[News] Mostras da IV BIS acontecem de terça (24) a domingo (29) no Cine Ritz, em Goiânia
Mostras da IV BIS acontecem de terça (24) a domingo (29) no Cine Ritz, em Goiânia
Cerimônia de abertura do festival tem exibição do filme francês India Song (1975), de Marguerite Duras, na noite de hoje (24)
India Song (1975), de Marguerite Duras
A partir desta terça-feira (24), a IV BIS - Bienal do Cinema Sonoro chega também ao Cine Ritz, no Centro da cidade, com cerimônia de abertura a partir das 19h10 exibindo o filme francês India Song (1975), dirigido por Marguerite Duras. Até o domingo (29), o público pode conferir a exibição gratuita de 28 filmes entre longas e curtas-metragens. A programação completa está disponível no site do evento bis.art.br e para download através do link da bio do Instagram @biscinemasonoro.
O longa-metragem India Song integrou a seleção oficial de festivais internacionais renomados, como Festival de Cannes, Locarno Film Festival, Festival de Rotterdam, New York Film Festival e outros. O trabalho com som e música do filme foi profundamente analisado pela pesquisadora francesa Camille Deltombe: em India Song, a música é uma linguagem em si mesma, capaz de preencher a ausência de palavras. A música ocupa, no espaço da representação, um lugar muito particular: de fato, todos os sons ouvidos pelo espectador são relegados ao plano de fundo.
Festival dedicado a exaltar e desenvolver os aspectos sonoros do cinema contemporâneo, a BIS chega a sua 4ª edição com extensa programação que se divide entre as mostras de cinema, encontros com profissionais do som na programação do Cinemando e as atividades formativas, com oficinas em parceria com o FestFoley - Festival Nacional de Foley.
Além das mostras competitivas, a IV BIS apresenta a Mostra Acessibilidade, novidade de 2024. As sessões são dedicadas a promover a inclusão e a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento para pessoas com deficiências auditivas ou surdas. Os filmes serão exibidos no dia 29 de setembro (domingo), no Cine Ritz.
Para as mostras competitivas, foram selecionadas 28 produções, entre elas 7 internacionais. O evento volta ao Cine Ritz em 2024, local que recebe a BIS desde a primeira edição, em 2017. Os longas e curtas-metragens compõem as 3 mostras competitivas do festival: Mostra Internacional de Longa-Metragem, Mostra Nacional de Longa-Metragem e a Mostra de Curta-Metragem. Ao todo, a Bienal recebeu inscrições de 26 países.
Entre os selecionados, estão curtas e longas do Brasil, França, Irã, Argentina, China, Reino Unido, Venezuela e uma coprodução entre Brasil e Colômbia. Os selecionados se destacaram pelo uso da linguagem sonora, incluindo aspectos narrativos, técnicos, criativos e inovadores, mas sem deixar de serem também considerados aspectos regionais, questões políticas e outras questões estéticas do filme. A Comissão de Curadoria da IV BIS é composta por Belém de Oliveira, também diretor artístico do festival, Rafael Parrode e Marina Campos.
Já o conselho de jurados é composto por 10 profissionais do cinema representantes de 5 associações ligadas ao audiovisual, sendo dois de cada associação. São eles: Bárbara Cunha e Juliana Vedovato, que fazem parte da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro; Arlam Júnior e Felipe Radicetti, da Associação Musimagem; André Mielnik e Thaís Olivier, que fazem parte de Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Bruno Alves e Pedro Caetano, da Associação de Profissionais de Pós-Produção de Som (A3Ps) e Livia Goulart e Yan Motta, da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual (edt.).
O festival
Em sua 4ª edição, a Bienal do Cinema Sonoro se consolida no calendário do audiovisual como o único festival dedicado ao som no cinema. Desde a sua estreia na cidade de Goiânia, em 2017, a BIS propõe uma visão original do cinema contemporâneo, focada no desenvolvimento dos aspectos sonoros, valorização dos profissionais de som e formação da escuta do público. É realizada pela F64 Filmes, produtora de cinema sediada em Pirenópolis, Goiás. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 08/2023 de Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo.
-
IMAGENS: BIS 2024_Imagens imprensa
PROGRAMAÇÃO: BIS 2024_Programação digital
-
IV BIS - Bienal do Cinema Sonoro
de 23 a 29 de setembro de 2024
Goiânia, Goiás
-
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS
Local: Cine Ritz
TERÇA-FEIRA (24)
17h00 – Mostra Competitiva de Curtas
19h10 – Cerimônia de Abertura - Mostra Internacional: "India Song". França, Ficção, 1975, 120’. Direção: Marguerite Duras
QUARTA-FEIRA (25)
17h00 – Mostra Competitiva de Curtas, seguida de debate com Olívia Hernandez, Micael Guimarães e Lucas Caminha
19h00 – Mostra Competitiva Nacional de Longas, seguida de debate com Janaína Gomes Lacerda
21h30 – Mostra Competitiva Nacional de Longas, seguida de debate com Flora Dias, Juruna Mallon
QUINTA-FEIRA (26)
17h00 – Mostra Competitiva de Curtas, seguida de debate com Jonts Ferreira e Ricardo Reis
19h00 – Mostra Competitiva Internacional de Longas
21h30 – Mostra Competitiva Internacional de Longas
SEXTA-FEIRA (27)
17h00 – Mostra Internacional: Lancelot du Lac. França, ficção, 1974, 85’. Direção Robert Bresson
18h40 – Mostra Competitiva Internacional de Longas
21h00 – Mostra Competitiva Nacional de Longas
SÁBADO (28)
16h00 – Mostra Competitiva Internacional de Longas, seguida de debate com Marcelo Cyro, sound designer
18h50 – Mostra Competitiva Nacional de Longas
20h30 – Mostra Competitiva Nacional de Longas
DOMINGO (29)
13h00 – Mostra Acessibilidade (curtas-metragens)
15h00 – Mostra Competitiva Internacional de Longas
Mostra Competitiva Nacional de Longas
18h15 – Cerimônia de Encerramento | Lancelot du Lac. França, ficção, 1974, 85’. Direção Robert Bresson
21h00 – Mostra Acessibilidade (com legenda descritiva)
Nenhum comentário