[News]Confira a programação completa da IV BIS, único festival dedicado ao som no cinema

 Confira a programação completa da IV BIS, único festival dedicado ao som no cinema


Programação ocupa diferentes pontos de Goiânia e Aparecida entre os dias 23 a 29 de setembro com mostras, atividades formativas e encontros com nomes importantes da área 

O filme francês India Song (1975), de Marguerite Duras, será exibido na 

cerimônia de abertura da IV BIS


IV BIS - Bienal do Cinema Sonoro dá início a sua programação na próxima segunda-feira, 23, ocupando diferentes espaços da capital e Aparecida de Goiânia até o dia 29 de setembro. O público pode conferir a exibição gratuita de 28 filmes entre longas e curtas-metragens no Cine Ritz, no Centro, além das oficinas, palestras e masterclasses no Sesc Centro, MIS - Museu da Imagem e do Som, UEG Laranjeiras e Hotel Real Executive, em Aparecida. A cerimônia de abertura terá a exibição especial do filme francês India Song (1975), dirigido por  Marguerite Duras, no dia 23, às 19h10, no Cine Ritz. A programação completa está disponível no site do evento bis.art.br e para download através do link da bio do Instagram @biscinemasonoro.


O longa-metragem India Song integrou a seleção oficial de festivais internacionais renomados desde o seu lançamento, em 1975, até os dias atuais, como Festival de Cannes, Locarno Film Festival, Festival de Rotterdam, New York Film Festival e outros. O trabalho com som e música do filme foi profundamente analisado pela pesquisadora francesa Camille Deltombe: em India Song, a música é uma linguagem em si mesma, capaz de preencher a ausência de palavras. A música ocupa, no espaço da representação, um lugar muito particular: de fato, todos os sons ouvidos pelo espectador são relegados ao plano de fundo.


Festival dedicado a exaltar e desenvolver os aspectos sonoros do cinema contemporâneo, a BIS chega a sua 4ª edição com extensa programação que se divide entre as mostras de cinema, encontros com profissionais do som na programação do Cinemando e as atividades formativas. Para as mostras competitivas, foram selecionadas 28 produções, entre elas 7 internacionais, que serão exibidas a partir do dia 24 de setembro. 


Além das mostras competitivas, a BIS apresenta a Mostra Acessibilidade, novidade de 2024. As sessões são dedicadas a promover a inclusão e a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento para pessoas com deficiências auditivas ou surdas. Os filmes serão exibidos no dia 29 de setembro (domingo), no Cine Ritz. Outra novidade da edição é a parceria com o FestFoley - Festival Nacional de Foley, que realiza as oficinas em conjunto com a IV BIS.


Mostras competitivas

Ao todo, a IV BIS recebeu inscrições de 26 países. Os selecionados se destacaram pelo uso da linguagem sonora, incluindo aspectos narrativos, técnicos, criativos e inovadores, mas sem deixar de serem também considerados aspectos regionais, questões políticas e outras questões estéticas do filme. As 28 produções selecionadas serão exibidas de forma gratuita a partir do dia 24 de setembro, no Cine Ritz, único cinema de rua em funcionamento da cidade.


Entre os selecionados estão curtas e longas do Brasil, França, Irã, Argentina, China, Reino Unido, Venezuela e uma coprodução entre Brasil e Colômbia. A Comissão de Curadoria da IV BIS é composta por Belém de Oliveira, também diretor artístico do festival, Rafael Parrode e Marina Campos. 


Já o conselho de jurados é composto por 10 profissionais do cinema representantes de 5 associações ligadas ao audiovisual, sendo dois de cada associação. São eles: Bárbara Cunha e Juliana Vedovato, que fazem parte da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro; Arlam Júnior e Felipe Radicetti, da Associação Musimagem; André Mielnik e Thaís Olivier, que fazem parte de Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Bruno Alves e Pedro Caetano, da Associação de Profissionais de Pós-Produção de Som (A3Ps) e Livia Goulart e Yan Motta, da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual (edt.). 


