[News] A distribuidora Filmes do Estação apresenta no Festival do Rio um conjunto inédito de obras nacionais e internacionais
A distribuidora Filmes do Estação apresenta no Festival do Rio um conjunto inédito de obras nacionais e internacionais. Na Première Brasil, a distribuidora apresentará o longa de ficção, "Malu”, de Pedro Freire, que participou de Sundance deste ano. Serão exibidas, ainda, as produções internacionais: o longa de ficção “Uma Bela Vida”, de Costa-Gavras, e os longas “Pedaço de Mim”, de Anne-Sophie Bailly, e “Clandestina”, de Maria Mire, ambos com a presença das diretoras. Também a exibição da premiada ficção indiana “Sempre Garotas” e do documentário/ficção francês “Loucos por Cinema!”.
Diretora do documentário “Clandestina”, a portuguesa Maria Mire estará presente a sessão do seu filme como convidada do Festival, assim como a francesa Anne-Sophie Bailly, que dirigiu o longa de ficção “Pedaço de Mim” (Mon inseparable).
Fundada em 1990, a distribuidora Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, é responsável por lançamentos de grandes sucessos brasileiros e internacionais. No Brasil, foram cerca de 300 lançamentos em salas de cinema, além de se especializar também no relançamento de inúmeros clássicos.
LANÇAMENTOS EM 2024
A Filmes do Estação, em 2024, retornou às atividades com o propósito de continuar a formar novas gerações de amantes do cinema. “Temos no DNA a paixão pelo Cinema Brasileiro e pelo cinema independente mundial, e queremos levar os filmes que lançamos o mais longe possível, fazer deles sucessos, e contribuir para um mercado audiovisual mais diversificado.”, declara Adriana Rattes. Entre os filmes já lançados em 2024 estão: “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, “De Pai Pra Filho”, de Paulo Halm, e “O Diabo no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa.
DESTAQUES FESTIVAL DO RIO
PREMIÈRE BRASIL: COMPETITIVA LONGAS – FICÇÃO
“MALU"
Por Pedro Freire
Após estrear mundialmente no Festival de Sundance e ser exibido no New Directors New Films, prestigiado festival de Nova Iorque, “Malu” terá sua primeira exibição na mostra competitiva do Festival do Rio. Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa estrelado por Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte e Átila Bee, é livremente inspirado na vida da atriz paulista Malu Rocha, mãe do diretor Pedro Freire, e acompanha uma mulher ousada e forte, que tenta fazer tudo dar certo apesar de suas emoções violentas. O filme foi descrito como “um belo drama ao estilo Cassavetes” pelo crítico David Ehrlich, do IndieWire.
“Malu” já tem uma longa passagem por festivais. São eles: Festival de Sundance (EUA), New Directors New Films (MoMA e Lincoln Center Nova York), Hong Kong International Film Festival (China), San Diego Latino Film Festival (EUA), Sundance CDMX (México), Mediterranean Film Festival Split (Croácia), Galway Film Fleadh (Irlanda), Durban IFF (África do Sul) e Melbourne IFF (Austrália). Além disso, até o final do ano, o filme estará em cinco festivais nos Estados Unidos: New York Latino Film Festival, Port Townsend IFF, AFI Latin American Film Festival, Mill Valley Film Festival e Denver IFF.
Sinopse: Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
Sessões:
Quinta, 10/10, às 21:45, no Estação NET Gávea 4, com presença do diretor.
Quinta, 10/10, às 21:45, no Estação NET Gávea 5, com presença do diretor.
Sexta, 11/10, às 16:30, no Cine Odeon – CCLSR.
Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee
Ficha técnica:
Roteiro e direção: Pedro Freire
Produtores: Tatiana Leite, Roberto Berliner, Sabrina Garcia, Leo Ribeiro
Produção Executiva: Carlos Eduardo Valinoti, Tatiana Leite, Sabrina Garcia, Leo Ribeiro
Coordenação Executiva: Isabel Lessa
Direção de fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC
Direção de arte: Elsa Romero
Montagem: Marilia Moraes, EDT
Figurino: Rô Nascimento
Caracterização e Visagismo: Marcos Freire
Coordenação de Pós-produção: Guga Nascimento, Nat Mizher
Som Direto: Marcel Costa
Desenho de som: Daniel Turini
Supervisão de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Mixagem: Daniel Turini
Direção Musical: Jonas Sá
Colorista: Silvia Abreu
Produção: Bubbles Project e TvZero
Coprodução: RioFilme, Telecine e Canal Brasil
Distribuidor brasileiro: Filmes do Estação
Codistribuidor brasileiro e apoio: RioFilme
Apoio: Projeto Paradiso
FILMES ESTRANGEIROS
Mostra Panorama
“CLANDESTINA”
Documentário
Direção de Maria Mire
Sinopse: Para pensar as atuais práticas de dissidência política, mergulhamos no passado e acompanhamos a vivência de uma jovem artista.Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha, desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política. Através do anacronismo temporal, CLANDESTINA é como uma missiva a um tempo porvir, uma premonição da possibilidade trágica da História se estar a repetir.
