para se firmar como o maior festival de harpas do mundo.
Destaques da programação: a volta ao mundo ao som de harpas!
O XIX RioHarpFestival oferece uma programação musical de extraordinária diversidade de harpas e ritmos. Além do
Nesta edição, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil destacou-se a presença de Alexander (Sasha) Boldachev, um dos maiores harpistas contemporâneos que
abriu o festival no CCBB, no dia 01 de setembro, às 13 horas tocando com a Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré. Boldachev abriu o festival no CCBB, no dia 01 de setembro, às 13 horas.
Além do já citado Alexander (Sasha) Boldachev, são destaques, Claire Le Fur et Les Alizes trazendo uma combinação vibrante de música francesa e da Martinica e Edith Gasteiger, da Áustria, apresentando um repertório de clássicos europeus. Do Japão, o Trio Fujyma Nippon faz uma apresentação envolvente com o koto, a tradicional harpa japonesa, assim como os Tambores do Japão, acompanhados pelo harpista brasileiro Alessandro Aguiar, oferecem um recital inovador.
A edição deste ano conta ainda com os músicos Muso N'Goni e Mukanya, que surpreendem o público com a Kora, uma harpa africana de 12 cordas, do oeste africano e o Calabash, prometendo um concerto rico em percussões e efeitos únicos. Outra atração imperdível é o Coral Vozes da África, sob a regência de Luis Lima apresentando músicas e hits em zulu e inglês, como o tema do “Rei Leão” e outras. O “Vozes da África” é um coral composto de brasileiros, que cantam músicas africanas e músicas ligadas à África. Também se apresentam artistas renomados como Walter d'Harpa (Argentina), o Duo Amancaes (Peru), SHIVA-GITA (Índia), Al Nur Kibir (Líbano) e uma colaboração especial entre a pianista Marialy Pacheco (Cuba) e o harpista Jesús Suarez (Venezuela).
Os músicos brasileiros têm uma presença marcante, com performances do Duo Alessandro Aguiar e Pierre Jatobá, o Quinteto de Sopros da Banda de Fuzileiros Navais e a harpista Giovana Sanches, a Orquestra de Ukeleles, Barbara Cunha, Rafael Deboleto, Victor Freitas, Gelton Galvão, Grupo Lenda Céltica e o Allegro Trio de Harpas.
Foco em Inclusão Social
A integração entre orquestras e grupos artísticos de comunidades com os harpistas estrangeiros destaca-se como foco de inclusão social. Além da Camerata Uerê (da Comunidade da Maré), que abre o Festival, a Orquestra de Gaitas de Foles (da Comunidade de São Gonçalo), entre outros, também fazem parte dos destaques desta XIX edição.
Sobre o evento
Com 19 anos de tradição, o RioHarpFestival integra o projeto Música no Museu, iniciado em 1997, que se destaca como a maior série de música clássica do Brasil. O festival tem atraído diferentes públicos em todo o país e no exterior desde 2006, promovendo recitais lotados e uma ampla gama de estilos musicais, desde o clássico, o barroco, indianos, árabes até os ritmos atuais como rock, jazz, latino-americanos e brasileiros.
A Harpa
A harpa é um instrumento de origens ancestrais, com uma sonoridade delicada que contrasta com o barulho constante da vida moderna. Ao longo dos milênios, ela se adaptou a diversas culturas e estilos musicais, mantendo sua relevância apesar de ter menos praticantes e um repertório mais restrito comparado a outros instrumentos clássicos como o piano e o violino. Mais do que uma curiosidade histórica, a harpa continua a desempenhar um papel significativo na música contemporânea, como evidenciado pela realização da XIX edição do RioHarpFestival. Este evento anual, que sempre atrai recitais lotados tanto presencialmente quanto virtualmente, solidifica o festival carioca como um ponto de encontro internacional para a harpa. Com uma programação que vai do clássico ao rock, passando por música étnica, jazz e ritmos brasileiros, o festival celebra a diversidade do instrumento e a habilidade dos músicos ao redor do mundo.
Música no Museu
O RioHarpFestival faz parte do projeto Música no Museu, que celebra 27 anos e é considerado a maior série de música clássica do Brasil. O projeto tem um histórico de sucesso, com mais de 1 milhão de espectadores e 30 prêmios nacionais e internacionais.
