[News] “DELIA FISCHER BEYOND BOSSA”, ÁLBUM DE DELIA FISCHER GRAVADO EM INGLÊS, TEM LANÇAMENTO MUNDIAL
“DELIA FISCHER BEYOND BOSSA”, ÁLBUM DE DELIA FISCHER GRAVADO EM INGLÊS, TEM LANÇAMENTO MUNDIAL
Videoclipe dela com o cantor italiano Mario Biondi: – https://www.youtube.com/watch?
Em 20 de setembro, sexta, chega às lojas mundiais em CD e em todas as plataformas digitais o primeiro álbum internacional de Delia Fischer, o "Delia Fischer Beyond Bossa", pelo selo Origin Records (Seattle, EUA), com as primeiras gravações de seu repertório autoral – assinadas com parceiros como Camila Costa, Carlos Careqa e Claudio Botelho, por exemplo – em que canta as canções com letras em inglês em versões recriadas pelo compositor, pianista e jornalista americano Allen Morrison e reunindo vários intérpretes brasileiros e internacionais de diferentes gêneros. O álbum está cheio de alegria e ritmos do Brasil numa aventura comovente e iluminada, que vai além da bossa.
Neste projeto, a pianista, cantora, compositora e diretora musical carioca Delia Fischer – duas vezes indicada ao Grammy Latino e com diversos álbum lançados – comemora seus 40 anos de carreira e 60 anos de vida dando nova cor à sua trajetória musical expandindo sua música para outras fronteiras, mostrando as diversas formas da música brasileira e a compreensão das letras antes só ouvidas em português pelo público estrangeiro.
“O desejo de me comunicar com a música está comigo desde sempre, mas depois de começar a escrever letras isso só aumentou. Esse álbum é uma volta ao começo: a música sendo o fio condutor, dessa vez ao lado das palavras e querendo mostrar ao planeta o que é a música brasileira que estamos escrevendo e cantando agora. E ainda consegui o melhor elenco de cantores músicos e produtores que podia sonhar”, revela Delia.
Foi depois de uma efusiva crítica de cinco estrelas da revista de jazz DownBeat de 2019 do jornalista Allen Morrison que se iniciou a colaboração entre os dois e que tornou este álbum possível. Cativado pelas suas composições poéticas, profundas e sofisticadas, Morrison e Delia trabalharam juntos para criar versões em inglês que honravam o espírito das letras originais enquanto contavam histórias envolventes em um vernáculo mais americano. Ao mesmo tempo, Delia retrabalhou as bases instrumentais e gravou com inspirados artistas convidados para enriquecer 6 das 12 faixas do álbum - incluindo a cantora de jazz estadunidense Gretchen Parlato (“My Time”), a cantora brasileira baseada nos EUA Luciana Souza (“Almost Paradise”), o mestre da bossa nova e do groove Marcos Valle (“Workaholic”), o guitarrista Chico Pinheiro e o instrumentista carioca Pretinho da Serrinha (ambos em “The Acupuncture Song”), o cantor Matias Correa (“Song of Self Affirmation”), o cantor e parceiro Marcio Nucci e o violoncelista americano Eugene Friesen (“What Good is Summer”), o grupo vocal New York Voices (“Lemon Jugglers of Rio”) e o cantor de soul italiano Mario Biondi (“Marketplace”).
Esses encontros foram enriquecedores à Delia e a cada um dos convidados. Marcos Valle, que deu seu suinge em “Workaholic”, versão da sua música “Garra” feita em parceria com Paulo Sérgio Valle – única música não autoral do album – diz: “Eu adoro o arranjo que ela fez, ela canta em inglês e eu em português e ficou muito interessante”
Luciana Souza, que gravou “Almost Paradise”, comemora o duo das duas. “Este disco é especial porque mostra Delia como compositora, como arranjadora, como cantora e essa musicista maravilhosa que ela é. Estou muito contente de ter participado num duo com ela, coisa inusitada para mim, com outra voz feminina, e a composição é linda!”
Kim Nazarian, cantora do grupo New York Voices, que participou em “Lemon Jugglers of Rio” comenta: “Estamos muito orgulhosos desta colaboração com Delia. Nós adoramos a canção, o resultado final e a mixagem”.
Eugene Friesen, professor em Berklee, violoncelista e arranjador de “What Good Is Summer?” diz: “A música pela qual me apaixonei no Brasil me veio fortemente à memória enquanto ouvia a bela música de Delia e Marcio Nucci. O arranjo de cordas que fiz é influenciado pelo grande colaborador de Tom Jobim, Claus Ogerman. Os violinos voadores - como grandes bandos de pássaros sobre Copacabana e as ricas violas e violoncelos como as ondas são elementos que trazem tanta emoção à música”.
Já Mario Biondi, cantor italiano de voz poderosa, descreve este feliz encontro na primeira parceria dos dois: “Fiquei honrado com o convite de cantar “Marketplace” com Delia. Adorei o resultado do single e também do videoclipe! Espero que vocês gostem tanto quanto nós gostamos de gravar juntos”. A versão em português desta música, lançada orginalmente em 2018, já havia rendido a Delia Fischer o prêmio de Melhor Canção Latina no Independent Music Award de NY.
Faixas
1 – “A Little Samba”
2 – “Song of Self Affirmation” – com Matias Correa
3 – “What Good is Summer?” – com Márcio Nucci e Eugene Friesen (cello)
4 – “Almost Paradise” – com Luciana Souza
5 – “Lemon Jugglers of Rio” – com New York Voices
6 – “My Time” com - Gretchen Parlato
7 – “The Street Where I Was Born”
8 – “Every Hopeful Corner”
9 – “Marketplace” – com Mario Biondi
10 – “The Acupuncture Song” - Chico Pinheiro (guitarra) e Pretinho da Serrinha (cavaquinho)
11 – “Workaholic” - Marcos Valle
12 – “My Voice in Your Head”
Ficha Técnica
Produção executiva: Delia Fischer e André Oliveira
Produção musical: Delia Fischer, Rodrigo Campello, Rodrigo Tavares, Matias Correa, Antonio Fischer-Band, Sacha Amback, Pedro Guedes e Sebastian Notini
Mixagem: Rodrigo Campello, exceto “Lemon Jugglers of Rio” e “Almost Paradise” por Matias Correa
Masterizacão: Carlos Freitas no estúdio Classic Master, Miami
Fotos de capa e contracapa: Nando Chagas
Design & Layout: John Bishop
Nenhum comentário