Sessões:
Sexta, 04/10, às 21:00, no Estação NET Rio 4.
Sábado, 05/10, às 20:45, no Estação NET Gávea 3, com presença da diretora.
Quarta, 09/10, às 14:00, no Estação NET Rio 5.
Segunda, 14/10, às 19:00, no Estação NET Rio 5.
Ficha técnica:
Direção de Maria MIRE
Assistente de direção e Direção de Fotografia Miguel TAVARES
1º Assistente de Imagem Margarida ALBINO
2º Assistente de Imagem Giulia ANGRISANI
Direção de Som Ricardo GUERREIRO
Direção de Produção Madalena FRAGOSO
Direção de Arte Maria MIRE
Assistente de Direção de Arte Ana VALA
Montagem Luisa HOMEM
Design de Som e Música Ricardo GUERREIRO
Efeitos Visuais e Correção de Cor. Ana VALA
Pós-produção de Imagem Gonçalo FERREIRA/IRMÃ LÚCIA
Som Hugo LEITÃO
Design Dayana LUCAS
Produtores Luisa HOMEM, João MATOS,
Leonor NOIVO, Pedro PINHO,
Susana NOBRE e Tiago HESPANHA
BIO DA DIRETORA
Maria Mire (Maputo,1979). Vive e trabalha em Lisboa. O trabalho artístico e de investigação que desenvolve é sobretudo centrado nas questões da percepção da imagem em movimento. Doutorada em Arte e Design pela FBAUP em 2016, com a tese “Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das Artes Plásticas”. É professora e corresponsável do Departamento de Cinema/ Imagem em Movimento do Ar.Co., em Lisboa. Colabora igualmente no PhD em Arte dos Media e Comunicação da ULHT, assim como no Mestrado de Artes do Som e da Imagem da ESAD.CR. Integrou diversos projetos artísticos colaborativos, dos quais se destacam o Coletivo Embankment, Plataforma Ma ou Patê Filmes. Tem desenvolvido diversos projetos colaborativos de crítica e especulação artística com Aida Castro. Realizou o filme “Parto sem dor”, uma conversa imaginada com Cesina Bermudes, que integrou a seleção oficial do INDIELISBOA 2020, e do Festival Caminhos do Cinema Português, Seleção Outros Olhares 2020, assim como a edição do PORTO FEMME – International Film Festival, onde recebeu o Prêmio de Melhor Documentário da Competição Nacional.
“LOUCOS POR CINEMA!” (Original: Spectateurs!)
Documentário/ficção
Direção Arnaud Desplechin
Festival de Cannes 2024 – Special Screening
Sinopse: O que significa ir ao cinema? Por que as pessoas vão há mais de cem anos? Decidi celebrar os cinemas e sua magia múltipla. Então segui os passos do jovem Paul Dédalus, como se estivesse na história de maioridade de um cineasta. Memórias, ficção, descobertas se unem numa torrente irreprimível de imagens.
Sessões:
Sexta, 04/10, às 13:45, no Kinoplex São Luiz 4.
Domingo, 06/10, às 16:30, no Estação NET Botafogo.
Quinta, 10/10, às 21:15, no Cinesystem Praia de Botafogo 5
Sábado, 12/10, às 15:30, no Estação NET Gávea 3.
Quarta, 16/10, às 14:45, no Estação NET Gávea 5.