Cinemando

IV BIS promove uma série de encontros com profissionais de som com o Cinemando, programação de palestras e mesas-redondas gratuitas que acontecem no Teatro Sesc Centro (Goiânia, Goiás). Não é necessário fazer inscrição prévia, mas é recomendado chegar com antecedência para garantir lugar no auditório. A programação completa do Cinemando está disponível no site 🔗bis.art.br.


Entre os convidados do Cinemando está Daniel Sasso, gerente técnico do Estúdio JLS, maior sala de mixagem 7.1 do Brasil. Ele ministra a palestra Áudio Imersivo - Conceitos e Aplicações Práticas no dia 26 de setembro, quinta-feira, às 14 horas. Daniel participou da equipe de som do projeto de realidade virtual The Line, ganhador do Leão de Veneza como melhor experiência em realidade virtual.


Além das palestras, o Cinemando apresenta mesas-redondas que abordam temas como inteligência artificial na produção audiovisual com Luiz Kruszielski (especialista em áudio na Globo TV) e Marcos Azambuja (compositor e produtor musical). 


Oficinas

Neste ano, a IV BIS anuncia a parceria com o FestFoley - Festival Nacional de Foley, evento que promove uma imersão no universo da sonoplastia no audiovisual sob direção de Thais Oliveira, professora de Cinema da UEG e coordenadora do NAUFO (Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys e Sons). As oficinas serão realizadas em conjunto com a BIS, voltadas para a formação de estudantes, profissionais e do público em geral. Para participar, é necessário realizar inscrição.


Fábio Henriques, um dos maiores nomes de mixagem do país, ministra a Oficina de Mixagem: Equalizadores e Compressores Sem Segredos. Com 30 anos de experiência no mercado fonográfico, dezenas de discos de ouro e alguns Grammy na bagagem, Fábio vivenciou o dia a dia de gerações  de métodos analógicos e digitais de produção, de fitas analógicas a streaming. Ele também ministra a masterclass Mixagem no Século XXI - Os Novos Paradigmas, no Sesc Centro.


Oficinas de som direto, foley, produção de áudio para games, audiodescrição, mixagem, além de uma oficina sobre mulheres compositoras de música de cinema no Brasil e no Centro-Oeste também integram a programação. 


O festival

Em sua 4ª edição, a Bienal do Cinema Sonoro se consolida no calendário do audiovisual como o único festival dedicado ao som no cinema. Desde a sua estreia na cidade de Goiânia, em 2017, a BIS propõe uma visão original do cinema contemporâneo, focada no desenvolvimento dos aspectos sonoros, valorização dos profissionais de som e formação da escuta do público.  É realizada pela F64 Filmes, produtora de cinema sediada em Pirenópolis, Goiás. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 08/2023 de Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo. 

-


IMAGENS: 🔗BIS 2024_Imagens imprensa


PROGRAMAÇÃO: 🔗 BIS 2024_Programação digital



IV BIS - Bienal do Cinema Sonoro

de 23 a 29 de setembro de 2024 

📍Goiânia, Goiás

@biscinemasonoro

 🔗bis.art.br


-


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

IV BIS - Bienal do Cinema Sonoro



MOSTRAS 

Local: Cine Ritz




TERÇA-FEIRA (24)

17h00 – Mostra Competitiva de Curtas 

19h10 – Cerimônia de Abertura - Mostra Internacional: "India Song". França, Ficção, 1975, 120’. Direção: Marguerite Duras


QUARTA-FEIRA (25)

17h00 – Mostra Competitiva de Curtas, seguida de debate com Olívia Hernandez, Micael Guimarães e Lucas Caminha

19h00 – Mostra Competitiva Nacional de Longas, seguida de debate com Janaína Gomes Lacerda 

21h30 – Mostra Competitiva Nacional de Longas, seguida de debate com Flora Dias, Juruna Mallon


QUINTA-FEIRA (26)

17h00 – Mostra Competitiva de Curtas, seguida de debate com Jonts Ferreira e Ricardo Reis

