[News] A SUBSTÂNCIA 5 MOTIVOS PARA ASSISTIR AO FILME NOS CINEMAS

 


A SUBSTÂNCIA, longa dirigido por Coralie Fargeat e estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley, chega aos cinemas brasileiros em 19 de setembro. Com distribuição da Imagem Filmes em parceria com a MUBI, o filme mescla terror e crítica social, explorando a obsessão doentia da indústria de Hollywood pela juventude e beleza.

A trama segue Elisabeth Sparkle (Demi Moore), uma atriz em decadência que, em busca de juventude eterna, se submete ao uso de uma substância aparentemente milagrosa que promete criar uma nova e melhorada versão de si mesma. É a partir de então que surge Sue (Margaret Qualley), trazendo consigo consequências inimagináveis que se manifestam de forma grotesca, à medida que as personagens embarcam em uma espiral de insanidade e destruição. A seguir, confira 5 motivos para assistir A SUBSTÂNCIA nos cinemas:


1 - Autoria e protagonismo feminino. Após o sucesso de seu longa "Revenge" (2017), a diretora e roteirista francesa Coralie Fargeat se consolidou como uma diretora visionária nos gêneros de terror e thriller. Nesta sua nova criação, a cineasta traz sua habilidade única de misturar violência, suspense psicológico e horror corporal aliados a uma estética visual impactante. As estrelas Demi Moore e Margaret Qualley são as co-protagonistas do filme, sendo duas metades de um todo, e cada qual trazendo à tona aspectos essenciais à narrativa, entregando performances de tirar o fôlego que prometem impactar os espectadores.


2 - Retorno de Demi Moore aos cinemas. O filme marca o retorno triunfal de Demi Moore como protagonista nas telonas, que desde a década de 80 já atuou em grandes produções como “Ghost - Do outro lado da Vida” e “G.I. Jane”, e retorna agora com uma performance explosiva, que de acordo com a Revista Vogue é “Sem dúvida, a melhor performance da carreira de Demi Moore”. Moore já provou ser uma das maiores artistas de sucesso da indústria cinematográfica, inclusive estabelecendo um recorde em 1995 quando se tornou a atriz mais bem paga de Hollywood, uma prova de seu sucesso e apelo de bilheterias. Além disso, A Substância é o primeiro filme de terror da longa carreira da atriz.


3 - Temáticas necessárias e pouco exploradas. O filme explora temas como controle, manipulação e as dinâmicas de poder de gênero, inserindo-se em uma narrativa relevante e pouco explorada no cinema. É um comentário provocativo sobre as influências invisíveis que moldam nossa realidade e atingem, em especial, as mulheres. Segundo a diretora, o filme é “Sobre como os corpos das mulheres são examinados, fantasiados e criticados em espaços públicos. Sobre o quanto, como mulheres, somos levadas a acreditar que não temos escolha a não ser sermos perfeitas para sermos valorizadas na sociedade”. Na 77ª edição do Festival de Cannes, o longa foi ovacionado por 11 minutos e concedeu ao filme o prêmio de melhor roteiro, além de marcar a primeira participação de Demi Moore no festival.


4 - Atmosfera visual e sonora impressionantes. Além de trazer um enredo complexo e subversivo, o filme também é visualmente excepcional, contando com uma paleta de cores e direção de arte impecáveis, que enfatizam o ambiente opressivo do filme, bem como o aspecto artificial e plástico da indústria de Hollywood. Além disso, a trilha sonora aliada ao design de som envolvente e bizarro elevam o clima de tensão e potencializam a experiência cinematográfica, criando assim uma atmosfera totalmente imersiva. O filme também traz em seu visual referências a grandes clássicos do cinema como “O Iluminado” (1981), “Videodrome” (1983), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e “Cidade dos Sonhos” (2001).


5 - Mistura de gêneros cinematográficos. O longa é um híbrido de ficção científica, horror e drama psicológico, oferecendo um respiro de criatividade e ousadia às produções contemporâneas. Essa fusão de gêneros proporciona uma experiência imprevisível, fazendo com que o público sinta os nervos à flor da pele. Embora o filme utilize elementos de horror corporal, ele evita o tradicional enfoque exploratório do corpo feminino dentro deste subgênero. Em vez de manter o status quo e perpetuar a objetificação feminina nos cinemas, o longa critica o culto à juventude de Hollywood, refletindo a misoginia da indústria do entretenimento, especialmente na maneira como corpos femininos são fetichizados e então descartados à medida que envelhecem.


A SUBSTÂNCIA chega aos cinemas de todo o Brasil em 19 de setembro, com distribuição da Imagem Filmes em parceria com a MUBI


SOBRE A IMAGEM FILMES

A Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como distribuidora de filmes independentes. Comprometida com a qualidade e variedade de produções, a empresa trabalha nos segmentos de cinema e televisão, e é responsável pelo lançamento de grandes produções nacionais, onde destacam-se: "Mamonas Assassinas: O Filme", "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo", "Desapega!", "Veneza", "Carcereiros: O Filme" e "É Fada!". Além das produções internacionais, como o premiado "VICE" e sucessos como "Os Mercenários 4", "Pinóquio", "Rambo: Até O Fim", "A Bruxa dos Mortos: Baghead" e "Maria e João: O Conto Das Bruxas".


SOBRE A MUBI

A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.


MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.


Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem The Substance, de Coralie Fargeat; Priscilla, de Sofia Coppola; Passagens, de Ira Sachs; Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar; How to Have Sex, de Molly Manning Walker; Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki; Ascensão e Queda - John Galliano, documentário de Kevin Macdonald; Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno; Os Colonos, de Felipe Gálvez; Aftersun, de Charlotte Wells; e Close, de Lukas Dhont.


As produções MUBI incluem Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning; Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Witches, de Elizabeth Sankey; Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross. As coproduções da MUBI incluem o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabbat; Memory de Michel Franco, estrelando Jessica Chastain e Peter Sarsgaard; Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve, estrelando Léa Seydoux; Farewell Amor, de Ekwa Msangi, vencedor do prêmio Sundance; e Meu Legionário, de Rachel Lang.


Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.


Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.





Nenhum comentário