Equipe
Roteiro Arnaud DESPLECHIN • Fotografia Noé BACH • Partitura original Grégoire HETZEL • Edição Laurence BRIAUD • Direção de arte e design de produção Toma BAQUENI • Figurinos Judith DE LUZE • Elenco Lydie Le DOEUFF • Som Antoine MERCIER, Sylvain MALBRANT, Emmanuel CROSET • Assistente de direção Guillaume BONNIER • Produtora de linha Diane WEBER • Supervisora de pós-produção Antonine GOSSELET MEURET • Um filme produzido por Charles GILLIBERT • Coproduzido por Eric NEBOT • Produtores associados Romain BLONDEAU, Mélanie BIESSY • A CG Cinéma, Scala Films, Arte France Cinéma, coprodução Hill Valley • Com a participação de Chanel, Arte France, Les Films du Losange • Em associação com a Indéfilms 12 • Com o apoio do Ciné+, Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, Région Île-de-France, Pictanovo • Com o apoio da Région Hauts-de-France • Em parceria com o CNC • Distribuição francesa e vendas internacionais Les Films du Losang
Participantes
Paul, de 6 anos - Louis BIRMAN
O pintor - Dominique PAÏNI
Leitor Barthes - Clément HERVIEU-LEGER de la Comédie Française
A avó - Françoise LEBRUN
A filósofa - Sandra LAUGIER
Estudante de filosofia - Olga MILSHTEIN
Paul de 14 anos - Milo MACHADO-GRANER
Paul de 22 anos - Sam CHEMOUL
Valérie - Marilou POUJARDIEU
Sylvia -Salomé Rose STEIN
Professor Censier Micha LESCOT
O filósofo - Shoshana FELMAN
O amigo americano - Kent JONES
Paul de 30 anos - Salif CISSE
O cineasta - Mathieu AMALRI
Mostra Expectativa
“UMA BELA VIDA” (Original: Le Denier Souffle)
Ficção
Direção: Costa-Gavras
Seleção oficial Festival de San Sebastian 2024
Sinopse: Numa espécie de diálogo filosófico, o doutor Augustin Masset e o renomado escritor Fabrice Toussaint discutem a vida e a morte... Um turbilhão de encontros em que o médico é o guia e o escritor, seu passageiro, levou a enfrentar seus próprios medos e angústias... Uma poética onde cada paciente é um livro de emoções, risos e lágrimas… Uma viagem ao coração pulsante de nossas vidas.
Sessões:
Sábado, 05/10, às 14:00, no Cinesystem Praia de Botafogo 1.
Terça, 08/10, às 17:00, no Estação NET Gávea 5.
Sexta, 11/10, às 19:00, no Cinesystem Praia de Botafogo 1.
Domingo, 13/10, às 21:15, no Estação NET Botafogo 1.
Elenco: Charlotte Rampling, Hiam Abbass, Ángela Molina, Karin Viard, Kad Merad, Denis Podalydès, Agathe Bonitzer, Marilyne Canto, Namory Bakayoko, Jade Phan-Gia, Virginie Sibalo, Maria McClurg
Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Costa-Gavras
Produtores: Costa-Gavras, Alexandre Gavras, Michèle Ray, Michèle Ray-Gavras
Musica: Armand Amar
Fotografia: Nathalie Durand
Edição: Costa-Gavras , Loanne Trevisan
Design de Produção: Catherine Werner Schmit
“SEMPRE GAROTAS” (Original: Girls Will Be Girls)
Ficção
Direção: Shuchi Talati
Prêmio Especial do Juri de Melhor Atriz - Festival de Sundance 2024
Prêmio do Público de melhor filme - Festival de Sundance 2024
Sinopse: Em um rigoroso internato situado no Himalaia, Mira, de 16 anos, descobre o desejo e o romance; mas seu despertar sexual e rebelde é interrompido por sua jovem mãe, que nunca conseguiu amadurecer.
Sessões:
Sexta, 04/10, às 21:15, no Cinesystem Praia de Botafogo 5.
Segunda, 07/10, às 13:45, no Kinoplex São Luiz 4.
Sábado, 12/10, às 16:30, no Estação NET Botafogo 1.
Domingo, 13/10, às 15:45, no Estação NET Gávea 3.
Terça, 15/10, às 18:15, no Estação NET Gávea 2.
Elenco: Preeti Panigrahi, Kani Kusruti, Kesav Binoy Kiron
Festivais:
Sundance - World Cinema Dramatic Competition - Audience Award, Special Jury Award for Acting - 2024
Göteborg Film Festival - International Competition - 2024
SXSW - Festival Favorites - 2024
Sofia International Film Festival - Competition - Best Director - 2024
Cleveland International Film Festival - International Narrative Competition - 2024
Istanbul Film Festival - No More Flowers - 2024
TIFF Next Wave Film Festival - 2024
Flying Broom International Women’s Film Festival - Little Women - 2024
Transilvania International Film Festival - Main Competition - Transilvania Trophy - 2024
Biarritz Film Festival Nouvelles Vagues - International Competition - Grand Prix - 2024
Transilvania International Film Festival - International Competition - Transylvania Trophy - 2024
Bio da diretora:
Shuchi Talati é uma cineasta indiana cujo trabalho desafia narrativas dominantes em torno da sexualidade feminina, do género e da identidade do Sul da Ásia. Ela se formou no American Film Institute e dirigiu vários curtas premiados. Girls Will Be Girls é seu primeiro longa.