19h00 – Mostra Competitiva Internacional de Longas

21h30 – Mostra Competitiva Internacional de Longas


SEXTA-FEIRA (27)

17h00 – Mostra Internacional:  Lancelot du Lac. França, ficção, 1974, 85’. Direção Robert Bresson

18h40  – Mostra Competitiva Internacional de Longas

21h00 – Mostra Competitiva Nacional de Longas


SÁBADO (28)

16h00 – Mostra Competitiva Internacional de Longas, seguida de debate com Marcelo Cyro, sound designer

18h50 – Mostra Competitiva Nacional de Longas


20h30 – Mostra Competitiva Nacional de Longas


DOMINGO (29)

13h00 – Mostra Acessibilidade (curtas-metragens)

15h00 – Mostra Competitiva Internacional de Longas

16h40 – Mostra Competitiva Nacional de Longas

18h15 – Cerimônia de Encerramento

21h00 – Mostra Acessibilidade (com legenda descritiva)

-

MASTERCLASS


SEXTA-FEIRA (27)

15h00 às 17h – Mixagem no Século XXI - Os Novos Paradigmas, com Fábio Henriques

Local: Teatro Sesc Centro

-


OFICINAS


SEGUNDA-FEIRA (23)

14h00 –  As mulheres compositoras de música de cinema no Brasil e no Centro-Oeste, com Geórgia Cynara

Local: MIS - Museu da imagem e do som (Praça Cívica)


TERÇA-FEIRA (24)

14h às 17h - Oficina de som direto, com Haydson Oliveira

Local: Hotel Real Executive


QUARTA-FEIRA (25)

9h às 12h - OFICINA DE FOLEY - turma 01 com Guta Roim e Rachel Rocha

Local:Hotel Real Executive 


14h às 17h - Oficina de som direto, com Haydson Oliveira

Local: Hotel Real Executive


QUINTA-FEIRA (26)

9h às 12h - OFICINA DE FOLEY - turma 02, com Guta Roim e Rachel Rocha

Local: Hotel Real Executive 


9h às 12h - ÁUDIO PARA GAMES - com Eduardo Zolhof

Local: Teatro Sesc Centro


14h às 17h - Oficina de som direto, com Haydson Oliveira

Local: Hotel Real Executive


SEXTA-FEIRA (27)

9h - OFICINA DE AUDIODESCRIÇÃO - com Sarah Malgaço

Local: Auditório UEG Laranjeiras 


9h às 12h - OFICINA DE MIXAGEM: Equalizadores e Compressores Sem Segredos - As ferramentas mais importantes, com Fábio Henriques

Local: Teatro Sesc 


13h30 às 14h45 - OFICINA DE MIXAGEM (cont.): Equalizadores e Compressores Sem Segredos - As ferramentas mais importantes, com Fábio Henriques

Local: Teatro Sesc 

-


CINEMANDO


QUARTA-FEIRA (25)

14h - Mesa redonda: Desafios da produção audiovisual e dos profissionais de som com Rosana Stefanoni, Guta Roim, Lidiana Reis; mediação de Belém de Oliveira

Local: Teatro Sesc


QUINTA-FEIRA (26)

14h - PALESTRA - Áudio imersivo: conceitos e aplicações práticas, com Daniel Sasso

Local: Teatro Sesc (Centro)


15h30 - MESA REDONDA - Áudio para games: novas possibilidades e novos mercados, com Eduardo Zolhof, Arlam Júnior

Local: Teatro Sesc Centro


SÁBADO (28)

9h - MESA REDONDA

Inteligência Artificial na produção audiovisual: áudio e música, com Luiz Kruszielski, Marcos Azambuja; mediação de Belém de Oliveira

Local: Teatro Sesc Centro


10h30 - MESA REDONDA - Inteligência Artificial na produção audiovisual: roteiro e questões legais, com André Mielnik e Paula Vergueiro; mediação de Belém de Oliveira

Local: Teatro Sesc Centro


14h - PALESTRA - Pensando o som no roteiro, com Iana Cossoy

Local: Teatro Sesc Centro

Nenhum comentário