Para mais informações sobre a programação e os artistas, visite os sites www.rioharpfestival.com.br e www.musicanomuseu.com.br ou entre em contato através do e-mail musicanomuseu1@gmail.com
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes
cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a diversidade das manifestações culturais e a inovação. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: para tudo o que você imaginar.
XIX RioHarpFestival - de 1 a 30 de setembro 2024
Classificação Livre
Teatro II - Capacidade: 153 lugares
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro / RJ
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Ingressos: distribuídos 1h antes de cada concerto, na bilheteria física do CCBB
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças)
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB RJ nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura
Assessoria de imprensa CCBB RJ
Giselle Sampaio: +55 21 3808-0142 / gisellesampaio@bb.com.br
Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Auditório: capacidade 200 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco 241
Capacidade: 120 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
Local: Palácio São Clemente
Rua São Clemente 424 - Botafogo
Capacidade: 120 lugares.
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
Museu da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso)
Capacidade: 60 lugares
Local: Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México s/no.
Capacidade: 120 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
Assessoria de Imprensa A Dois Comunicação: www.adoiscom.com - (21) 3593-4245 @adoiscomunicacao Renata Monteiro (21) 98880.7192 - renata@adoiscom.com
Programaçao CCBB RJ:
ABERTURA: dia 01 de setembro – domingo
13h: Camerata do Uerê. Participação Especial Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia)
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 02 de setembro - segunda-feira
12h30: Muso N'Goni e Mukanya (harpa africana)
Programa: temas autorais de Lilian Amancai com kamale N'Goni (harpa africana de 12 cordas) e Mukanya (Kora, calabash, percussões e efeitos.
15h: Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia).
Programa: Clássicos Internacionais – Músicas da Rússia
Dia 04 de setembro - quarta-Feira.
12h30 - Edith Gasteiger, harpa (Austria)
Programa: Clássicos Europeus
15h: Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia).
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 05 de setembro- quinta-feira
12h30: Duo Diana Grubisic Cikovic e Veronika Cikovic (Croácia)
Programa: Clássicos Internacionais
15h: Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia).
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 06 de setembro- sexta-feira
12h30: Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic, harpa (Croácia)
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 07 de setembro - sábado.
15h: Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic, harpa (Croácia
Programa: Clássicos internacionais
Dia 08 de setembro - domingo
15h: Quinteto de Sopros da Banda de Fuzileiros Navais. Participação especial, Giovana Sanches, harpa (Brasil)
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 09 de setembro - segunda-feira
12h30: Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic, harpa (Croácia)
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 11 de setembro - quarta-feira
12h30: Edith Gaesteiger, harpa (Austria)
Programa: Clássicos Europeus
Dia 12 de setembro - quinta-feira
12h30: Jesus Suarez, harpa (Venezuela)
Programa: Clássicos latino-americanos
Dia 13 de setembro - sexta-feira
12h30: SHIVA-GITA (India)- Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla)
Programa: Músicas indianas
Dia 14 de setembro - sábado
15h: Les Alises. Claire Lefur, harpa (França).
Programa: Clássicos franceses e da Martinica.
Dia 15 de setembro - domingo
15h: Les Alises. Claire Lefur, harpa (França).
Programa: Clássicos franceses e da Martinica
Dia 16 de setembro - segunda-feira
12h30: Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru)
Programa: Clássicos europeus e latino-americanos.
Dia 18 de setembro - quarta-feira
12h30: Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França).
Programa: Clássicos franceses e da Martinica
15h: Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru)
Programa: Clássicos europeus e latino-americanos
Dia 19 de setembro - quinta-feira
12h30: Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru)
Programa: Clássicos europeus e latino-americanos
15h: Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França).
Programa: Programa: Clássicos franceses e da Martinica
Dia 20 de setembro - sexta-feira
13h: Jésus Soarez, harpa- (Venezuela).
Programa: clássicos latino-americanos.
15h: Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão)
Programa: Música antiga do Japão.
Dia 21 de setembro - sábado
15h: Lenda Céltica: Bárbara Cunha: harpa, violino, voz e contação de lendas; Vik Marins: harpa e bodhrán; Victor Leite: violão, voz e contação de lendas e João Pedro Barros: flautas (Brasil)
Programa: músicas celtas, tradicionais irlandesas e medievais.