“PEDAÇO DE MIM” (Original: Mon Inséparable)
Ficção
Direção Anne-Sophie Bailly
Seleção oficial Mostra Orizzonti Festival de Veneza 2024
Sinopse: Mona mora com seu filho adulto, Joël, que é autista, como dizem. Ele trabalha em um instalação especializada e ele está por sua colega de trabalho Oceane, que também é uma pessoa com deficiência . Embora Mona não saiba nada sobre o relacionamento deles, ela descobre que Oceane está grávida. O vínculo simbiótico entre mãe e filho fica abalada.
Sessões:
Segunda, 07/10, às 21:15, no Estação NET Botafogo 1, com presença da diretora.
Domingo, 13/10, às 18:45, Kinoplex São Luiz 4.
Terça, 15/10, às 21:45, no Estação NET Gávea 5.
Biografia da Diretora: Anne-Sophie Bailly nasceu e cresceu em Franche-Comté. Começou como atriz de teatro e cinema antes de ingressar no departamento de direção da Femis em 2017. Realizou diversos curtas-metragens entre 2018 e 2021, transitando entre o documentário (In Labor em 2019) e a ficção. Os seus filmes são marcados pelo gosto pela encenação de grupos, pelas temáticas do cuidado, da maternidade, da filiação e da transmissão. Seu curta de formatura, The Midwife (2021), está impregnado dessas obsessões. Foi selecionado para mais de quarenta festivais ao redor do mundo, da França (Clermont-Ferrand) aos Estados Unidos (Telluride), e ganhou nada menos que uma dezena de prêmios. Além de dirigir, ela co-escreveu vários roteiros, incluindo Dog on Trial (2024) ao lado de Laetitia Dosch, selecionada este ano em Cannes na categoria Un Certain Regard, e Long Feu com Manuel Billi, laureado com o Héroïnes de la Scénaristerie residência e apoiado por bolsas de redação da região Grand Est. Seu primeiro longa-metragem, My Everything, estrelado por Laure Calamy e os jovens Charles Peccia Galletto e Julie Froger, foi produzido pela Les Films Pelléas e distribuído pela Les Films du Losange. My Everything vai estrear no Festival de Cinema de Veneza na competição Orizzonti.
Elenco
Mona - LAURE CALAMY
• Joël - CHARLES PECCIA GALLETTO
• Océane - JULIE FROGER
• Frank - GEERT VAN RAMPELBERG
Nathalie - RÉBECCA FINET
• Séverine - AISSATOU DIALLO SAGNA
• Gabriel - PASQUALE
• D’INCA
• Christophe - JEAN DE PANGE
Ficha Técnica:
Escrito e dirigido by ANNE-SOPHIE BAILLY
• Produção DAVID THION
• Produtor associado PHILIPPE MARTIN
•Image NADER CHALHOUB
Editing QUENTIN SOMBSTHAY and FRANÇOIS QUIQUERÉ, LMA
• Music JEAN THÉVENIN
• Sound PIERRE-LOUIS CLAIRIN
• First Assistant Director LOUISE BLACHÈRE
• uma produção da LES FILMS PELLÉAS
• em coprodução com FRANCE 3 CINÉMA, PICTANOVO
• with the support of RÉGION HAUTS-DEFRANCE
• Com o apoio CANAL+
• Com a participação FRANCE TÉLÉVISIONS, CINÉ+, LES FILMS DU LOSANGE
• Em associação com CINÉMAGE 18
• Com o apoio d3 LE CENTRE NATIONAL DU CINÉMA ET DE L’IMAGE ANIMÉE and L’AGEFIPH, LA RÉGION ÎLE-DE-FRANCE In partnership with the CNC
• Em associação com LA BANQUE POSTALE IMAGE 17, PALATINE ÉTOILE 21, CINÉCAP 7
• INDÉFILMS INITIATIVE 11, CINÉMAGE 17 DÉVELOPPEMENT
Site: https://filmesdoestacao.com.br/
Instagram: @filmesdoestacao
Nenhum comentário