Dia 22 de setembro - domingo.
15h: Bárbara Cunha, harpa - Participações Especiais: Victor Leite (eufônio), João Pedro Barros (flauta) e Iago Soares (violoncelo) – (Brasil)
Programa: música clássica.
Dia 23 de setembro - segunda-feira.
12h30: Coral Vozes da África. Regência Luis Lima. Participação especial Muso N´Goni e Mukanya (Brasil).
Programa: músicas africanas e músicas ligadas à África.
Local: CCBB RJ - Teatro II - Capacidade: 153 lugares
Classificação indicativa: Livre
Dia 25 de setembro - quarta-feira.
12h30: Walter Morato, harpa - (Argentina)
Programa: Clássicos latino-americanos
15h: Rafael Deboleto, harpa (Brasil)
Programa: Clássicos latino-americanos.
Dia 26 de setembro - quinta-feira
12h30: SHIVA-GITA- (India)- Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla)
Programa: músicas indianas.
15h: Rafael Deboleto, harpa paraguaia - (Brasil).
Programa: Clássicos latino-americanas
Dia 27 de setembro - sexta-feira
12h30: Rafael Deboleto, harpa paraguaia - (Brasil).
Programa: Clássicos latino-americanos.
Dia 28 de setembro - sábado
15h: Orquestra de Ukeleles. Participação especial Victor Freitas, harpa (Brasil)
Programa: Clássicos internacionais
Dia 29 de setembro - domingo.
15h: Tambores do Japão. Participação especial Alessandro Aguiar, koto, harpa japonesa (Japão/Brasil)
Programa: Clássicos japoneses.
Dia 30 de setembro - segunda-feira.
Encerramento do XIX RioHarpFestival.
12h30: Allegro Trio de Harpas. Ana Miccolis, Isis Figueira Machado, Carmem Sarmet, harpas - (Brasil)
Programa: Clássicos do Cinema
Outros locais:
Dia 03 de setembro - terça-feira
12h:30: Muso N'Goni e Mukanya (Brasil)
Programa: temas autorais de Lilian Amancai com kamale N'Goni (harpa africana de 12 cordas) e Mukanya (Kora, calabash, percussões e efeitos.
Local: Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México s/no.
Capacidade: 120 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
18hs- Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic (Croácia).
Programa: Clássicos Internacionais
Local: Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Capacidade: 200 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
Dia 10 de setembro - terça-feira.
12h30: Al Nur Kibir, Ruda Brauns (alaúde-tipo de harpa com 17 cordas), Alexandre Bittencourt (instrumentos de sopros) e Jafer Swamani, derbakke (Libano).
Programa: músicas árabes.
Local: Museu da Justiça Federal
Endereço: Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso)
Capacidade: 60 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
18h: Banda de Gaitas de Foles. Participação especial Edith Gaesteiger, harpa (Austria)
Programa: Clássicos Internacionais
Local: Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Auditório: capacidade 200 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
Dia 17 de setembro - terça-Feira
15h: Al Nur Kibir, Ruda Brauns (alaúde-tipo de harpa com 17 cordas), Alexandre Bittencourt (instrumentos de sopros) e Jafer Swamani, derbakke (Libano).
Programa: músicas árabes.
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco 241-Centro
Capacidade: 80 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
18h: Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França).
Programa: Clássicos Internacionais
Local: Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Capacidade: 200 lugares
Dia 24 de setembro - terça-Feira.
12h30: Jesus Suarez, harpa (Venezuela).
Programa: músicas latino-americanas
Local: Museu da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso)
Capacidade: 60 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação
18h: Walter Morato Harpa (Argentina)
Programa: Músicas latino-americanas
Local: Espaço Cultural Arte Sesc
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Capacidade: 200 lugares
28 de setembro - sábado
18h: Marialy Pacheco, piano (Cuba). Participação especial: Jésus Suarez, harpa (Venezuela).
Programa: Músicas internacionais
Local: Palácio São Clemente
Rua São Clemente 424 - Botafogo
Capacidade: 120 lugares.
(*) a programação poderá receber mudanças e ajustes de acordo com a necessidade logística da produção
Nenhum comentário